segunda-feira, 8 de abril de 2013

AVC MATA A DAMA DE FERRO INGLESA

EX-PREMIÊ BRITÂNICA MARGARET THATCHER MORRE AOS 87 NA INGLATERRA
DE SÃO PAULO - Folha - DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Morreu na manhã desta segunda-feira em Londres a ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher. Ela tinha 87 anos e sofreu um acidente vascular cerebral, segundo seu porta-voz, Lord Bell.
Conhecida como Dama de Ferro, ela foi a única chefe de governo britânica mulher e liderou o Reino Unido entre 1979 e 1990, o período mais longo de mandato na política britânica desde o século 19.
A rainha Elizabeth 2ª e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, lamentaram a morte. Em nota, o Palácio de Buckingham afirmou que a rainha ficou triste ao receber a notícia e mandará uma mensagem privada de condolências à família.
Cameron disse ter sabido da morte com "muita tristeza", segundo mensagem divulgada pela assessoria do governo britânico. "Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica", afirmou.
O primeiro-ministro interrompeu uma viagem à Espanha após receber a notícia da morte e está voltando para o Reino Unido. Ele deve dar uma declaração à tarde.
Thatcher deve receber um funeral com honras de Estado. O Parlamento britânico está em recesso, mas vários congressistas estão se manifestando na imprensa local e na internet.
DAMA DE FERRO Continue lendo...
Pertencente ao Partido Conservador, conseguiu a reeleição e a liderança do governo em três eleições parlamentares --1979, 1983 e 1987. Ela renunciou ao cargo em 1990 e deixou a Câmara dos Comuns (Parlamento) em 1992.
A política econômica durante seu mandato foi de desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais, sendo uma das principais defensoras do neoliberalismo.
Na política externa, atuou em forte coordenação com o presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan e fez duras críticas à antiga União Soviética, que viria a acabar em 1991.
Além disso, impulsionou as tropas britânicas que combateram contra a Argentina na Guerra das Malvinas, em 1982.
A Dama de Ferro não falava em público desde 2002, quando foi desaconselhada por médicos a se apresentar diante de grandes audiências após uma série de pequenos derrames, que deixaram como sequela confusões ocasionais e perdas de memória.
Segundo o repórter da BBC, James Landale, Thatcher passou seus últimos dias de vida no hotel Ritz de Londres porque era mais fácil para que a família e os enfermeiros pudessem cuidar dela. (Com informações de BERNARDO MELLO FRANCO, de Londres.)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...