sábado, 28 de setembro de 2013

O sucesso alcançado pelas UPPs as credencia como uma política de Estado e não apenas como um programa de governo

Luiz Fernando Janot é arquiteto urbanista, professor da FAU UFRJ.

Nenhuma cidade está imune à violência. Se em épocas remotas costumava-se murar as cidades para protegê-las dos inimigos externos, nos tempos atuais as ameaças se encontram no interior da própria cidade. Garantir a segurança nos espaços públicos é um requisito indispensável para tornar o convívio na cidade mais afável e solidário. Se os contrastes sociais e econômicos não explicam a origem da violência urbana, não há dúvida de que eles, em si mesmos, expressam uma forma de violência. No Brasil, a cidadania não tem sido compartilhada igualitariamente.
Modelos excludentes de desenvolvimento urbano acentuam esses contrastes, criam guetos de pobreza e abrem espaços para abrigar organizações criminosas. É sabido que jovens bandidos não aceitam viver na pobreza e que aspiram a desfrutar, ao seu modo, dos objetos de consumo divulgados em novelas e em sedutoras campanhas publicitárias. O acesso às drogas e às armas facilitou a tarefa de obter esses produtos pela via da criminalidade.
A violência nas grandes cidades brasileiras vem induzindo os habitantes a protegerem suas residências com muros eletrificados e os edifícios com grades, câmeras e seguranças particulares. Afinado com esse comportamento, um número significativo de pessoas tem optado por morar em grandes condomínios residenciais fechados e repletos de atrativos. Por mais atraentes que sejam esses espaços privativos, eles constituem, do ponto de vista da cidade, verdadeiros enclaves urbanos delimitados por barreiras reais e simbólicas, visíveis e invisíveis.
Há que se reconhecer, no entanto, que parte do sucesso alcançado por esse tipo de empreendimento se deve à insegurança e ao abandono a que foram relegados importantes espaços públicos. A decadência do ambiente urbano tende a estabelecer um círculo vicioso em que prevalece a ordem da desordem e, com ela, diversas formas de violência. Para recuperar a urbanidade perdida, o caminho mais curto é requalificar os espaços urbanos e devolvê-los aos cidadãos em condições otimizadas de uso. Nesse processo, deve ser incentivada a ocupação diversificada dos imóveis e a sua aproximação com o espaço público, de modo a atrair mais pessoas para as ruas e torná-las, consequentemente, mais dinâmicas e seguras.
No Rio ainda há muito o que fazer nessa perspectiva de ocupação da cidade. Felizmente, no tocante às favelas, várias foram contempladas com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O sucesso alcançado por essa iniciativa, apesar dos deslizes que sugerem a necessidade de ajustes, a credencia como uma política de estado e não apenas como um programa de governo. A aproximação social entre os moradores das comunidades e dos bairros no seu entorno tende a se ampliar com a tão prometida urbanização das favelas. Assegurar a ordem em clima de paz e tranquilidade deve ser meta prioritária do poder público. Nesse sentido, não se pode ficar impassível diante da ação de predadores mascarados que agem covardemente na certeza da impunidade. Muito menos assistir ao retorno de bandos de pivetes fazendo arrastões pelas ruas sem serem importunados.
Da mesma forma, é inadmissível aceitar passivamente a presença de camelôs obstruindo as calçadas, ciclistas disputando espaço com os pedestres, motociclistas buzinando e ziguezagueando pelas ruas, flanelinhas extorquindo dinheiro de motoristas, veículos estacionados sobre as calçadas, ônibus e vans circulando tresloucadamente, vândalos destruindo e pichando o patrimônio público, cães ferozes soltos e sem mordaça, praticantes de frescobol e altinho na beira do mar e porcalhões sujando a cidade.
Enquanto cada cidadão não se conscientizar do seu papel diante dessas e de outras práticas ilegais, reagindo e cobrando atitudes do poder público, não há dúvida de que a violência praticada por uma minoria continuará interferindo no bem-estar da maioria da população. Em tempos de passeatas e reivindicações, não há como ignorar que o direito à cidadania é um bem inalienável dos regimes democráticos.

Estudo da ONG Saúde e Sustentabilidade estima que a poluição do ar tenha contribuído para a morte precoce de 17.443 pessoas no Estado de São Paulo em 2011.

Editorial Folha de SP
MORTES NADA NATURAIS 

FOLHA DE SP - 28/09
Esse número representa, de acordo com os autores do trabalho, mais que o dobro dos óbitos provocados por acidentes de trânsito (7.867) no mesmo período.
A comparação direta é algo problemática. As vítimas preferenciais da poluição são pessoas com a saúde fragilizada ou já acometidas por doenças respiratórias e cardiovasculares, que muito possivelmente teriam morte precoce mesmo se vivessem em áreas mais salubres.
Nada disso invalida, no entanto, um aspecto crucial da pesquisa: a poluição produz uma série de graves efeitos adversos que só agora começam a ser contabilizados.
Os autores do estudo estimam que, apenas na região metropolitana de São Paulo, o custo financeiro da má qualidade do ar fique entre algumas centenas de milhões e 1 bilhão de dólares por ano, dependendo da métrica utilizada.
Numa mensuração mais abstrata, que divide por todos o fardo dos infortúnios associados à poluição, cada paulistano perde 1,31 dia por ano para a sujeira no ar.
Economistas dão a esse tipo de problema o asséptico nome de externalidade, que ocorre quando o custo (ou benefício) de uma determinada atividade afeta terceiros. E o exemplo clássico de externalidade negativa é a poluição do ar.
O sujeito que a produz obtém algum benefício privatizado, como as mercadorias de sua fábrica ou o deslocamento em seu veículo particular, enquanto as consequências danosas são repartidas por toda a sociedade.
O tema levanta questões éticas e políticas. As respostas quase sempre passam pela regulação estatal, que pode se dar por proibições legais e imposição de padrões mínimos, ou, como prefere o mercado, estímulos e taxações.
A magnitude do problema, hoje provocado sobretudo por veículos, recomenda ação em todos os níveis. É preciso tanto insistir em medidas como a inspeção veicular e a fiscalização da qualidade dos combustíveis quanto favorecer a utilização do transporte coletivo e implantar alguma forma de pedágio urbano.

