sábado, 9 de fevereiro de 2013

Talvez porque muitas mulheres gostem de ouvir mentiras

Ivan Martins é jornalista e editor-executivo da Revista Época.
Outro dia uma moça me perguntou, no meio de uma festa, por que os homens “mentem tanto”. Achei a pergunta agressiva, mas resolvi discutir com ela da forma mais objetiva possível, para entender.
Pedi que ela me contasse sobre a mentira que a incomodava, e a resposta veio na forma de uma história bastante comum: no começo, o sujeito fala e se comporta como um homem totalmente apaixonado. Uma semana depois, ele nem atende mais o telefone. “É isso que eu chamo de mentira”, ela resumiu.
A moça estava obviamente ferida, e tinha suas razões. Na história dela, do ponto de vista dela, houve uma mentira. Ela acreditou em sentimentos que não existiam ou que deixaram de existir em tempo recorde. Tinha o direito de estar indignada.
Admitido esse fato, a situação que ela conta tem nuances – e essas merecem ser discutidas tanto quando a suposta vocação masculina para a mentira, que eu acho um tema pertinente na relação entre homens e mulheres.
Quando se considera a distorção amorosa, é possível que a moça não tenha sido assim tão enganada. Ela pode ter levado uma cantada banal e recebido um grau de atenção protocolar, mas, movida pelos seus próprios sentimentos, acreditou estar sendo intensamente cortejada. É muito comum que, nessas situações, a pessoa que se sente enganada apresente como “evidências” frases e atitudes do outro que, vistas por alguém de fora, não pareçam evidência de coisa alguma além de um triste auto-engano. Essas coisas acontecem.A primeira nuance no caso da moça é adistorção amorosa.
Esse é o nome que eu dou ao estado de confusão mental em que a gente se encontra quando está muito interessado por alguém. Basta a pessoa nos olhar, basta falar conosco para que a gente acredite – com todas as forças, e nenhuma justificativa – que nossos sentimentos são correspondidos. É patético, mas é humano. A gente deseja tanto que enxerga apenas aquilo que quer ver.
Outra nuance importante na história da moça diz respeito ao papel de homens e mulheres no jogo de sedução.
As mulheres ainda não são responsáveis por tomar a iniciativa. Muitas fazem isso, mas, normalmente, ainda cabe aos homens o ônus de vencer a própria timidez e avançar com elegância os vários sinais colocados entre ele e o seu desejo. As meninas ficam lá, lindas e passivas, enquanto os caras se empenham em parecer engraçados, inteligentes, sensuais... Não pensem que é fácil. Continue lendo...

VON É NOTIFICADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL SOBRE AUMENTO DO REPESSE DO TFD


MUNICÍPIOS DEVEM AUMENTAR REPASSE PARA PACIENTES
O Ministério Público Federal (MPF) está encaminhando nesta semana notificações a vinte municípios da região oeste do Pará, recomendando que aos pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) seja pago o valor de R$ 520 por mês.
A notificação teve como base uma investigação do MPF que verificou que diversos municípios da região passaram a pagar aos pacientes em TDF menos que quando pagavam quando as despesas ficavam a cargo do Estado do Pará, apesar da União ter aumentado o volume de recursos repassados aos municípios.
O MPF considera que o custeio deve considerar necessidades de alimentação e estadia do paciente e do acompanhante.
Assim que receberem as recomendações, as secretarias municipais de saúde terão dez dias para apresentar resposta. Caso seja considerada insatisfatória, o MPF pode tomar medidas judiciais para obrigar os municípios a pagar a quantia.
Os municípios que vão receber a recomendação são Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Monte, Alegre, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa e Trairão. (DOL com informações do MPF)

Inflação alta e estragos na Petrobrás são sinais da confusão de metas, políticas e ferramentas

Rolf Kuntz é jornalista economista e escreve sobre finanças públicas no Estadão.
Não dá para separar. O estrago na Petrobrás, a inflação disparada, a indústria emperrada e a maquiagem das contas públicas são sintomas do mesmo problema. O governo conseguiu bagunçar tanto a economia quanto a caixa de ferramentas da política econômica. O estrago da caixa é o mais grave. Gasta-se muito tempo discutindo se a presidente Dilma Rousseff e sua troupe de trapalhões ainda levam a sério os três princípios adotados no fim dos anos 90 - meta de inflação, meta de superávit primário e câmbio flutuante. Não se vai muito longe com esse requisitório. O governo pode responder positivamente a todas as perguntas, com as ressalvas de sempre. Tem de haver certa margem de erro para a inflação, o resultado fiscal é sujeito a imprevistos e nenhum regime cambial é estritamente isento de intervenções. Tudo isso parece razoável, mas a conversa oficial é uma embromação. É possível embromar, nesse caso, porque as questões realmente importantes são outras, a começar pela importância atribuída, de fato, às condições básicas de estabilidade. Esse teste permitiria comparar o governo brasileiro com os de outros países latino- americanos. A semelhança mais notável seria, certamente, com a administração da presidente Cristina Kirchner, sobrando uma diferença muito mais de grau que de vocação. Se o governo brasileiro se importasse realmente com a inflação, a meta seria muito mais baixa, como em outras economias, tanto desenvolvidas quanto em desenvolvimento. Desde 2005 houve mudanças no Brasil e no cenário externo, mas a meta de 4,5% foi mantida, sem nenhum benefício para o País. A tolerância à alta de preços jamais proporcionou à economia brasileira maior eficiência, dinamismo ou competitividade.
Além disso, as autoridades têm agido como se o alvo real fosse qualquer ponto na margem de variação. As ações são conduzidas como se um resultado final de 6,5% fosse perfeitamente aceitável. O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, chegou a classificar como desconfortável o número acumulado até janeiro - 6,15% em 12 meses. Reiterou, no entanto, a disposição de apostar numa acomodação dos preços no segundo semestre. Mero sangue-frio? Continue lendo...

