segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

BLOGUEIRA CUBANA ESTÁ NO BRASIL - DEVE CONHECER A DESGRAÇA DO CAPITALISMO QUE ELA PENSA SER JUSTO

O QUE A VIAGEM DE YOANI SÁNCHEZ DIZ SOBRE O REGIME CUBANO?
Cuba tenta sinalizar para o mundo que encara seriamente suas mudanças; ainda assim, riscos persistem
Por Lílian Sobral
São Paulo – O mundo todo observa de perto a viagem de uma blogueira. Yoani Sánchez, a cubana por trás do blog Generación Y, chegou ao Brasil. Seria uma passageira como outra qualquer, não fosse o fato de ter tentado sair de Cuba cerca de 20 vezes nos cinco anos anteriores à sua entrada num avião.
A viagem de Yoani só é possível porque entrou em vigor no início deste ano uma lei que permite que cubanos (ou pelo menos a maioria deles) deixem o país sem autorização do governo. A mudança é parte de uma série de novas regras estabelecidas por Raúl Castro, que completa neste mês cinco anos como presidente do país no lugar de seu irmão, Fidel Castro.
“O governo de Cuba não criou nenhum empecilho adicional para a saída de Yoani e isso sinaliza que essas mudanças são mais condizentes e mais sérias do que os críticos diziam que eram”, analisa Denilde Oliveira Holzhacker, professora do curso de Relações Internacionais da ESPM.
Embora seja um sinal positivo, a viagem da blogueira tem que ser vista com cuidado por dois motivos, como lembra a professora.
Em primeiro lugar, a pressão internacional sobre o caso é muito grande há anos. Tanto que até o último minuto ainda existiam dúvidas sobre o sucesso da blogueira ao tentar sair do país. Mas, em geral, ainda é difícil deixar Cuba.
Segundo porque embora dê uma sinalização da vontade do país em mudar, não existe uma estabilidade garantida nessa nova fase. A qualquer momento, novas regras podem surgir no país, seja para abrir ou fechar mais as portas cubanas.
Por que Cuba quer mudar?
Cuba continua querendo o capital, e não o capitalismo. Mais ou menos como faz a China, que com um regime político fechado e forte controle social, consegue se destacar no ranking dos PIBs mundiais. Cuba, porém, não consegue o capital, e precisa fazer algo para mudar isso. (Exame.com)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...