Leia a Coluna da Vera Magalhães, está ótima

Vera Magalhães, 39, é repórter especial da Folha em São Paulo. É jornalista de política desde 1993. Foi repórter da coluna Painel em Brasília e editora do caderno "Poder".
Embargos infringentes - O PDT ingressará na semana que vem com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) para que deputados que ingressarem no Solidariedade não possam levar tempo de TV do partido. Entre os argumentos está a suspeita de fraude na coleta de assinaturas de apoio à nova legenda. Avisado por Carlos Lupi, o Planalto acompanha a manobra, que pode afetar não apenas a sigla oposicionista de Paulinho da Força, mas também o Pros, provável destino de governistas como Cid Gomes (CE). 
Périplo - O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, esteve com Lupi ontem, no Rio. O presidente do PDT convidou o grupo de Cid a se filiar à legenda. Hoje, o governador do Ceará conversa com o Pros e, na terça-feira, define para que sigla ele e os aliados vão. 
Occupy - Marina Silva convocou cerca de cem membros da executiva da Rede para vigília em Brasília a partir de terça-feira. A ideia é que o grupo lote a plateia do TSE quando o pedido de registro do partido for votado. 
#FF - A reestreia de Dilma Rousseff no Twitter ontem, cercada de uma megaoperação de marketing, fez com que o perfil da presidente ganhasse 15 mil novos seguidores em apenas seis horas. 
Lastro - Em entrevista ao "É Notícia", da RedeTV!, que vai ao ar amanhã, Aécio Neves citou a proximidade com Armínio Fraga. Ao falar sobre risco de crise econômica em 2015, disse que, para o ex-presidente do Banco Central, a vitória do PSDB melhoraria a imagem externa do Brasil. 
Dividida - 1 Os painéis do lançamento da candidatura de Emídio de Souza à presidência do PT paulista, com fotos de lideranças do partido, excluíram o atual presidente da sigla, Edinho Silva. 
Dividida - 2 A omissão foi lida por militantes como sinal de que não haverá espaço para os dois no comando da campanha de Alexandre Padilha ao governo do Estado. 
Novos... A Prefeitura de São Paulo abriu procedimento para encerrar o contrato de concessão do serviço de inspeção veicular no município, operado pela Controlar e investigado pelo Ministério Público, e pretende lançar uma nova licitação em outubro. 
... ares - O contrato deve ser assinado em março, segundo a Secretaria do Verde. Devem ser inspecionados 1,2 milhão de carros por ano. O serviço será pago pelo município, a um custo máximo de R$ 45 por veículo. 
Choque - 1 O Ministério de Minas e Energia comunicou ao governo paulista que o leilão da usina hidrelétrica Três Irmãos, hoje operada pelo Estado, acontecerá até o fim de janeiro de 2014. 
Choque - 2 A disputa estava prevista para setembro e chegou a ser adiada para março. A antecipação foi informada ontem ao secretário de Energia paulista, José Aníbal, pelo ministro Edison Lobão. 
RSVP O PRB - convidou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para o encontro regional do partido, que acontece hoje em São Paulo. Já os petistas, que adotaram cautela na busca pelo apoio do partido para a disputa de 2014, não devem aparecer. 
Repeteco - A um ano da eleição, o governo Alckmin vai adotar um novo slogan em suas campanhas publicitárias: "É com trabalho sério que São Paulo avança". Uma variação da frase foi usada para divulgar ações na saúde. 
Na cola - O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, recomendou que o TSE acolha o pedido feito pelo PT para punir Aécio e o PSDB pela propaganda partidária tucana do primeiro semestre, acusada de promover a figura do mineiro. 
com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN - tiroteio
"O Brasil já está bolado com Dilma e ela apela para o marketing explícito. Pelo menos em algo ela acerta: seu governo é uma piada."
DE RONALDO CAIADO (GO), líder do DEM na Câmara, sobre a interação da presidente com seu perfil fake no Twitter, a 'Dilma Bolada', ontem. 
contraponto - Nação sulista
Durante sabatina do novo embaixador brasileiro no Paraguai, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) destacou a cooperação que seu Estado, Paraná e Rio Grande do Sul mantêm com o país vizinho.
--Esses três países podem contribuir muito nessa tarefa de propiciar ao Paraguai uma ascensão ao desenvolvimento --disse, se referindo aos Estados do Sul do país.
A gaúcha Ana Amélia (PP), que presidia a sessão, aproveitou o ato falho e reforçou:
--O senhor fala que são três os países amigos dada a relevância que os Estados do Sul têm nessa relação, né?

VEREADOR DENUNCIA VICE GOVERNADOR FARRISTA DO DINHEIRO DO POVO

VICE-GOVERNADOR DO PARÁ ACUSADO DE GASTOS ABUSIVOS EM VIAGENS
Vereador Nicolau do Povo denuncia abusos praticados pelo vice-governador Helenilson Pontes
As constantes viagens do vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, a Santarém e municípios da região nos últimos meses viraram alvo de críticas de autoridades locais e da população. Recentemente, o vice-Governador esteve em alguns municípios do Oeste do Pará, onde entregou viaturas policiais e anunciou investimentos em outras áreas.
Para alguns vereadores de Santarém, os gastos excessivos do vice-Governador em viagens pela região devem ser investigados pelo Ministério Público. Os parlamentares acreditam que o dinheiro usado em tantas viagens deveria ser investido em outras áreas de interesse da população, como na saúde pública e na infraestrutura.
Inconformado com a questão, o vereador Nicolau do Povo (PP) acredita que o descaso do governo do Estado para com o município de Santarém está ficando escancarado cada vez mais. Continue lendo...

PARAZINHO LEVADO DA BRECA - CELPA BRIGA COM A COSANPA

NO PARAZINHO CELPA CORTA A LUZ DA COSANPA
Parece coisa de filme de humor, as duas piores prestadoras de serviço a população do Pará estão brigando. Por falta de pagamento a Celpa cortou esta semana a energia das estações da Cosanpa de Nova Timboteua de Traquateua, no Parazinho.
A Cosanpa diz que foi abusivo o corte por parte da Celpa, pois os talões estavam dentro do prazo de pagamento, a confusão está formada, os serviços das duas empresas não podem ser interrompidos por se tratarem de serviços essenciais, mas ninguém respeita ninguém, principalmente o consumidor.
A Celpa é uma bagunça vive interrompendo o serviço sem dar nenhuma explicação ao cidadão, já a Cosanpa é um sucatão sem solução, as duas disputam um campeonato sem fim de piores serviços ao consumidor do norte do Brasil.
Foi apurado que os municípios de Traquateua e Nova Timboteua possuem somente as contas de agosto em aberto, os valores são R$ 2.786,96 e R$ 2.389,72, mas a Celpa passou o alicate nos dois municípios sem reaviso de cobrança programado para o dia 27/09.
Resumindo, duas empresas esculhambadas, sem comando só poderia dar nisso, esperar o que da Celpa e da Cosanpa? 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

GORDINHA DOIDA POR SEXO, MATOU SEUS DOIS FILHINHOS PARA CAIR NA PUTARIA

MULHER MATA SEUS DOIS BEBÊS RECÉM-NASCIDOS PARA IR A CLUBE DE SWING
Pai da acusada encontrou os cadáveres dos netos e ligou imediatamente para a polícia.
Uma ninfomaníaca alemã está sendo acusada de matar seus dois filhos recém-nascidos para que pudesse ir a um clube de swing. Ela foi presa depois que os corpos dos bebês foram encontrados por seu pai. 
Steffie Koppers, de 24 anos, se gabava no Facebook pelas visitas que fazia ao clube, chamado Swingerclub Kali. “Estamos em três simpáticas senhoras, mas queremos homens e não tem nenhum aqui”, dizia na rede social. 
A polícia acredita que Koppers tenha engravidado dos filhos no próprio local. Ela morava em uma fazenda com seu pai. 
Um dos filhos teria sido morto em novembro do ano passado, e já teria sido reduzido a um esqueleto ao ser encontrado. O outro estava embrulhado em uma folha. 
O pai de Koppers telefonou para a polícia imediatamente após encontrar os cadáveres. Ele comentou que a filha admitiu o que aconteceu, mas não foi capaz de dizer o motivo para a ação. Mesmo assim, autoridades garantem que ela estava viciada em ir ao clube, e não queria que os bebês a incomodassem. (Fonte: Daily Mail)