TÉCNICO DO LEÃO AZUL DO TAPAJÓS, MANDA RECADO PARA O PAYSANDU: "NÃO VAI SER FÁCIL PRA VOCÊS"


TÉCNICO DO SÃO FRANCISCO MOSTRA CONFIANÇA E MANDA RECADO: 'NÃO VAI SER FÁCIL PRA ELES'
Time mocorongo encara o Paysandu na semifinal do Parazão
Por Felipe Saraiva - ORM
Uma das grandes surpresas da primeira fase do Campeonato Paraense, para muitos, foi o representante de Santarém na competição, o São Francisco. Na terceira colocação da primeira fase, o Leão Mocorongo, inclusive, garantiu a classificação de forma antecipada.
Na semifinal, o São Francisco joga diante do Paysandu, time da Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de encarar um dos considerados grandes do futebol na região, o ‘Mundico’ não quer deixar de surpreender, principalmente jogando em casa.
Em contato com a reportagem do Portal ORM, o técnico Osvaldo Monte Alegre garante que mesmo não contando com investimento similar ao de outras agremiações, a boa campanha do time já era esperada. ‘Normal, nós estávamos esperando uma campanha boa. Trabalhamos para isso, para chegar no quadrangular final. A nossa meta foi alcançada’, garantiu.
Apesar de ter chegado a um lugar privilegiado no primeiro turno do Parazão, sendo encarado como ‘zebra’ por alguns especialistas, o técnico do Leão não crê que a pressão em torno do desenvolvimento do time diminua, muito pelo contrário.
‘Agora que aumenta a nossa responsabilidade, contra um time grande que é o Paysandu, jogando em casa. O Paysandu tem que saber que não vai ser fácil jogar dentro da nossa casa. O São Francisco vai dar muito trabalho’, disse confiante.
Monte Alegre, mostrou estar um pouco chateado pela desconfiança de alguns torcedores no início da temporada, especialmente os da capital paraense. ‘Eu tenho certeza que o pessoal de Belém nunca apostou que o São Francisco estaria no quadrangular final. Pra gente de Santarém, o time sempre teve condições de realizar uma boa campanha’
Com o discurso entusiasmado e esbanjando confiança, o treinador do time mocorongo comanda um grupo de jogadores basicamente formado por atletas da região de Santarém, não deixando a desejar em relação a outros grandes nomes de outras equipes.
Monte Alegre quer repetir o feito de equipes como o Independente de Tucuruí e Cametá, conquistando mais um título para o interior do Estado, começando pelo primeiro turno. ‘Hoje o campeonato não é mais como era antes. Futebol só Deus sabe que pode acontecer.  Espero que Deus coloque o São Francisco na final do Campeonato Paraense', finalizou. (Portal ORM)

PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA VÃO PODER ESTUDAR NOS EUA


PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA PODEM FAZER CURSO DE APERFEIÇOAMENTO NOS EUA
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
Brasília - Professores de inglês da rede pública interessados em aperfeiçoar o idioma terão a oportunidade de fazer um curso intensivo de seis semanas em universidades dos Estados Unidos. Para participar da seleção, devem fazer a inscrição até o dia 14 de fevereiro no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A seleção faz parte da quinta edição do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos da Capes.
Ao todo serão ofertadas 540 vagas e serão selecionados até 20 professores por unidade da Federação. De acordo com a Capes, mais de 2 mil professores estão aptos a concorrer pelas vagas.
Para participar o professor deve ser concursado, ter concluído o estágio probatório, estar ministrando a disciplina de inglês, ter nacionalidade brasileira e realizar o Test of English as a Foreign Language (Toefl) do  ITP (Institutional Testing Program) a fim de avaliar o nível de proficiência em língua inglesa.
Na inscrição, o candidato deve informar o local que deseja realizar a prova, que será aplicada de 23 de fevereiro a 10 de março. Além disso, ele não pode estar recebendo bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras ou norte-americanas.
Os selecionados serão beneficiados com emissão gratuita de visto pela Embaixada dos EUA no Brasil, passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo de US$ 500, seguro-saúde, alojamento no campusuniversitário, alimentação, taxas escolares e material didático.
A divulgação do resultado final está prevista para 26 de abril e o embarque para os EUA, para os dias 21, 22 ou 23 de junho, com retorno nos dias 2, 3 ou 4 de agosto de 2013. (Edição: Fábio Massalli)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ORLA DE SANTARÉM AFUNDA E PÕE EM RISCO O CARNAVAL

