quarta-feira, 10 de abril de 2013

Hoje 10 de Abril, fazem 100 dias que Alexandre Von é prefeito de Santarém


SEM CUMPRIR A PROMESSA DE CHOQUE DE GESTÃO, ALEXANDRE VON FAZ 100 DIAS DE GOVERNO 
Nesta Quarta Feira (10) de abril de 2013, o prefeito Alexandre Von completa 100 dias como prefeito de Santarém. Este período determina um marco de gestão. Conclusão das ações emergenciais na melhoria dos serviços e início na execução dos projetos a médio e longo prazo.
Em 100 dias o prefeito deve ter sua equipe definida para fazer uma avaliação minuciosa das metas emergenciais alcançadas que foram colocadas em prática, desde o 1° dia de sua gestão frente a prefeitura de Santarém. 
Vamos fazer agora uma pequena avaliação desta etapa do Governo Alexandre Von, mostrando apenas as áreas emergenciais dentro do que Von se propôs a fazer quando ganhou a prefeitura. Através de pesquisa de campo, o blog avaliou que:  
SAÚDE - VON AO PERCEBER QUE NÃO IRIA DAR CONTA DO QUE PROMETEU, DECRETOU CALAMIDADE PÚBLICA NA SAÚDE
O novo prefeito, não conseguiu nem manter o serviço, que o governo anterior havia deixado, que não era o ideal, mas funcionava. As filas aumentaram, o atendimento ficou abaixo do prometido, a falta de medicamentos e de atendimento médico, não superaram  as expectativas do povo que esperava uma ação mais efetiva de Von.
No momento há um impasse entre o Governo Von e os médicos do Hospital Municipal, pois 12 deles, estão pedindo demissão por falta de condições básicas de estrutura e pior, arrocho salarial. Ainda este mês de abril, de acordo com o que o prefeito decidir, médicos podem abandonar ou não o cargo que ocupam no HMS.
No desespero, percebendo de que a realidade era mais cruel do que ele pensava, o novo prefeito procurou o caminho mais curto para a saúde do município. 'Decretou Estado de Calamidade', por duas razões:
1_Ao perceber que não era capaz de fazer o que havia prometido na campanha eleitoral, partiu para uma solução paliativa que o garantisse lavar as mãos;
2_Para poder comprar sem licitação e tentar assim emergencialmente agir livremente, acima das leis, conforme suas idéias e interesses de seus aliados.
Von quis ter a desculpa nas mãos, para sua incapacidade de gerir a pasta mais complicada de qualquer administração pública, que por inexperiência falava na tevê em época de eleição, de maneira fácil, que iria mudar tudo e certamente para melhor, mas em 100 dias tudo está muito pior do que quando ele encontrou.
SAÚDE - VON PODE TER CRIADO UM GRAVE PROBLEMA DE INGERÊNCIA
O novo prefeito ao decretar Estado de Calamidade na saúde de Santarém, acabou atingindo em cheio o Ministro da Saúde Alexandre Padilha que é eleitor de Santarém, pois seu título eleitoral é santareno e ficou a questão: "como pode a cidade em que o Ministro da Saúde vota, estar em calamidade pública justamente na Saúde?, Qual seria a razão?"
O Ministro Alexandre Padilha é um dos mais bem avaliados do Governo Dilma Rousseff, e por ter morado em Santarém, tem muito poder para viabilizar recursos e convênios que possam melhorar e muito as condições de saúde o município, por isso brigar dessa maneira com o ministro não é conveniente para um prefeito que prometeu acabar com todos os problemas da saúde local.
Talvez a estratégia de Von fosse para que o Ministro desse mais atenção a ele, ou pode ser que o prefeito tenha mesmo criado, até por orientação do próprio partido o PSDB,  uma ingerência política já pensando nas eleições de 2014, onde o Ministro Padilha pode vir a ser o candidato do PT ao Governo de São Paulo.
O correto, seria que antes de decretar calamidade na saúde de Santarém, Von deveria ter procurado o Ministro Padilha e ter relatado tal situação, entrado em um acordo, ser político ao lidar com tal situação, coisa que não aconteceu.
No final dessa briga quem deve pagar é o povo, por decisões impensadas politicamente. 
EDUCAÇÃO - VON NÃO CONSEGUIU MANTER O QUE O PT DEIXOU
A Escola de Tempo Integral Frei Fabiano (foto acima), um sonho do povo santareno, foi dizimada pelo novo prefeito. Sem pessoas qualificadas em sua equipe para a gestão de uma escola em tempo integral, pois requer profissionais especializados nesse tipo de educação, Von resolveu acabar com esse grande avanço conquistado pelo nosso povo.
Sem explicação plausível, a Secretária atual de Educação Irene Escher, alegou haver problemas com o MEC, e logo foi desmentida pela ex-secretária de educação Lucineide Pinheiro, que afirma ter deixado tudo dentro dos padrões do Ministério da Educação.
Mesmo se houvesse algo que impedisse a escola de funcionar em horário integral, o Governo Von deveria ter lutado para manter o serviço a população, mas não foi isso que aconteceu, Von resolveu de forma autoritária simplesmente acabar com o serviço.