CÍRIO DA NAZINHA PROMOVE MATANÇA DE PASSARINHOS NA BASE DO FOGUETÓRIO - SEMMA RESTRINGE FOGOS

ESPETÁCULO TRADICIONAL NO ENCERRAMENTO DO CÍRIO DEVE CUMPRIR RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS
A tradicional queima de fogos do encerramento do Círio 2013 foi liberada, ontem, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com a condição de que a diretoria da Festa de Nazaré cumpra algumas exigências listadas no licenciamento.
O documento foi emitido por determinação do Ministério Público do Estado (MPE), que investiga se existe relação entre a atividade pirotécnica e a morte de pássaros. Para evitar prejuízos ao meio ambiente, a Licença Especial de Fonte Sonora (Lefs) estabelece regras em relação à composição química e ao descarte do material utilizado. Uma reunião que será agendada até a próxima semana colocará em discussão os itens indicados pela Semma entre a secretaria, os coordenadores da festividade, o Ibama e o Corpo de Bombeiros, que será o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento das condicionantes.
O resultado do laudo de composição química dos fogos de artifícios foi divulgado na manhã de ontem. A conclusão apresentada pelo secretário municipal de Meio Ambiente Cláudio Alves é de que os fogos usados deverão ter padrão de cores de baixa energia, nas faixas de coloração entre laranja ao vermelho. "Essa categoria emite menos calor e brilho, sendo menos ofuscante que as faixas entre azul e violeta", explicou. Com o mesmo objetivo, a licença recomenda a utilização de compostos com menores quantidades das substâncias químicas bário e antimônio. Além disso, a secretaria pede a substituição gradativa das substâncias inorgânicas dos fogos por material orgânico, para diminuir a produção de fumaça e a dispersão de partículas, preservando as aves e plantas ao redor.
O último ponto a ser observado é o tratamento dos resíduos sólidos da festa de encerramento. "A diretoria da festa precisa providenciar o armazenamento e descarte dos materiais pirotécnicos vencidos e/ou danificados até 15 dias após o evento", detalhou. É o primeiro ano que a secretaria emite o licenciamento e o titular da Semma reforça a importância das exigências. "As alterações foram pensadas para minimizar o impacto ambiental, sem quebrar a tradição da festa. Para que o evento ocorra com segurança, é fundamental que todas as condicionantes sejam cumpridas e elas estão incluídas no alvará dos bombeiros", acrescentou. (Amazônia – ORM)

RENAN QUER A DEVOLUÇÃO DOS SUPER-SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO SENADO

RENAN DIZ QUE SERVIDORES TERÃO DE DEVOLVER EXCEDENTE DE SALÁRIO
Karine Melo - Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta (26) que vai cumprir o que determina a lei para a devolução do excedente salarial recebido por 464 servidores da Casa com salários superiores ao teto constitucional, fixado em R$ 28.059,29. Segundo o TCU, foram pagos mais de R$ 300 milhões a esses servidores nos últimos cinco anos, em valores não corrigidos.
Ontem (25), além da interrupção do pagamento dos vencimentos que ultrapassam o teto, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) deu prazo de 30 dias para o Senado devolver o valor extra. “De pronto, vamos implementar a decisão e cobrar [dos servidores] aquilo que foi pago a mais”, disse Renan.
A assessoria da Presidência do Senado explicou que o desconto no salário dos servidores será feito a partir da próxima folha de pagamento. Conforme previsto na Lei 8.112, será de 10% ao mês até que o excedente seja totalmente ressarcido aos cofres públicos.
Depois de se reunir hoje com Renan, o presidente do TCU, Augusto Nardes, considerou corajosa e republicana a decisão tomada pelo plenário do tribunal. Segundo o ministro, os salários superiores ao teto na administração pública são injustos pelo fato de a realidade nacional ser de salários baixos. “Isso é inaceitável e vinha acontecendo já há muito tempo”, disse.
Questionado sobre a demora do TCU em analisar a auditoria feita em 2009, Augusto Nardes disse que assumiu este ano a presidência do tribunal com o compromisso de dar prioridade à votação de temas impactantes e que tratam da melhoria da governança no Brasil.
No dia 14 de agosto, o TCU também determinou que a Câmara dos Deputados interrompa o pagamento dos salários de servidores que recebem acima do teto. Diferentemente do que foi determinado para os servidores do Senado, na Câmara, os ministros decidiram que os servidores não terão que devolver os valores recebidos a mais. A auditoria identificou na folha de pagamentos da Câmara um total de 1,1 mil funcionários com remunerações acima do teto legal.
“Essa [decisão diferente no Senado] foi uma mudança de plenário. Mas poderá o Ministério Público entrar com recurso e essa questão será resolvida mais para frente para igualar a decisão da Câmara com a do Senado”,  disse Nardes.
Em nota divulgada hoje, o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) informou que vai recorrer da decisão. “Se há algum erro, ele foi cometido exclusivamente pela administração pública, não tendo os servidores poder de gerência sobre a situação. Servidor público quando é aprovado em concurso público ou quando ocupa cargos ou funções comissionadas não negocia com a administração a respectiva remuneração”, diz um trecho do documento. (Edição: Carolina Pimentel)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CUIDADO! "VIÚVA BRANCA" ESTÁ NAS RUAS E PODE EXPLODIR TUDO A QUALQUER MOMENTO

INTERPOL EMITE ALERTA SOBRE "VIÚVA BRANCA", PROCURADA NO QUÊNIA
Portal Terra
A Interpol emitiu nesta quinta-feira (26) um alerta de busca internacional para Samantha Lewthwaite, cidadã britânica conhecida como "Viúva Branca", sem mencionar suspeitas de seu envolvimento no ataque a um shopping center em Nairóbi.
O anúncio da Interpol, chamado "alerta vermelho", diz que Lewthwaite, 29, é procurada pelo Quênia por acusações de posse de explosivos e conspiração para cometer um crime em dezembro de 2011.
Lewthwaite, que também acredita-se usar o nome 'Natalie Webb', é viúva de Germaine Lindsay, um dos homem-bomba islâmicos que atacaram o transporte público de Londres em 2005, e suspeita-se que tenha deixado a Grã-Bretanha há muitos anos.
O ministro do Interior da África do Sul, Naledi Pandor, disse em uma coletiva de imprensa em Pretória nesta quinta-feira que Lewthwaite entrou na África do Sul em julho de 2008 com um passaporte ilegal que foi usado pela última vez em fevereiro de 2011. (Uol)

NARIGÃO CRESCEU NA TESTA DO CHINESINHO, MAS MÉDICOS VÃO ARRANCAR E BREIAR NO LOCAL

MÉDICOS CHINESES IMPLANTAM NARIZ NA TESTA DE UM PACIENTE
O procedimento começou há nove meses e teve como base parte da cartilagem de uma costela. Os médicos dizem que o nariz será transplantado para o lugar certo em breve.
Cientistas chineses conseguiram criar um nariz artificial para transplantá-lo em um paciente. A novidade é o lugar onde o órgão foi criado.
Foi na testa do paciente de 22 anos, que sofreu um acidente de carro no ano passado. O procedimento começou há nove meses e teve como base parte da cartilagem de uma costela. Os médicos dizem que o nariz será transplantado para o lugar certo em breve. (Rede Globo – Jornal Nacional)

CASO FRIBOI - VIÚVA DEVE CONFESSAR QUE MANDOU MATAR EX-MARIDO

EX-MULHER DE EXECUTIVO DA FRIBOI PODE CONFESSAR CRIME
Mônica Reolom, Agência Estado