A cratera é imensa na orla
PERIGO NO CARNAVAL SANTARENO
O desfile dos blocos de enredo e de empolgação na orla de Santarém, está comprometido, devido a uma cratera que se abriu na orla da cidade, justamente onde acontecerá o evento. A área já está interditada e o Governo Von faz um serviço paliativo no local.
A obra apresenta rachaduras por toda a sua extensão no trecho construído pelo Governo Lira Maia, entre 2000/2004. O rio ainda não está no seu maior volume e visivelmente a extensão de uns 500 metros corre risco de afundar, principalmente com o público do carnaval.
A prefeitura adiciona terra para tapar a grande cratera que se abriu no local
Os Bombeiros interditaram o local e a prefeitura tenta fazer um paliativo de ultima hora, para tentar liberar o espaço para que o público que costuma ser de mais de 10 mil pessoas que assistem o carnaval utilizando a orla de Santarém.

JUSTIÇA DECIDE QUE CARTEIRA DE HABILITAÇÃO FALSA NÃO É CRIME, É CONDUTA ATÍPICA


COMPRAR HABILITAÇÃO FALSIFICADA DE MANEIRA GROSSEIRA É CONDUTA ATÍPICA
Documento falsificado de forma grosseira, por se encontrar na iminência de ser imediatamente percebido e apreendido, não compromete a fé pública. Logo, quem se beneficiou deste não cometeu crime, pois a conduta é atípica.
Com esta fundamentação, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sulreformou sentença que condenou um homem por ter "comprado" uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa na Comarca de Igrejinha. A falsificação só foi constatada numa barreira de trânsito, após o motorista ter rodado com o documento por mais de um ano.
Enquadrado nas sanções do artigo 304, combinado com o artigo 297, caput, ambos do Código Penal, o motorista foi condenado à pena de dois anos de reclusão, em regime aberto. A pena foi substituída por pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade.
O relator da Apelação-Crime, desembargador Marcel Esquivel Hoppe, ao contrário do que o juízo de primeiro grau expressou na sentença, entendeu que se trata de conduta atípica. Para justificar sua percepção, citou a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e destacou o depoimento do policial militar que fez a apreensão do documento falso.
Conforme o relator, o policial, ainda durante a fase de inquérito, afirmou que os sinais de falsificação da CNH eram visíveis, visto que constava, na parte interior, ter sido expedida pelo Detran do estado da Paraíba. E o motorista havia dito que o documento fora feito em Porto Alegre, quando pagara R$ 500 a um "despachante". Tal impressão foi reforçada quando deu depoimento em juízo. Outro policial ouvido seguiu na mesma linha.
"Assim, tratando-se de falsificação grosseira, visivelmente perceptível, a conduta torna-se atípica, por ausência de potencialidade lesiva", concluiu o relator. Logo, como não houve tipicidade no fato denunciado pelo Ministério Público estadual, o réu foi absolvido com base no artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal (CPP) — por não constituir o fato em infração penal. O acórdão foi lavrado dia 13 de dezembro.
Detalhe "capital"
O juiz de Direito Vancarlo André Anacleto, da Vara Judicial de Igrejinha, ao justificar sua decisão, também levou em conta os depoimentos dos policiais militares. E, por considerar a relevância de certos detalhes relatados no momento da abordagem, afastou a tese de atipicidade de conduta por falsificação grosseira.
Conforme o juiz, a falsificação do documento só viria a ficar clara na cabeça dos policiais após a checagem no Sistema de Consultas Integradas. Após verificarem que a habilitação não estava registrada é que passaram a observar melhor o documento apreendido, constatando que o papel era de um estado e o de trás de outro. E este detalhe faz toda a diferença, pois não se pode falar em "falsificação grosseira".
Aliás, o entendimento do juiz Vancarlo Anacleto, por ironia processual do destino, se alinha com julgado da própria 4ª Câmara Criminal, da lavra do desembargador Marcelo Bandeira Pereira, hoje presidente do TJ-RS.
Diz um trecho da ementa do acórdão, proferido na sessão do dia 29 de abril de 2010: "Não é grosseira a falsificação capaz de ludibriar o homem comum, não considerado o policial militar, que é treinado para detectar falsificação e que, no caso, mesmo assim, para bem se certificar, se utilizou do sistema de informação para averiguação da sua autenticidade. Informações do próprio réu de uso do documento que evidenciam a sua potencialidade para iludir."
Clique aqui para ler a sentença e aqui para ler o acórdão. Conjur / (Portal do Holanda)

