sábado, 2 de fevereiro de 2013

GOVERNADOR E PREFEITOS DO PARAZINHO BEIJARAM A MÃO DE DILMA EM CASTANHAL

Foto (G1)
DILMA ROUSSEFF VISITA CASTANHAL PARA CERIMÔNIA DE PROGRAMA HABITACIONAL E DIZ QUE VIRÁ A BELÉM NO CÍRIO
VICTOR FURTADO  - Da Redação ORM
A presidente Dilma Rousseff visitou ontem o Pará, pela primeira vez em seu mandato, para a entrega de 1.080 imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida, no município de Castanhal. São quatro conjuntos residenciais da linha "Jardim dos Ipês", que totalizam 1.412 residências entre casas e apartamentos (332 já tinham sido entregues) e devem beneficiar 5.648 pessoas com renda familiar bruta de até R$ 1,6 mil. O investimento foi de R$ 60,22 milhões.
O governador do Pará, Simão Jatene, e prefeitos da Região Metropolitana de Belém (RMB) participaram do evento em Castanhal, que nunca havia recebido a visita de um presidente do País. Dilma anunciou informalmente outro projeto do Minha Casa em Belém e disse que virá a Belém para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
"Fico feliz em ser a primeira presidenta a vir a Castanhal para entregar casas, que sempre é algo especial. É uma responsabilidade do governo federal garantir o acesso à casa própria e cobrir de 90% a 95% do valor dos imóveis para quem tem renda familiar bruta de até R$ 1,6 mil; o programa é para a família. Também vamos construir um grande projeto, o governador Jatene já me deu um sinal positivo, que poderá ser feito em Belém porque conseguiu desapropriar um terreno grande. Também queremos construir 593 creches no Pará para que as mães possam trabalhar. E, destas, 161 já foram selecionadas para começarem a ser construídas ou estão em construção. Eu adianto: vou voltar aqui no Círio", assegurou Dilma. Continue lendo...
Em todo o Pará foram contratadas 78.937 unidades habitacionais pelo Minha Casa, sendo que 20.595 (12.209 para pessoas de baixa renda) já foram entregues e 24.384 foram concluídas, mas ainda não inauguradas. O investimento no Pará totaliza R$ 5,1 bilhões.
Dilma chegou por volta de 10h50 ao evento e falou para um público estimado entre duas mil e três mil pessoas, segundo órgãos de segurança. A presidente veio acompanhada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; do governador do Pará, Simão Jatene; de representantes da Caixa; da presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), Noêmia Jacob; do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; e do prefeito de Castanhal, Paulo Titan. Uma entrega simbólica das chaves das casas foi feita e moradores puderam chegar mais perto da presidente. Em seu discurso, Jatene ressaltou que o déficit habitacional é um desafio a ser superado.
"Estou empenhada no meu governo em ajudar os novos prefeitos do Brasil. Mas para isso peço a ajuda de todos também em fazer as inscrições do Cadastro Único para o Bolsa Família. Há 813 mil famílias inscritas no programa e que já saíram da extrema pobreza. Faltam mais 120 mil saírem para dizermos que o Brasil não tem mais famílias na pobreza extrema, que é quando a renda é de até R$ 70,00 para cada pessoa da família por mês", declarou.
Em Belém, 2.212 casas serão ofertadas
A presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), Noêmia Jacob, explicou há quatro projetos do programa Minha Casa, Minha Vida para Belém, mas que o anunciado ontem pela presidente Dilma Rousseff é o maior, na estrada do Maracacuera, em Outeiro, com capacidade de 1,7 mil unidades habitacionais.
Outros três residenciais com áreas estão com áreas desapropriadas ou doadas e com licitações concluídas. Em mais 90 dias as obras devem começar, a partir da autorização da Caixa para as obras. Ao todo serão 2.212 unidades habitacionais. A de Outeiro será no antigo terrena da Eidai.