O advogado de Giselma Carmem Campos Magalhães, acusada de mandar matar o ex-marido e diretor-executivo da Friboi em 2008, afirmou nesta quinta-feira, 26, que houve uma reviravolta no julgamento e que a Defesa ficou agora de “mãos atadas”. Segundo Ademar Gomes, o irmão da Giselma, Kairon Vaufer Alves, que também é réu no processo, vai confessar sob juízo que ela é a mandante do crime. Até então, Kairon havia apenas confessado à polícia a participação da irmã, o que não tem valor jurídico. O vídeo com a confissão ao delegado Rodolpho Chiarelli Jr – que depôs como testemunha de acusação – foi exibido aos jurados na manhã desta quinta. “Até então, Kairon dizia que tinha feito aquele vídeo coagido, torturado. Então a tese de defesa de Kairon era tentar desqualificar o vídeo. (Com a confissão), cai por terra a defesa de Kairon e, por sua vez, de Giselma também”, disse Ademar. Há a possibilidade de Giselma confessar o crime. “Vou conversar com ela e deixar que ela decida o que fazer. Se ela entender que tem culpa e confessar, é um atenuante. Se não confessar, a nossa tese é da negação de autoria.” Os interrogatórios do réus estão previstos para a tarde desta quinta-feira. (AE)

VEREADOR DEPOIS DE FALAR MERDA NA TRIBUNA DA CÂMARA SE ARREPENDE E CHORA

APÓS ACUSAR BLOGUEIROS DE SANTARÉM DE PROPINEIROS, VEREADOR GERLANDE CASTRO ENVIOU NOTA CHOROSA AO BLOG DO XAROPE
Eu, Gerlande Castro, brasileiro, casado, vereador do município de Santarém (PA), em respeito aos princípios da opinião verdadeira, venho publicamente, através desta nota, retratar-me com todos os profissionais de imprensa, principalmente com os blogueiros santarenos, que fazem um trabalho sério e honesto, pelas palavras proferidas por mim na Tribuna da Câmara dos Vereadores, durante a sessão da última quarta-feira (25), quando, de maneira generalizada, atingi a todos os bons profissionais que exercem com dignidade e ética sua profissão. Em momento algum foi minha intenção macular a imagem dessa classe, sobretudo daqueles que nos acompanham diariamente nos trabalhos legislativos. Meu comentário deveria ter sido direcionado a uma única pessoa, a qual me fez perder o controle emocional e me motivou a me pronunciar de maneira equivocada, afetando a todos os membros da imprensa, em especial, os blogueiros por quem tenho respeito e admiração. A humildade é uma das minhas virtudes. Reconheço o meu erro e, portanto, peço em público, desculpas pelos termos utilizados em meu pronunciamento. Repito: fui motivado emocionalmente a proferir tais palavras. Nos últimos dias tenho sido vítima de ataques gratuitos por parte de pessoas que usam da chantagem e da extorsão para aferir vantagem e denegrir minha imagem de homem público.
Essa pessoa me ataca com falácias, expressões pornográficas e de baixo calão. Tal comportamento estimulou a baixaria que agora me afeta pessoalmente e também profissionalmente, desrespeitando a minha família e os 2.376 eleitores que acreditaram no meu trabalho. Esclareço, novamente, que minha intenção jamais foi difamar ou denegrir a reputação dos profissionais de imprensa. Reitero minhas sinceras desculpas pelo equívoco e quaisquer transtornos, porventura, causados à classe.

Gerlande Castro - Vereador pelo PSD

REVISTA BRITÂNICA SACANEIA BRASIL EXPLODINDO O CRISTO REDENTOR DO RJ

REVISTA PÕE CRISTO CAINDO NA CAPA E INSINUA FIM DO CRESCIMENTO DA ECONOMIA

A revista britânica "The Economist" voltou a estampar o Brasil na capa de sua edição para a América Latina e a Ásia. Com uma manipulação digital que mostra o Cristo Redentor afundando após um voo, a revista questiona: "Será que o Brasil estragou tudo?".
  • Capa da revista "The Economist" que será publicada nesta semana
  • Capa da mesma revista em matéria de novembro de 2009
A reportagem especial sobre o país ainda não foi divulgada. O texto, que deve ter 14 páginas, terá um debate com a correspondente Helen Joyce.
Em seu site, a "Economist" afirma que, desde 2011, o crescimento econômico do país está estagnado.
A revista cita os protestos de junho, e se pergunta se a presidente Dilma Rousseff vai conseguir recolocar o país nos eixos. Além disso, pergunta se a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos vão ajudar a recuperação do Brasil ou simplesmente trazer mais dívidas.

Brasil já foi a "bola da vez"

Em 2009, a mesma revista publicou uma capa especial sobre o Brasil. A imagem do Cristo Redentor voandosimbolizou um momento de amadurecimento da economia do país.
A "The Economist" disse na época que o Brasil era "a maior história de sucesso na América Latina".
A revista afirmava que o país deixava de ser uma promessa e começava a dar resultados, mas advertia que um dos riscos era  o excesso de confiança.
Em 2009, a "Economist" citou as descobertas de petróleo no pré-sal (águas profundas no litoral) e as exportações para países asiáticos como elementos que iriam estimular ainda mais o crescimento da economia brasileira nos próximos anos.
A previsão era que o Brasil seria a 5ª maior economia do mundo em 2015. (Uol)

Não passa na cabeça dessa gente que ninguém suporta lambança politiqueira?

DESLIGUEM OS RÁDIOS, NINGUÉM MERECE ISSO... Acordar de manhã e ligar a rádio, zapear a sintonia dos veículos de Santarém e ouvir o governador Jatane falando com uma voz cavernosa, contando vantagem sobre seus feitos que a gente sabe que são tristes em relação aos índices sociais no estado - aliás, o Pará nunca teve tão vergonhosos índices sociais em toda a sua história como tem hoje na administração Simão Jatene e Helenilson Pontes - segurança, saúde e educação é uma desgraceira só... putitanga! Sem opção e não suportando tanta lambança, desligamos o rádio.

MINISTÉRIO PÚBLICO BOTA QUENTE CONTRA NEPOTISMO NO HEMOPA

MP ACUSA HEMOPA DE NEPOTISMO
A Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa de Belém ajuizou ontem ação de improbidade administrativa denunciando nepotismo na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).
O inquérito civil instaurado pelo promotor Firmino Araújo de Matos constatou que a presidente da fundação firmou contrato temporário com a filha da diretora técnica do órgão, situação que contraria a Súmula Vinculante n. 13, do Supremo Tribunal Federal (STF) que caracteriza o nepotismo.
Na ação, Firmino lembra que “a Súmula Vinculante n. 13 foi editada em 2008, estando em vigor, portanto, há cinco anos, sendo hoje plenamente conhecida até no mais longínquo município de nosso país, não sendo admissível, pois, qualquer eventual alegação de desconhecimento de seu conteúdo por nenhum cidadão brasileiro medianamente informado”.
Larrissa Mayara Neves protocolou denúncia na promotoria em maio passado denunciando a presidente do Hemopa, Luciana Maradei Pereira; e Maria do Socorro Ribeiro Ferreira e Ferreira, diretora técnica do órgão, por nepotismo. Continue lendo...