TRAMBIQUE GOL E TAM: CONSUMIDOR COMPRAVA PASSAGEM E LEVAVA JUNTO UM SEGURO

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA MULTA GOL E TAM EM R$ 3,5 MI CADA
A punição se deve à prática da chamada venda casada de passagens aéreas em conjunto com seguro de viagem
Luci Ribeiro - Estadão
Brasília - O Ministério da Justiça multou hoje as empresas Gol Transportes Aéreos e TAM Linhas Aéreas em R$ 3,5 milhões cada. A punição se deve à prática da chamada venda casada de passagens aéreas em conjunto com seguro de viagem.
De acordo com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que faz parte da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), "durante o processo de investigação, ficou comprovado que a contratação do seguro 'assistência viagem' era um serviço pré-selecionado pelo site das empresas e vinculado à compra da passagem". Cabia ao consumidor, caso não quisesse adquirir o produto, desmarcar o item selecionado antes de efetivar o pagamento.
O diretor do DPDC, Amaury Oliva, explica que o procedimento levava o consumidor ao erro.
"Ao adquirir passagens aéreas e pagar as taxas, consumidores eram induzidos a comprar o seguro de viagem. A prática de venda casada, além de ofender o princípio da boa-fé objetiva, viola os direitos e garantias previstos no Código de Defesa do Consumidor", disse.
Segundo a Senacon, "a aplicação da multa levou em consideração os critérios do Código de Defesa do Consumidor, a perpetuação do tempo da prática abusiva e a coletividade atingida".
Os valores devem ser depositados em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e serão aplicados em ações voltadas à proteção do meio ambiente, do patrimônio público e da defesa dos consumidores, diz a nota. (Jornal O Estado de São Paulo)

HOMENAGEM DO ESPALHA BRASA AO POETA EDWALDO CAMPOS

Edwlado Campos era poeta e advogado santareno, ex-defensor público e se suicidou em um quarto da pousada Belas Praias em Alter do Chão. O corpo foi encontrado nesta manhã de sexta feira (8) de fevereiro de 2013.

PAI AMERICANO PAGA CARO PARA A FILHA LARGAR A DROGA DO FACEBOOK

Recibo do pagamento feito pelo pai da jovem.
PAI PAGA 400 REAIS PARA FILHA DESATIVAR CONTA NO FACEBOOK
O pai garantiu no acordo uma quantia de US$ 200 (cerca de R$ 400) caso a garota abandonasse sua conta no facebook durante 5 meses
ACRITICA,COM
O vice-presidente, Paul Baier, da empresa Groom Energy Solutions, de Boston nos Estados Unidos, fez um acordo interessante com direito a contrato e tudo com a filha de 14 anos, chamada Rachel.
O pai propôs a filha uma quantia de US$ 200 (cerca de R$ 400) caso a garota abandonasse sua conta no facebook durante 5 meses.
A idéia da negociação partiu da própria Rachel, que pretende focar nos estudos e conseguir um emprego. O pai ficará com o login e a senha da garota para garantir a desativação da rede social. (A Crítica)

Não quero desapontar o Zeca, mas periga suas crianças irem lá para dentro assistir a desenho animado, enquanto ele come pipoca, toca corneta e brinca em 2013 o Carnaval da sua infância.

Ruy Castro nasceu em Caratinga MG, em 26 de fevereiro de 1948. É jornalista, escritor, reconhecido pela produção de biografias, escreve regularmente na Folha de São Paulo. 

Todo Carnaval tem um profeta do apocalipse. O deste ano é o sambista Zeca Pagodinho ("Entrevista da 2ª"): "Não tem mais Carnaval, acabaram com o que é da cultura, roubaram tudo", diz ele. "Não há mais bailes nem enfeites pelas ruas do Rio. [...] Antigamente, o subúrbio era coisa enfeitada. Tinha coreto, baile infantil nos clubes. Também não tem mais clubes. [...] No meu bairro, em Del Castilho, tinham as cornetas. A gente ouvia as músicas de Carnaval. Era um Carnaval. Não tem mais."
Por sorte, Zeca tem para onde se virar: "Vou pra casa de um amigo em Xerém. Levo as crianças. [...] Contrato uma bandinha, enfeito tudo como se fosse o Carnaval antigo, e as crianças se fantasiam: 'Mamãe Eu Quero', 'Índio Quer Apito'. E a Mônica [sua mulher] vai fazer pipoca, cachorro-quente, batata frita. Enfim, o Carnaval. Com confete, serpentina, tudo".
Não quero desapontar o Zeca, mas periga suas crianças irem lá para dentro assistir a desenho animado, enquanto ele come pipoca, toca corneta e brinca em 2013 o Carnaval da sua infância. E ele se complica ao dizer que a televisão deveria passar "não só o Carnaval da avenida [o das escolas], mas o da [avenida] Rio Branco, bloco, as crianças fantasiadas com o pai levando para ver os blocos". Afinal, tem bloco e Carnaval de rua ou não tem?
Deve ter. Neste ano, a Prefeitura do Rio precisou limitar os blocos a cerca de 450 e regulamentar suas cerca de mil saídas pelos próximos dez dias, para evitar os nós no trânsito. O Carnaval de rua da Zona Sul, quase inexistente no tempo do Zeca, é hoje um fenômeno, com muita gente fantasiada. O do Centro já voltou --vide o Bola Preta, que atrai mais de 1 milhão de pessoas-- e o da Zona Norte também começa a lembrar seus grandes dias.
Os dias em que Zeca era jovem e saía à rua para brincar o Carnaval.