"Dois serão no Tenoné, um de 288 unidades e outro de 96. E também um em Icoaraci com 128 imóveis, que é voltado a uma demanda específica dos moradores remanejados da área do Taboquinha. Assim que o resultado for homologado e Caixa autorizar, vamos assinar os empreendimentos e aproveitar o verão para subir essas casas. Para o ano que vem já queremos entregar. O de Outeiro, como é maior, faremos entregas parciais. Os de Castanhal ficaram ótimos", disse a presidente da Cohab.
Prefeitos são cobrados sobre creches
A presidente Dilma Rousseff cobrou dos prefeitos a construção de creches, ontem, em Castanhal. Ela assegurou que há recursos disponíveis no governo federal, inclusive para a manutenção das creches. Dilma também cobrou mais projetos de saneamento, habitação e mobilidade urbana.
O Pará recebeu um investimento total de R$ 7 bilhões para essas áreas, sendo R$ 5,1 bilhões para habitação com o Minha Casa, Minha Vida; R$ 1,4 bilhão em saneamento e água; e R$ 600 milhões para mobilidade urbana. No Pará há projetos de construção de 10 quadras e 13 estão em construção
"O Brasil alcançou hoje uma das menores taxas de desemprego da história: 4,6%. Isso é ótimo, mas podemos melhorar. Para isso precisamos de mais educação. No Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tivemos 27 mil inscrições e várias delas foram de Castanhal. Oferecemos aos estudantes 1,1 mil ônibus escolares, 203 lanchas e 9 mil bicicletas com capacete pelo programa Caminhos da Escola. Eu concluo aqui, mas deixando um aviso: eu volto", encerrou. Após a cerimônia, Dilma retornou para Brasília.
Moradores estão felizes, outros reclamam
Enquanto alguns moradores dos 332 apartamentos que já tinham sido entregues dizem estar felizes com as novas casas, outras pessoas amargam anos de espera e continuam sem saber quando receberão as chaves dos imóveis financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Muitos dos 1.080 imóveis entregues ontem permaneciam fechados, com a promessa de que até a semana que vem o problema será solucionado. Mas caso isso não aconteça já se fala em protestos e invasão. Durante o discurso do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, um grupo conseguiu passar com uma faixa pela segurança - que não havia permitido faixas ou cartazes - e a ergueu com a reclamação "Faltou casa para mim também, por quê?".
Um dos sonhos frustrados da casa própria foi o de Ana Cristina da Costa, 39 anos. Ela está inscrita há três anos no Minha Casa e achou que a presença da presidente poderia significar que a casa dela estaria mais perto de ser obtida. "Tenho quatro filhos e vivo quase só do Bolsa Família. Infelizmente vou voltar sem nada. Novamente soube que tem várias pessoas que já conseguiram sem nem esperar muito tempo", lamentou.
O prefeito de Castanhal, Paulo Titan, reforçou que completou apenas o primeiro mês de mandato e ainda há muita coisa para organizar da gestão passada. Parte do que está pendente é do Minha Casa. Ele adiantou que Castanhal tem um déficit de 10 mil habitações, mas já há planos para mais 1,5 mil unidades, além das 1.412 dos Jardins dos Ipês. "Nossa Secretaria de Habitação está investigando por que as casas ainda estão fechadas", disse.
Sonhos - "Aqui é a minha casa e a minha vida", descreveu a dona de casa Andreia Aparecida do Nascimento, 25 anos. Ela mora no Jardim dos Ipês Amarelos há três meses. Disse ter tido sorte, pois conseguiu a casa em seis meses, enquanto a irmã aguarda há mais de dois anos. "Só precisamos de água melhor, segurança, escolas e creches mais próximos para ficar melhor", disse. A dona de casa Eliete Sousa dos Santos, 56 anos já tem a casa dela nos Ipês Amarelos. Ela está morando há pouco mais de dois meses e se lembrou do período em que morava de favor com familiares e amigos. "Meus vizinhos e eu estamos muito felizes porque as casas são ótimas. Tem pessoas reclamando que os apartamentos estão ruins ou quebrando, mas são pessoas que estão fazendo reformas forçadas", garantiu. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...