No balcão cartorial do Estado brasileiro, registrar partidos é um negócio tão lucrativo quanto fundar sindicatos ou igrejas

Demétrio Magnoli é doutor em Geografia Humana, Autor e co-autor de diversas obras, também é colunista de diversos periódicos, como a Revista Época, Estadão, O Globo e a Folha de S. Paulo.
“Coloque o dedo na ferida: sem as assinaturas é uma esperança vã, impossível de frutificar”. A frase, do ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral, equivale a uma potencial sentença de morte para a Rede, a “vã” esperança partidária de Marina Silva. Marco Aurélio tem razão quando põe o dedo na “ferida” jurídico-administrativa, mas a “ferida” política está em outro lugar: na democracia brasileira não existe liberdade partidária. Por que eu, meu vizinho e um grupo de amigos não podemos decidir, hoje, fundar um partido e vê-lo, amanhã, reconhecido mediante a simples apresentação de um estatuto? Isso é liberdade partidária — algo que não temos pois a elite política decidiu, em seu proveito, estatizar os partidos políticos.
A Constituição de 1988 consagrou a estatização dos partidos, refletindo um consenso de nossa elite política. Os partidos oficiais adquiriram o curioso direito de avançar sobre o bolso de todos os cidadãos, extraindo-lhes compulsoriamente os recursos que financiam o Fundo Partidário e as propagandas partidária e eleitoral nos meios eletrônicos de comunicação. Em 2012, as dotações do orçamento federal para o Fundo Partidário somaram R$ 286,2 milhões. Nós todos pagamos R$ 850 milhões, em 2010, sob a forma de compensações fiscais às emissoras de tevê e rádio, pela transmissão dos horários cinicamente rotulados como “gratuitos” e utilizados pelos partidos. O projeto do PT de reforma política, que almeja introduzir o financiameno público de campanha, tem a finalidade de expandir ainda mais a transferência de recursos da sociedade para os políticos profissionais. Continue lendo...

FARMACÊUTICO PODE PRESCREVER MEDICAMENTO QUE NÃO NECESSITA DE RECEITA MÉDICA

FARMACÊUTICO PODERÁ PRESCREVER REMÉDIO QUE NÃO EXIGE RECEITA MÉDICA; CFM VAI RECORRER
Aline Valcarenghi - Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou resolução hoje (25) que permite ao profissional prescrever medicamentos que não necessitam de receita médica, como analgésicos e antitérmicos. De acordo com o conselho, a regulamentação será publicada amanhã (26). O farmacêutico poderá dar uma receita ao paciente orientando-o sobre qual remédio deve usar, a partir dos sintomas relatados, como febre, dor de cabeça e cólica. O Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou que vai questionar a medida na Justiça.
"Prescrever, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional", diz a resolução publicada hoje. Segundo Walter Jorge João, presidente do CFF, a medida é um avanço para a população, que em vez de ir comprar o medicamento sem nenhuma orientação vai contar com a ajuda de um profissional, que também será responsabilizado pelas consequências de uma prescrição inadequada.
A resolução publicada hoje reforça o papel do farmacêutico nos cuidados à saúde do paciente, determinando que é função desse profissional participar de discussões de casos clínicos “de forma integrada com os demais membros da equipe de saúde” e analisar a prescrição de medicamentos nos aspectos legais e técnicos. A regulamentação, que será divulgada amanhã, prevê ainda que o farmacêutico poderá renovar a receita médica para pacientes da rede pública em situações específicas, como aqueles com doenças crônicas que precisam de medicação de uso contínuo. Esse dispositivo dependerá de regras e normas definidas pelo Ministério da Saúde. Continue lendo...

TCU PÕE MORAL E MANDA CORTAR O SALÁRIO DOS 'BEM PAGOS' NO SENADO FEDERAL

SENADO: TCU MANDA SUSPENDER SALÁRIOS ACIMA DO TETO E DEVOLUÇÃO DE VALORES PAGOS A MAIS
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta (25) que o Senado interrompa o pagamento de salários acima do teto constitucional (R$ 28.059,29) e que servidores que ganham além desse valor devolvam as quantias recebidas a mais nos últimos cinco anos. Os servidores ainda podem recorrer da decisão no próprio TCU e, posteriormente, no Supremo Tribunal Federal (STF).
A auditoria do tribunal identificou 464 servidores com salários acima do teto (superior ao de um ministro do STF) no Senado. Segundo o presidente do Tribunal, ministro Augusto Nardes, terão que ser devolvidos R$ 200 milhões relativos aos valores pagos a mais nos últimos cinco anos.
“O Brasil precisava fazer isso há muito tempo. Não podemos continuar com salários diferenciados, pessoas ganhando salários de marajás e pessoas recebendo salário mínimo”, disse. Nardes informou que hoje (26) levará a decisão para o presidente do Senado, Renan Calheiros.
O relator da matéria, ministro Raimundo Carreiro, defendeu que os valores a mais foram recebidos de boa-fé, portanto, não precisariam ser devolvidos. No entanto, a maioria dos ministros acompanhou o posicionamento do ministro Walton Alencar, que argumentou que os recursos teriam que ser devolvidos aos cofres públicos porque os pagamentos foram irregulares.
No dia 14 de agosto, o TCU determinou que a Câmara dos Deputados interrompa o pagamento dos salários dos servidores que recebem acima do teto. No entanto, os ministros determinaram que os servidores não teriam que devolver os valores recebidos a mais. Uma auditoria identificou na folha de pagamentos da Câmara um total de 1,1 mil funcionários com remunerações a mais.

Segundo Nardes, a estimativa de economia com os salários que deixarão de ser pagos na Câmara e no Senado é R$ 3,3 bilhões em cinco anos. (Edição: Aécio Amado)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ROUBALHEIRA ESCANCARADA EM TUCURUÍ NO PARÁ - PREFEITO SURRUPIOU A VERBA DO FUNDEB

PREFEITO TERÁ QUE DEVOLVER MAIS DE R$ 15 MILHÕES
Após uma análise da gestão municipal em Tucuruí, os conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social Sobre a Execução dos Recursos do Fundeb, aprovaram por unanimidade a rejeição da prestação de contas apresentadas pelo prefeito Sancler Ferreira (PPS), em função das irregularidades comprovadas com a destinação e a utilização das verbas do Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do governo federal.
O gestor será obrigado a devolver em caráter de urgência aos cofres públicos do governo federal o montante da diferença não repassada aos profissionais do magistério em 2012, no total de R$ 4.463.078,68. Outra decisão tomada pelos membros do conselho foi em função da não apresentação dos comprovantes dos valores recolhidos dos funcionários e da parte patronal ao INSS. Por essa irregularidade, o prefeito será obrigado a devolver também aos cofres da municipalidade e do governo federal os valores de R$ 10.536.629,59 desviados do bolso do contribuinte.
Segundo o presidente do Conselho, Nerivaldo Lopes de Oliveira, desde junho de 2013 os conselheiros foram a favor da desaprovação das contas apresentadas pelo gestor, depois da comprovação do desvio dos recursos federais do Fundeb, além do não cumprimento com as transferências dos valores ao INSS e da farra com o dinheiro público nas reformas inacabáveis dos prédios das escolas.
ENTENDA O CASO
Consta no relatório que a irregularidade mais gritante diz respeito ao total do montante mínimo para o pagamento dos profissionais do magistério, repassados pelo governo federal, de R$ 33.902.812,99, de onde Sancler empregou apenas os valores de R$ 29.439.734,31, sendo desviado do Fundeb, portanto, o valor de R$ 4.463.078,68.
Além disso, Sancler deixou de comprovar o recolhimento dos valores descontados dos funcionários e de obrigação da prefeitura ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Com isso, os conselheiros também denunciaram o desvio de R$ 10.573.629,59 dos cofres da prefeitura, já que Sancler recolheu na fonte a folha de pagamento dos funcionários e não repassou nenhuma parcela destes valores ao INSS.
No mesmo relatório, os conselheiros denunciam que, em função dos péssimos serviços prestados pelas embarcações contratadas pela prefeitura para o transporte  dos alunos, deram parecer contrário ao pagamento destes serviços, que, segundo eles, colocam em risco a vida dos alunos, além dos valores estarem superfaturados.
Também foram denunciadas as inúmeras obras de reforma e ampliação das escolas municipais em 2012, que não observaram ou atenderam a nenhum critério estabelecido para medições e pagamentos dos serviços, e tão pouco foi realizada a apresentação das planilhas de prestações de contas aos conselheiros do Fundeb, sendo comprovados os pagamentos de serviços inexistentes no local da obra.