PREÇO DA ENERGIA AINDA ESTÁ SALGADO

ANEEL DIVULGA NOVO VALORES DA ENERGIA RESIDENCIAL COM DESCONTO
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou ontem a lista atualizada das tarifas residenciais de energia com o desconto determinado pelo governo federal em 24 de janeiro. As reduções variam de 18% a 25%, dependendo da concessionária. De acordo com a tabela divulgada ontem, a conta da Centrais Elétricas do Pará SA. (Celpa) é a 22ª mais cara entre 64 concessionárias. No Pará, a tarifa da Celpa está 18,83% menor e foi fixada em R$ 0,32076/kWh (reais por quilowatt-hora), em média.
Os valores não contemplam tributos e outros itens que fazem parte da conta de luz, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a taxa de iluminação pública. O desconto se deve à renovação antecipada das concessões de energia que venceriam entre 2015 e 2017 - concedidas por mais 30 anos em troca da redução no preço da tarifa cobrada - e da eliminação de encargos federais sobre a conta de luz.
As três concessionárias com as tarifas mais baratas são a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá), com R$ 0,197 kWh (reais por quilowatt-hora), a Companhia Jaguari de Energia (CPFL Jaguari), com R$ 0,208 kWh, e a Eletropaulo, R$ 0,238 kWh. A que possui a tarifa mais cara é a Eletroacre (Companhia de Eletricidade do Acre), com 0,370 kWh - quase o dobro da energia mais barata -, e a segunda, a Cemar (Companhia Energética do Maranhão), com R$ 0,366 kWh.
Segundo a Aneel, a tarifa deve garantir o fornecimento de eletricidade com qualidade aos usuários e assegurar aos prestadores dos serviços receitas suficientes para cobrir custos operacionais eficientes e remunerar investimentos necessários para expandir a capacidade e garantir o atendimento. Continue lendo...

BANCOS FECHADOS DURANTE O CARNAVAL


CARNAVAL: BANCOS FECHAM NA SEGUNDA-FEIRA E REABREM NA QUARTA AO MEIO-DIA
Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil
Brasília – As agências bancárias estarão fechadas na próxima segunda-feira (11) e na terça-feira (12), devido ao carnaval. Na quarta-feira (13), as agências abrem para atendimento ao público ao meio-dia.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone e etc.) e carnês com vencimento nos dias de feriado poderão ser pagas no primeiro dia útil seguinte (13), sem nenhum acréscimo. A população ainda pode utilizar os meios alternativos de atendimento, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone. Normalmente, os tributos vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do débito direto autorizado. (Edição: Juliana Andrade)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Eu moleque traquino, pulador dos quinteirais, vivia cheio de pereba nas pernas e a mais comum micose daquela época o ‘mijacão’ que aparecia na gente, por pisar em merda de gado, era uma doencinha furreca, que coçava o vão dos dedos, mas coçava gostoso.

Nelson Vinencci é músico e compositor amazônico e escreve aqui no Espalha Brasa
Foi ao sair da lua, noite escurecida de fevereiro, terça feira, sexto dia do mês, véspera de lua cheia, que a chuva chegou em Santarém. Eu sentado no canto do salão, na mesa redonda ao lado esquerdo de quem entra no Bar Mascote, vi as primeiras águas celestes caindo e molhando o meu amigo músico Tony, que ensacava seu violão apressado.
Curiosamente visitei o Google no celular e apareceu em um site desses de horóscopo o seguinte: “Fevereiro é um mês importante, o mês começa com Mercúrio unido ao Sol em Aquário, o que é um ótimo aspecto para as comunicações, a publicidade, as amizades e a vida social”... Então pensei; e eu com isso? Queria outras palavras...
O mês de fevereiro é o mais importante para os brasileiros, porque tem o carnaval, cachaçada, e a sacanagem se liberta na euforia da alma do brasileiro, eu agora já quase com meio século de vida, nunca fui amante do carnaval, até que tentei, mas fico triste na folia, nunca descobri por que, e nem quero...
Ao ver a chuva carnavalesca que caia fora do Bar Mascote, me veio repentinamente lembranças da minha infância em Oriximiná, era em dias chuvosos de fevereiro que costumava-mos em casa a fazer uma panelada de mingau de jerimum com arroz.
Então íamos para o quarto, eu e meus irmãos, cada um com uma cuia de mingau, já bem empoado de canela, em direção das redes, e conversávamos sobre o mundo caboclo nosso daqueles dias, que vivíamos sem muita frescura, mas apenas com a razão de existir.
Eu moleque traquino, pulador dos quinteirais, vivia cheio de pereba nas pernas e a mais comum micose daquela época o ‘mijacão’ que aparecia na gente, por pisar em merda de gado, era uma doencinha furreca, que coçava o vão dos dedos, mas coçava gostoso.
Assim me aprumava na rede bem baixinha, com a cuia de mingau já na base da raspa da cuia, e enfiava a beira da rede entre o vão do dedão, empestado de mijacão e roçava num vai e vem, atiçando uma coceira das mais gostosas que um curumim como eu poderia sentir naquele momento da vida.
Roçava, roçava, até esquentar o dedo, aí após a coceira dar uma trégua, vinha um ardume desgraçado que só um moleque amarelão como eu, agüentava a peia. Levantava da rede e ia em direção da panela de mingau que ficava em cima do fogão.
Meio capenga, o ardume quase passando no vão do dedo, tornava a encher a cuia, passava pela mesa da cozinha e cobria o mingau com pó de canela, voltava para a rede, então me punha ao agasalho matinal enquanto a chuva chiava na telha de barro.
Era comum a gente colocar uma latinha de óleo seca, na biqueira da casa para fazer um poc, poc, poc, dos pingos da chuva. Enquanto a lata, meia enterrada, no chão debaixo da bica fazia seu barulhinho bom, surgia então essa fantasia maravilhosa, que as chuvas de fevereiro marcaram para sempre seus dias lúdicos em mim. 