Outra demanda que piorou e muito, foi a merenda escolar, hoje está em péssimas condições na rede municipal. Esta semana vereadores foram até a Secretaria de Educação do Município, questionar o porque do Governo Alexandre Von, não conseguir nem manter o que o PT havia deixado, o serviço está de péssima qualidade.
Salários achatados e atrasados, Von implantou o arrocho salarial, professores reclamam que estão sem receber o salário. No planalto, devido o desmembramento de Mojuí dos Campos, desde janeiro que os professores das escolas municipais não recebem seus salários.
O dinheiro veio para os cofres da prefeitura através do Fundeb, mas o prefeito Alexandre Von somente nesta semana, após três meses de atraso, encaminhou para a Câmara Municipal os trâmites legais para serem aprovados e por fim repassado o dinheiro para a prefeitura de Mojuí, após a mídia cobrar insistentemente o pagamento dos profissionais da educação do Planalto que estavam a pão e água.
INFRAESTRUTURA - SANTARÉM PERMANECE EXATAMENTE COMO O PT DEIXOU
Ruas esburacadas, periferia inundada, remendos em asfalto na base do chiclete, tudo o que o prefeito Von criticou de maneira coerente na época da campanha, permanece exatamente igual, Santarém até o momento não teve nenhum avanço nas vias.
A única obra que o novo prefeito está executando, foi deixada paga pelo governo petista, que é o asfalto da Av Borges Leal e Marechal Rondon. Devido a correria do governo anterior no anseio da eleição, o recapeamento da Borges Leal acabou ficando para ser executado neste ano de 2013 e Alexandre Von está realizando o recapeamento, que por sinal está a contento do que esperávamos.
Sabemos que devido as chuvas a infraestrutura é um problema nacional, mas para Alexandre Von que se intitulava em sua campanha o 'BOM', ele prometia ter a solução para essas causas tão deprimentes que corroí o cidadão santareno, só que até agora não fez exatamente nada, ou fez o mesmo o que o governo anterior fazia, bem pouco. 
A grande maioria das estradas e vicinais do município estão em péssimas condições devido as fortes chuvas e muito pouco foi feito para mudar o cenário de caos que se encontram as principais vias de escoamento da produção agrícola do município.
Nada foi feito como medida emergencial para a melhoria do porto, Von pelo contrário levantou uma grande polêmica que paralisou um projeto em fase de conclusão do porto da Tecejuta, obra do governo passado, com intuito de que vai construir um novo porto. Assim nada avançou neste aspecto, tudo continua como antes em alguns casos até pior.
DESAFIOS - OBRAS PROMETIDAS PARA LONGO PRAZO - ESTÁDIO COLOSSO DO TAPAJÓS
Um desafio que já vem se arrastando há mais de dois anos, é a promessa quase esquecida da obra de conclusão do Estadio Colosso do Tapajós, desde o dia 12 de junho de 2011, que o Governo Jatene, prometeu, mas não passou de promessa e muita propaganda.
Alexandre Von incorporou essa obra em sua campanha política, com a certeza de que ela vai ser feita, as obras começaram ontem terça (9), justamente aos 99 dias de Governo Von, há um ano e dez meses de atraso do dia da promessa do Governador Simão Jatene.
Essa obra se concluída, deve marcar o Governo Alexandre Von, apesar de que ano que vem tem eleição para Governador do Pará e Von deve torcer para que Jatene se reeleja, caso contrário essa obra deve cair no esquecimento.
A promessa é que a conclusão do Colosso do Tapajós, seja antes do fim deste mandato do Governo tucano, que mantem a palavra de por fim em tudo o que começou a construir até o dia 31/12/2014. É esperar para ver. O povo santareno agradece.
DESAFIOS - OBRAS PROMETIDAS PARA LONGO PRAZO - CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES
Esta promessa é a mais complicada do Governo Alexandre Von, pois o atraso que vem desde o lançamento da obra do Estádio, mas até agora nem local definido para ser construído tem de fato, tudo está na base da propaganda enganosa.
Na propaganda do governo Jatene, Santarém já ganhou o Centro de Convenções moderno e muito imponente com capacidade para grandes plateias nos moldes do Hangar de Belém. Na verdade tudo não passa de falsa mídia, nada foi feito até agora.
A ultima informação que obtivemos esta semana, foi que o prefeito Alexandre Von está fazendo um estudo sobre o local onde a obra vai ser construída.
O povo de Santarém sonha com esse imponente Centro de Convenções, mas diante da lentidão com que a gestão do atual prefeito, tem demonstrado na execução de pequenas causas, essa que é de grande relevância pode ser o calo no sapato de Alexandre Von.
Para finalizar nossa avaliação é que nestes 100 dias no comando de Santarém, o Governo Alexandre Von, não tem nada a comemorar, tudo está muito travado e a passos de tartaruga o novo prefeito vem conduzido a sua gestão.
Reconhecemos de que só uma virada de mesa do prefeito com seu secretariado pode mudar os rumos desta administração, pois se continuar do jeito que está, certamente após estes 100 dias, não podemos mais tolerar desculpas esfarrapadas, mas cobrar de maneira incisiva as promessas e mostrar de maneira clara o porque que este governo começou totalmente perdido e enrolado.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...