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com o prefeito Sancler Ferreira. (Diário do Pará)

Leia a Coluna da Vera Magalhães, está ótima

Vera Magalhães, 39, é repórter especial da Folha em São Paulo. É jornalista de política desde 1993. Foi repórter da coluna Painel em Brasília e editora do caderno "Poder".
Folga de caixa -  Integrantes do governo afirmam que a Petrobras recebeu propostas de adiantamento do valor que teria que desembolsar para ampliar sua fatia no leilão do campo de Libra, em outubro. Pela lei, a estatal tem assegurados 30% de participação, mas quer ficar com 40% e, assim, ser a principal acionista do consórcio que vai explorar a área. Com o dinheiro, a estatal, que está com problema de caixa, deixaria de gastar R$ 1,5 bilhão, que equivale aos dez pontos percentuais de diferença. 
Novos... As primeiras entrevistas do procurador-geral, Rodrigo Janot, foram lidas por advogados do mensalão como uma guinada em relação à gestão de Roberto Gurgel. Além das críticas administrativas feitas ao antecessor, Janot não defendeu com ênfase o "mérito" da denúncia, notaram os criminalistas. 
... ventos - Gurgel tinha encampado a linha de Antonio Fernando, que concebeu a tese da quadrilha chefiada por José Dirceu que agora pode cair no julgamento dos embargos infringentes. 
Tour - Os ministros Gastão Vieira (Turismo) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) começam em outubro uma série de visitas a parques nacionais. Estudo do Fórum Econômico Mundial aponta o Brasil como país número 1 em riquezas naturais, mas os parques brasileiros recebem só 6 milhões de turistas ao ano. 
Currículo - O presidente do Cade, Vinicius Carvalho, que comanda as investigações de cartel em contratos de metrô paulista, foi chefe de gabinete do deputado estadual Simão Pedro, em 2003. O parlamentar apresentou denúncias do setor ao Ministério Público sete anos depois.  
Fogo brando - A direção do PP altera hoje a estrutura do partido em São Paulo para reduzir o poder de Paulo Maluf. Ele passará a chefiar uma comissão provisória da sigla, mas suas decisões precisarão ser aprovadas pelo presidente nacional, Ciro Nogueira. 
Nas... A Rede escalou artistas em uma campanha na internet para dar publicidade às barreiras enfrentadas na obtenção de seu registro. O ator Marcos Palmeira gravou mensagem em que diz que o partido é prejudicado por um "procedimento precário de conferência de assinaturas". 
... estrelas Adriana Calcanhotto também protagoniza um vídeo e conta que sua própria ficha de apoio foi rejeitada pela Justiça Eleitoral. 
É pró Ideli Salvatti - (Relações Institucionais) recomendou de forma entusiasmada a candidatos do PT aos governos estaduais que procurem os responsáveis pelo Pros, partido que obteve ontem seu registro. A nova legenda é considerada simpática aos petistas. 
Non grata - Cid Gomes já havia reclamado anteontem com Eduardo Campos sobre as notícias de que o PSB estaria oferecendo legenda para Luizianne Lins (PT) disputar a eleição no Ceará. "Eu disse a ele: se desejam que eu saia, basta serem francos." 
Banho-maria - Rui Falcão, presidente do PT, telefonou para dirigentes do partido nos Estados comandados pelo PSB e os orientou a não romper com a sigla de Campos. No Piauí, por exemplo, os petistas estavam dispostos a se afastar do governador Wilson Martins (PSB). 
Temporada - O PSD-SP filiou o pastor Samuel Ferreira, líder da segunda maior ala da Assembleia de Deus. 
Massa - O PT vai mobilizar entidades como MST e CUT para uma campanha de rua a favor do plebiscito da reforma política. A ideia é reforçar a coleta de assinaturas do projeto a partir de novembro e apresentar a proposta ao Congresso em fevereiro. 
com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIANtiroteio
"A nota do PT repisa a velha cantilena do nós contra eles'. Acontece que nós e a sociedade brasileira estamos em outra."
● DO LÍDER DO PSB NA CÂMARA, BETO ALBUQUERQUE (RS), sobre o texto do PT acerca da decisão do PSB de entregar os cargos no governo Dilma Rousseff. 
contraponto - Fator RH
O novo secretário de Saúde de São Paulo, David Uip, visitou no início da semana o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, onde se encontrou com o prefeito Acir Filó (PSDB) e o chefe da pasta de Saúde da cidade, Luiz Nascimento. Orgulhoso, Nascimento contou a Uip que chegou ao primeiro escalão da prefeitura depois de trabalhar por 25 anos como médico no município.
No cargo há 20 dias, Uip respondeu que esteve no serviço público por 37 anos. Depois, brincou com o prefeito:
--Tenho muita experiência! Se você me nomear, venho imediatamente para cá!

Tenho horror ao excesso de poder de que gozam as corporações no Brasil, mas me parece óbvio que elas têm o direito de reclamar.

Hélio Schwartsman, é articulista do jornal Folha de São Paulo. Bacharel em filosofia, publicou "Aquilae Titicans - O Segredo de Avicena - Uma Aventura no Afeganistão" em 2001. Escreve para a Folha Online.
Deu na "Ilustrada" que psiquiatras, enfermeiros, advogados e laboratórios já reclamaram da novela "Amor à Vida". Eles se queixam desde procedimentos que julgam mal indicados até a conduta ética de personagens, passando por frases tidas por preconceituosas contra uma categoria profissional.
Tenho horror ao excesso de poder de que gozam as corporações no Brasil, mas me parece óbvio que elas têm o direito de reclamar. A liberdade de expressão, afinal, vale para todos. Daí não decorre que o responsável pelo folhetim precise atendê-las. A qualidade de autor lhe dá o direito de fazer o que bem entender.
A pergunta que se impõe é se os lamentos têm base. Embora não haja muita dúvida de que uma informação errada, mesmo numa peça literária, possa causar estragos, não me parece que as pessoas confundam ficção com realidade muito amiúde. Há, por certo, casos quase patológicos, como os dos que pregam a inerrância de textos religiosos, mas a maioria dos humanos diferencia sem dificuldades narrativas inventadas de relatos supostamente factuais.
Se há algo surpreendente aqui é que nos interessemos por histórias que sabemos ser totalmente fantasiosas. Por que perdemos tempo com invencionices? E não falamos aqui só de aficionados por romances. Narrativas literárias na vertente oral ou escrita são um universal humano.
Os psicólogos evolutivos John Tooby e Leda Cosmides acreditam que a ficção é útil e adaptativa porque coloca o cérebro em modo de treinamento, preparando-o para lidar com situações complexas que possam aparecer em algum momento da vida. Ler um livro de mistério nos habilita a lidar melhor com mistérios da vida real. E é mais seguro também. Não corremos o risco de levar um tiro do assassino. A analogia é com brincadeiras de crianças, que são um universal não apenas humano mas mamífero. Pense nisso da próxima vez que decidir combater ficções.