JATENE TA BRINCANDO COM A GENTE - VAI PASSAR O CARNAVAL NO RIO, TUDO POR NOSSA CONTA

TUCANOS NO CARNAVAL COM O NOSSO DINHEIRO
Enquanto a produção industrial do Pará despenca (veja matéria http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-165933-PRODUCAO+INDUSTRIAL+CAIU+EM+NOVE+ESTADOS.html).
Enquanto os índices sociais e econômicos do Estado do Pará são os mais indecentes de sua história. O Governador Simão Jatene (PSDB) garantiu para si e seus puxa sacos uma bela "boquinha momesca". Mandou o Estado comprar um Camarote exclusivo na Marquês de Sapucaí para curtir o Carnaval carioca com toda pompa e circunstância. Tudo pago pelo contribuinte.
- Aviso logo que não fui convidado apesar de ser obrigado a pagar uma parte da farra do senhor governador e seus convidados. (Do Perfil do André no Facebook)

A polidez excessiva é diretamente proporcional à violência do desejo que ela mascara e contém

Contardo Calligaris é psicanalista, doutor em psicologia clínica e ensaísta e já escreveu diversos livros, entre eles "Crônicas do Individualismo Cotidiano".
Um pré-adolescente me contou que ele sempre deixa as mulheres passarem primeiro nas portas, nas catracas e em todos os limiares da circulação social, segundo ele foi instruído pelos pais e pelos avós.
No entanto, esse gesto cavalheiro é acompanhado por um pensamento que ele não consegue evitar e que, um dia, ele receia, poderia explodir como um grito indomável, impossível de ser mais uma vez reprimido.
Deixo você imaginar as consequências que esse grito teria, pois, a cada vez que ele, nobremente, estende a mão para convidar uma mulher (moça ou idosa, tanto faz) a passar antes dele, o que insiste na sua mente é a frase: "Empina a bunda, sua vaca!".
Não acho estranho: as boas maneiras existem, provavelmente, para reprimir pensamentos, condutas e desejos, que, se liberados, tornariam desagradável a nossa convivência social.
Não conheço estudos sobre o costume de deixar as mulheres passarem primeiro. Algumas más línguas dizem que nasceu como uma precaução masculina, caso houvesse assassinos esperando o homem do outro lado da porta. Outras más línguas afirmam que era um jeito de os homens controlarem as mulheres, pois, se elas fossem autorizadas a ficar atrás, fugiriam na primeira ocasião.
No que me toca, aprendi que a mulher deve passar sempre antes do homem, salvo na descida de uma escada, quando o homem, indo na frente, tapa a perspectiva inconveniente de quem, a partir do piso inferior, procurasse olhar por baixo da saia da mulher. Esse deve ser um preceito recente, de quando as saias se encurtaram, mas a própria regra de deixar a mulher passar primeiro tampouco é antiga.
Seja como for, há uma distância notável entre, no meio de um saque, jogar a mulher em cima do ombro e levá-la embora, para estuprá-la mais tarde, com calma (quem sabe, entre amigos) e, no extremo oposto, abrir a porta para a mulher passar primeiro. Como ilustra a dificuldade do jovem que mencionei, a polidez excessiva é diretamente proporcional à violência do desejo que ela mascara e contém.
Em suma, as regras de boas maneiras podem parecer risíveis e são quase sempre hipócritas, mas, justamente por isso, elas são úteis e necessárias -porque não poderíamos conviver sem repressão e hipocrisia. Continue lendo...

