quinta-feira, 29 de maio de 2014

ATÉ QUANDO JOAQUIM BARBOSA VAI CONSTRANGER O STF

JB e seu amuleto de sorte

Olhar da leitora

Por Jeso Carneiro em 29/5/2014 às 04:35 · Comente
Foto: Tamara Saré (*)
Olhar da leitora. Foto: Tamara Saré
Vida de várzea. Comunidade de Saracura (Santarém). Maio de 2014
* Fotógrafa profissional paraense. A foto acima faz parte do proojeto “Vida de Várzea-poética da alternância”, selecionado pela Bolsa de Criação e Experimentação Artística/2014, do IAP (Instituto de Artes do Pará)
Veja também:
Mobilidade urbana, de Margarida Dias.
Luzes do entardecer, de Demerson Mendes.
Cores da Amazônia, de Ádrio Denner.
Rio Azul, de Margarida Dias.
Alter do Chão, 180º, de Ronaldo Silva.
Participe você também dessa seção. Mande para o blog a sua fotografia. E-mail: jesocarneiro@gmail.com ou pelo Whatsapp: (93) 9141-3040.

A chegada dos navios da Companhia Ford

Por Jeso Carneiro em 29/5/2014 às 03:15 · 1 Comentário
Lake Ormoc being towed into the dock by the tugboat Santarem, Fordlandia, ca. 1930.O navio Lake Ormoc, da Companhia Ford, na Amazônia. Foto: The Henry Ford/Flickr
por Sidney Augusto Canto (*)
Sidney Augusto Canto - Blog do JesoA saga de Henry Ford na Amazônia tem alguns capítulos interessantes. Um deles diz respeito ao navio cargueiro “Lake Ormoc”, que partiu de Detroit, EUA, rumo à Amazônia em fins de julho de 1928, trazendo um carregamento de material destinado à implantação da empresa Ford no recém-adquirido terreno da empresa às margens do rio Tapajós.
Leia também:
Discos voadores em Santarém.
1924, a saúde em Santarém.
Futebol na gestão da Liga Atlética de Santarém.
Impactos da Companhia Ford em Santarém.
O “Lake Ormoc” chegou a Santarém no dia 16 de setembro do mesmo ano, trazendo à reboque uma outra embarcação, o “Lake Farge”. Os dois navios foram saudados por autoridades municipais que deram boas vindas ao comandante e demais oficiais do comboio marítimo.
O jornal “A Cidade” daquela época assim registrou a chegada dessas embarcações:
“O “Lake Ormorc” registra 1.469 toneladas, calando à prôa 15,3 pés e à popa 18 pés. Sua máquina é de 1.000 HP.
É seu comandante o capitão de longo curso sr. K. E. Prinz, que tem como imediato o sr. Nils Lorsen, radiotelegrafista o sr. R. E. Hummes, chefe de máquinas o sr. F. J. Mann, 1º piloto o sr L. H. Hoodges e 2º piloto o sr. N. F. Pearson.
O “Lake Ormoc” trouxe os primeiros técnicos que vão exercer suas atividades em Boa Vista e são eles os srs. Drs. R. D. Chatfield e S. Lossila, engenheiros civis; dr. Lawrence Fallis, médico; dr. Carl R. Bricka, engenheiro eletricista, dr. Roy G. Carr, químico; e os srs. John Rogge e E. R. Babecock, maquinistas.
Fazendo parte da comissão, veio também o ilustre jornalista, dr. Arthur M. Smith, representante e correspondente especial do grande órgão americano “Detroit News” e da agremiação jornalística de Nova York “North American Newspaper Alliance”.
Navio moderno, com excelentes acomodações, o “Lake Ormorc” oferece todo o conforto e é recomendável pelo asseio que ali se nota.
Várias pessoas tem ido visitar o belo paquete do Ford Motor, sendo recebidas carinhosamente por toda a tripulação e trazendo as melhores impressões”.
Leia Mais

Frase do dia

Por Jeso Carneiro em 29/5/2014 às 01:15 · 1 Comentário
163ª Sessão Ordinária do CNJ

“Não deve haver vitória do discurso da intolerância e do direito penal do inimigo. Se ele é meu inimigo não devo cumprir a lei”

Marcus Vinícius Coelho, presidente da OAB nacional, sobre a “”interpretação vingativa” do presidente do STF, Joaquim Barbosa, de nega o pedido da defesa do ex-ministro José Dirceu, condenado ao semiaberto, para trabalhar fora da prisão.

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