SONDA FOTOGRAFA CÂNIONS COM DUNAS DE FERRO EM MARTE

SONDA REGISTRA CÂNIONS COM DUNAS FORMADAS POR FERRO EM MARTE
G1 
A sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita Marte desde 2006 à procura de evidências de água no passado, registrou uma imagem aérea do planeta vermelho em que aparecem cânions com dunas escuras formadas por ferro, contido em minerais derivados de rochas vulcânicas. Na Terra, as dunas de areia são feitas de quartzo.
A foto também mostra a interação de dois tipos diferentes de sedimentos arrastados pelo vento na superfície.
A imagem foi captada no dia 31 de agosto e divulgada nesta terça-feira (24) pela agência espacial americana (Nasa). A Universidade do Arizona, em Tucson, é responsável por operar o instrumento da sonda que fez o registro.

Esse cenário fica no "Labirinto da Noite", localizado na região vulcânica de Tharsis Rise, na região superior do sistema de cânions conhecido como Vales de Mariner. Essa região tem mais de 4 mil km de extensão, 200 km de largura e 7 km de profundidade. (G1)

PEC DA MÚSICA PASSA NO SENADO

PEC DA MÚSICA É APROVADA EM SEGUNDO TURNO NO SENADO
Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Senado aprovou, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede isenção tributária para a produção de CDs e DVDs com obras de artistas brasileiros.
A votação ocorreu sob protestos dos senadores do Amazonas, que argumentam que a chamada PEC da Música prejudicará as empresas instaladas no estado e que usufruem das vantagens da Zona Franca de Manaus.
A bancada amazonense já tinha conseguido obstruir a votação da PEC quando o texto foi aprovado em primeiro turno, no dia 11. Na ocasião, os parlamentares do estado conseguiram atrasar a sessão de modo que não houve quórum para que a matéria fosse aprovada também em segundo turno. Hoje, no entanto, eles não tiveram sucesso e a maioria dos senadores aprovou o texto por 61 votos a favor e 4 contrários.

Nos dois turnos de votação, as sessões do Senado contaram com a presença de diversos cantores e compositores que pediram a aprovação da PEC. Eles acreditam que a proposta vai contribuir para que os CDs e DVDs originais possam concorrer com os piratas, que são mais baratos. Como não houve alteração em relação ao texto da Câmara, a matéria segue para promulgação. Uma sessão solene foi convocada pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) para marcar a promulgação da PEC. (Edição: Juliana Andrade)

terça-feira, 24 de setembro de 2013

BRIGA DE CHIHUAHUA – VEREADOR NÃO ABRE NEM PELO CACETE PARA PRESIDENTE DA LIGA DE SANTARÉM

COPA OESTE DO PARÁ: CONFUSÃO E AMEAÇA DE MORTE
De início estava marcada para acontecer de 17 a 25 de agosto no Colosso do Tapajós em Santarém, mas alegando ter recebido apenas R$ 30 mil repassados pelo Governo Jatene dos R$ 80 mil previstos, o presidente da Liga esportiva de Santarém Silvestre Campinas, adiou para o início de setembro o evento esportivo.
A Copa Oeste do Pará então aconteceu na semana da pátria iniciando no dia 07 de setembro em Santarém, nove seleções dos municípios de: Santarém; Belterra; Monte Alegre; Prainha; Altamira; Oriximiná; Juruti; Itaituba e Porto de Moz jogaram entre si.
No meio da competição começou a confusão, faltava até água para os participantes - as acomodações de péssima qualidade, alimentação e outras coisas básicas faltaram para os atletas que denunciaram na imprensa a postura inoperante de Silvestre Campinas, presidente da Liga Esportiva de Santarém e realizador do evento.
Após uma onda de denuncias em blogs, redes sociais e na imprensa em geral, foi que outros recursos foram injetados no evento, inclusive do município e do BamPará. Por fim após os atletas se sentirem constrangidos abandonaram a competição.
A seleção de Oriximiná que disputaria o terceiro lugar com a seleção de Santarém não disputou a final, abandonou a competição alegando total descaso da Liga Esportiva de Santarém - o título ficou com Monte Alegre que venceu Itaituba por 7 a 6 nos pênaltis.
VEREADOR FOI PARA A TRIBUNA DA CÂMARA
O vereador Silvio Amorim PRB, após a enxurrada de reclamações na imprensa por parte das seleções que participaram do evento, foi para a tribuna da Câmara de Santarém, exigir que o presidente da Liga Esportiva de Santarém prestasse contas, dos recursos que havia recebido, do Município e do Estado.
Nesta semana o vereador relatou na policia e na imprensa que recebeu uma mensagem de texto no seu celular dizendo as seguintes palavras "Vereador safado, se você continuar com as denuncias contra a LIGA ESPORTIVA você vai amanhecer com a boca cheia de formiga".
A confusão está formada, Silvestre Campinas diz que vai mostrar coisas erradas do vereador, como emissão de cheque sem fundo e tudo mais, o vereador diz que não tem medo de ameaças e que vai continuar cobrando a prestação de contas do presidente da Liga, que afirma estar tudo em ordem, mas até agora não apresentou nada. 

Vamos acompanhar as ações da chefa do Procon Santarém - para nós ela é séria

AXÉ DO ÇAIRÉ VAI PARAR NO PROCON – Nesta terça (24) muitas pessoas que alegam ter sido lesadas pelos realizadores do Axé-Çairé 2013, cidadãos que pagaram caro por camarote e área vip, mas não foram atendidos pela Magna Eventos, partiram rumo ao Procon para denunciar a avacalhada festança do prefeito Alexandre Von e seus comandados em Alter do Chão, a praia mais bela do Brasil... recebemos muitos pedidos de apoio dos denunciantes, inclusive para não deixar o caso morrer, pois eles alegam que a chefa do Procon local é indicada do prefeito Von e eles desconfiam que não vai dar em nada... putitanga!

Ong diz que vasculhando o Congresso e o Senado encontrou 190 fichas sujas no meio dos 540 parlamentares

ONG MOSTRA OS FICHAS SUJAS DO LEGISLATIVO BRASILEIRO - Levantamento inédito feito pela ONG Transparência Brasil aponta que 190 dos 594 deputados e senadores em exercício já foram condenados pela Justiça ou tribunais de conta. São 36 parlamentares do PMDB (35% da bancada), 28 do PT (28%), 22 do PSDB (37%), 16 do PR (37%), 14 do PP (32%), 14 do DEM (44%), 12 do PSB (41%), 10 do PDT (32%), 9 do PTB (36%) e 29 das demais siglas... O Pará aparece com esta criança: Asdrúbal Bentes (PMDB-PA), que foi condenado por mandar fazer cirurgias de esterilização em eleitoras trocando por votos, foi sentenciado em 2011 a três anos em regime aberto, putitanga!

JATENE EMBARCA NA ONDA DO CORTE DO REAJUSTE DOS PROFESSORES

E aí lembrei de Nelson quando diziam que seu texto era coloquial e pobre: "Só eu sei o trabalho que me dá empobrecer meus textos" ou de João Cabral: "Não perfumar a flor..."