ALÍVIO PARA OS ECOS CHATOS: HÁ DE VERDADE OUTRO PLANETA IGUALZINHO A TERRA

CIENTISTAS IDENTIFICAM POSSIBILIDADE DE HAVER PLANETA SEMELHANTE À TERRA
Renata Giraldi* - Repórter da Agência Brasil
Brasília – A astrônoma Courtney Dressing, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, disse que há um planeta com condições semelhantes às da Terra a 13 anos-luz de distância - 1 ano-luz equivale a aproximadamente 10 trilhões de quilômetros. A conclusão faz parte de um estudo divulgado nesta quinta (7) e mostra que há possibilidade de haver  “outra Terra” no sistema solar. Até então, os cientistas acreditavam que os planetas potencialmente habitáveis poderiam estar a distância entre 300 e 600 anos-luz.
“Pensávamos que teríamos de procurar distâncias vastas para encontrar um planeta como a Terra. Agora percebemos que outra Terra está provavelmente no nosso próprio quintal”, disse a pesquisadora.
Os cálculos foram feitos utilizando o telescópio norte-americano Kepler, partindo da premissa de que as estrelas denominadas gigantes vermelhas (red dwarves, em inglês) podem ter planetas habitáveis em suas órbitas, uma vez que são estrelas comuns, menores e menos quentes do que o Sol.
A partir da análise de 75 bilhões de gigantes vermelhas existentes na galáxia, os autores do estudo chegaram à estimativa de que cerca de 6% dessas estrelas devem ter um planeta semelhante à Terra e que o mais próximo pode estar a apenas 13 anos-luz de distância. 
“Essa taxa implica que vai ser significativamente mais fácil do que pensávamos antes procurar vida na área do sistema solar", disse o coautor da pesquisa, David Charbonneau.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa. (Edição: Graça Adjuto)

ATAQUES EM SC É UM MISTO DE BANDIDOS E VÂNDALOS OPORTUNISTAS

ATAQUES EM SANTA CATARINA MUDARAM DE PERFIL DESDE SEGUNDA-FEIRA, APONTA COMANDANTE DA PM
Camila Maciel - Enviada Especial
Florianópolis - O comandante-geral da Polícia Militar (PM) de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro, avalia que os ataques no estado mudaram de perfil desde segunda-feira (4). Segundo ele, os casos são característicos de vândalos e oportunistas.
“[Isso ocorre] com ações, algumas delas já bem constatadas, de aproveitar para colocar fogo no seu carro que estava abandonado, aproveitar para colocar fogo em um caminhão e quem sabe o seguro possa cobrir. [São] crianças brincando de incendiar colchões e acabam por colocar fogo na casa”, disse à Agência Brasil.
Ele destacou, no entanto, que os ataques relacionados a ordens de facções criminosas permanecem. “Algumas prisões estão sendo feitas com identificação de pessoas que estavam liderando esse processo criminoso, de maneira com que esses ataques estão sendo fortemente coibidos”. Ontem (6), em Joinville, seis pessoas suspeitas de participação nos atos violentos foram presas preventivamente. Com isso, 30 pessoas foram detidas desde o início das ocorrências, no dia 30 de janeiro.
O comandante confirma que a ordem para essa nova série de ataques está partindo de membros de uma facção criminosa que atua dentro de presídios do estado. “Alguns desses criminosos estão dentro dos presídios e outros estão nas ruas. Todos nós sabemos que as ordens saem das prisões por meio das saídas temporárias que os detentos fazem e por pessoas que, de uma forma ou de outra, fazem contato com o mundo penitenciário.” Continue lendo...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O PSD ESTÁ BEM PRÓXIMO DE DESGARRAR DOS TUCANOS E ABRAÇAR O PT

PARA INTEGRAR BASE ALIADA, PSD RECEBEU OFERTA DE ATÉ 3 MINISTÉRIOS
Reuters Brasil
Afif tem experiência na área do empreendedorismo, mas ao convidá-lo Dilma também conseguiria trazer para o seu lado um aliado histórico dos tucanos em São Paulo, o que poderia ajudar numa aliança com o PT contra o projeto de reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB) em 2014.
Guilherme Campos, porém, acredita que se a aliança entre PSD e PSDB for desfeita em São Paulo será por culpa dos tucanos e não pelos movimentos da presidente.
"Eles (os tucanos) nos judiaram muito nas eleições (municipais)", disse o deputado.
Segundo ele, a tendência hoje é que o PSD lance a candidatura de Kassab ao governo do Estado. Também por isso Kassab deve declinar do convite da presidente para o Ministério dos Transportes. "Ele quer estruturar o partido e a candidatura", disse o parlamentar.
COTADOS PARA AVIAÇÃO CIVIL
Campos e o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, são os nomes mais cotados dentro do PSD para ocupar a Secretaria da Aviação Civil, cuja a substituição não provocaria desgastes políticos para Dilma, já que o atual ministro é um técnico dos quadros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O deputado diz que tem a preferência da bancada, mas reconhece que Simão é mais próximo da presidente. "Ela tem uma simpatia muito grande pelo Simão, porque ele ajudou muito na elaboração do Minha Casa, Minha Vida", disse Campos.
Kassab tem trabalhado para anunciar o apoio formal ao governo em março e somente depois disso é que as nomeações ocorreriam.
"Pode até ser que demore um pouco mais, fique para abril", disse Campos.
O Palácio do Planalto disse, por meio de sua assessoria, que não comentaria essas informações.
Kassab, também por meio da assessoria, afirmou que as informações sobre as ofertas da presidente "são improcedentes". (© Thomson Reuters 2013 All rights reserved.)