Arnaldo Jabor, carioca nascido em 1940, é cineasta, jornalista, técnico de som, crítico de teatro, roteirista, diretor de curtas e longas metragens, apresentador de tevê.
Meu Deus do céu! Estou revendo as provas de meu próximo livro de artigos. Vai sair pela Editora Objetiva. Rever textos é duro; todos os deslizes da vaidade aparecem ali, na cara. O desejo de bancar o inteligente, de parecer mais culto, a vontade do roubo, do plágio, ficam visíveis, em flor. E os adjetivos? "Belo, inominável, contemporâneo." E os "portantos", os "outrossins" e os "menos que..."? Devia haver uma polícia retórica. E as repetições da mesma ideia, por medo de não ser entendido? E a vontade de se esconder atrás das palavras? Quantas metáforas nos ocultam... E a esperança de atingir uma "essência", ou pelo barroco ou pelo seco? (Eu já ia escrever: ou por Gongora ou por Graciliano, numa sórdida tentação de parecer erudito.) E o desejo de ser amado? E a vontade de influir? De mudar o mundo? E o Messias que há em nós? E o S. Francisco de Assis? E, pior, os erros de português: o "o" ou "lhe", e o "infinitivo flexionado" (é esse o nome?) Ahh, mãe... "Fazer pirâmides e não biscoitos", como queria Rosa? (Nelson Rodrigues, que odiava Guimarães Rosa, dizia que ele fazia "pirâmides como bolos de confeitaria".) Ou então "Biscoitos finos para a massa", como queria o Oswald? Ou o "Seja burro!", como queria o Nelson? Ser o quê? (Tem circunflexo?) "Por que, porque ou por quê"? Escrever é uma barra.  Continue lendo...

Ato público no Parazinho - professores mantém a greve que Jatene diz não existir

PROFESSORES EM ATO PÚBLICO NO PARAZINHO – Está acontecendo nesta manhã de terça (25) em Belém, capital do Parazinho, um ato público em frente a Basílica de Nazaré  - o evento marca mais um dia de greve dos professores da rede estadual. De um lado o Jatene diz que 80% das escolas estaduais estão funcionando normalmente, de outro o SINTEPP, jura de pés juntos que ta tudo parado... putitanga, em quem acreditar? Esses professores... votaram tudo no Jatene contra a Ana Julia, agora estão aí na juquira perdidos.

Leia a Coluna do Claudio Humberto, está ótima

Cláudio Humberto é jornalista, diretor-editor do jornal "Metro" e comentarista da Band e da rádio Band News FM Brasília.
“Olha só quem quer me impedir de entrar no meu quartel!”
Jair Bolsonaro (PP-RJ) a Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) no portão do antigo DOI-Codi. 
JOSÉ DIRCEU ATACA DILMA E ELOGIA EDUARDO CAMPOS - Ex-ministro da Casa Civil do governo Lula e mais influente dirigente do PT depois do ex-presidente, José Dirceu já não esconde sua aversão à presidente Dilma, a quem chamou de “incompetente” e “desastrada”, diante de uma dezena de convidados para um almoço que lhe foi oferecido na sexta (20), em Brasília. Curiosamente, na mesma ocasião, ele fez elogios rasgados ao presidenciável Eduardo Campos (PSB). 
ELA, NEM PENSAR - O grupo de José Dirceu sonha com o retorno do ex-presidente Lula ao governo, mas prefere Eduardo Campos a apoiar a reeleição de Dilma. 
CONTRAPONTO - Quando destaca despreparo de Dilma, Dirceu cita o contraponto do talento político do governador de Pernambuco: “Quanta diferença!”. 
INCOMPETÊNCIA - Pessimistas, José Dirceu acha que Dilma não tem competência para se recuperar da queda vertiginosa nas pesquisas. 
IRRITAÇÃO - Dirceu sobe nas tamancas quando lembra a declaração de Dilma pelo fim do julgamento do mensalão, para “não contaminar” campanha. 
CABRAL SE OFERECE, MAS DILMA NÃO O QUER - É lorota do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), a suposta “sondagem” para virar ministro do governo Dilma. A verdade – segundo fonte com gabinete no Planalto – é que Cabral se ofereceu para ser ministro com a curiosa alegação de que “merece” o que chama de “saída honrosa”, após entregar o governo fluminense ao vice Pezão. Mas a presidente não quer nem ouvir falar nessa história. 
PORTA DOS FUNDOS - Muito desgastado, até pela atitude arrogante nas manifestações, Cabral quer levar a família para Brasília, a quase 1.000km de distância. 
APELO PATÉTICO - Cabral fez a Lula apelo patético, às lágrimas, segundo dirigentes do PT. Comovido, o ex-presidente prometeu interceder junto a Dilma. 
NADA FEITO - O governador fluminense também pediu ajuda a José Dirceu para virar ministro, mas o ex-ministro avisou que Dilma jamais o atenderia. 
COMO CARRAPATO - No cargo há 33 anos, Antônio de Oliveira Santos, presidente-carrapato da Confederação Nacional do Comércio, foi ao trabalho ontem alegando não ter sido notificado do seu afastamento por suspeita de irregularidades. Conta derrubar a liminar antes de esvaziar as gavetas. 
CPI NA GAVETA - Ainda não saiu do papel a CPI para apurar fraude no pagamento de precatórios do Tribunal Regional do Trabalho, em Rondônia. O objetivo é investigar esquema que pode ter provocado rombo de R$ 5 bilhões. 
EM ANDAMENTO - Apenas duas CPIs estão em funcionamento, atualmente, na Câmara, sem despertar qualquer atenção: a de Tráfico de Pessoas e a de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 
PITIMAN NO PSDB - Autorizado pelo TSE, o deputado federal Luiz Pitiman (DF) se desfiliou do PMDB ontem, e tem sido cortejado por vários partidos que o querem como candidato ao governo do DF. Nesta terça, aceitou conversar com Gilberto Kassab (PSD), mas sua tendência é filiar-se ao PSDB. 
MUDANÇA NO DF - Com a saída do secretário de Comunicação do governo do Distrito Federal, Rudolfo Lago, três semanas após a posse, cresce a opção de Samanta Sallum para voltar ao cargo. E correndo por fora está o jornalista Alexandre Oltramari. 
PALAVRAS AO VENTO - Na tentativa de proteger o leilão do pré-sal, a presidente da Agência Nacional de Petróleo, Magda Chambriard, diz que o banco de dados não está na internet, como se os americanos espionassem só e-mails. 
BERÇO ESPLÊNDIDO - Hackeado por brasileiros no sábado (21), estava ontem ainda fora do ar o site da Federação Nacional dos Delegados da PF, chamados de “porcos fardados”, sob caricatura de Dilma com Lula no broche. 
PÕE NA CONTA - Escritórios especializados faturam com ações de correção de até 88,3% do FGTS. O governo federal reduz o índice com a inflação desde 1999, e em setembro de 2012 o governo Dilma zerou a TR – Taxa Referencial. 
PENSANDO BEM... Dilma Rousseff poderia nomear o mal falado governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para o seu Cerimonial. Afinal, ele sabe onde pôr os guardanapos. 
PODER SEM PUDOR - MORRER NA IGNORÂNCIA, NÃO
Sem candidato forte às eleições presidenciais de 1989, o PMDB hesitava entre Ulysses Guimarães, Waldyr Pires e Íris Rezende, quando Antônio Britto, José Fogaça e Dante de Oliveira foram ao Recife consultar Miguel Arraes. Ouviram o governador de Pernambuco durante cinco horas, com seu jeito engrolado de falar, e foram embora. Na volta, uma forte turbulência provocou pânico a bordo do jatinho. Dante tentou descontrair, sem êxito:
- O pior é que a gente vai morrer sem fazer ideia do que o Arraes falou!...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...