Acostume-se, conterrâneo, com a sua existência plebeia. O garçom carioca não está aí para servi-lo

Antonio Prata é escritor paulista, tem trinta e quatro anos e seguiu os passos do pai, Mario Prata. Também é cronista - colabora semanalmente na Folha de São Paulo.

Veja, aí estão eles, a bailar seu diabólico "pas de deux": sentado, ao fundo do restaurante, o cliente paulista acena, assovia, agita os braços num agônico polichinelo; encostado à parede, marmóreo e impassível, o garçom carioca o ignora com redobrada atenção. O paulista estrebucha: "Amigô?!", "Chefê?!", "Parceirô?!"; o garçom boceja, tira um fiapo do ombro, olha pro lustre.
Eu disse "cliente paulista", percebo a redundância: o paulista é sempre cliente. Sem querer estereo-tipar, mas já estereotipando: trata-se de um ser cujas interações sociais terminam, 99% das vezes, diante da pergunta "débito ou crédito?". Um ser que tem o "direito do consumidor" em tão alta conta que quase transformou um de seus maiores prosélitos em prefeito da capital. Como pode ele entender que o fato de estar pagando não garantirá a atenção do garçom carioca? Como pode o ignóbil paulista, nascido e criado na crua batalha entre burgueses e proletários, compreender o discreto charme da aristocracia?
Sim, meu caro paulista: o garçom carioca é antes de tudo um nobre. Um antigo membro da corte que esconde, por trás da carapinha entediada, do descaso e da gravata borboleta, saudades do imperador. Faz sentido. Para onde você acha que foram os condes, duques e viscondes no dia 16 de novembro de 1889 pela manhã? Voltaram a Portugal? Fugiram pros Açores? Fundaram um reino minúsculo, espécie de Liechtenstein ultramarino, lá pros lados de Nova Iguaçu? Nada disso: arrumaram emprego no Bar Lagoa e no Villarino, no Jobi e no Nova Capela, no Braseiro e no Fiorentina.
O pobre paulista, com sua ainda mais pobre visão hierárquica do mundo, imagina que os aristocratas ressentiram-se com a nova posição. De maneira nenhuma, pois se deixaram de bajular os príncipes e princesas do século 19, passaram a servir reis e rainhas do 20: levaram gim tônicas para Vinicius e caipirinhas para Sinatra, uísques para Tom e leites para Nelson, receberam gordas gorjetas de Orson Welles e autógrafos de Rockfeller; ainda hoje falam de futebol com Roberto Carlos e ouvem conselhos de João Gilberto. Continuam tão nobres quanto sempre foram, seu orgulho permanece intacto.
Até que chega esse paulista, esse homem bidimensional e sem poesia, de camisa polo, meia soquete e sapatênis, achando que o jacarezinho de sua Lacoste é um crachá universal, capaz de abrir todas as portas. Ah, paulishhhhta otááário, nenhum emblema preencherá o vazio que carregas no peito -pensa o garçom, antes de conduzi-lo à última mesa do restaurante, a caminho do banheiro, e ali esquecê-lo para todo o sempre.
Veja, veja como ele se debate, como se debaterá amanhã, depois de amanhã e até a Quarta-Feira de Cinzas, maldizendo a Guanabara, saudoso das várzeas do Tietê, onde a desigualdade é tão mais organizada: "Amigô, o bife era mal passado!", "Chefê, a caipirinha de saquê era sem açúcar!", "Ô, companheirô, faz meia hora que eu cheguei, dava pra ver um cardápio?!". Acalme-se, conterrâneo. Acostume-se com sua existência plebeia. O garçom carioca não está aí para servi-lo, você é que foi ao restaurante para homenageá-lo. E quer saber? Ele tem toda a razão.

FALTA DE TUDO NA EDUCAÇÃO DOS ÍNDIOS DO PARÁ

LIDERANÇAS, FUNAI E SEDUC SE REUNIRAM NO MPF PARA DISCUTIR AS DENÚNCIAS FEITAS PELOS ÍNDIOS TEMBÉ
A educação foi o tema da reunião de ontem entre lideranças de diversas aldeias Tembé e o procurador da República de Paragominas, Gustavo Henrique Oliveira, ontem de manhã, na sede do Ministério Público Federal em Belém. Representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Fundação Nacional do Índio também estiveram presentes para auxiliar na apuração e esclarecer algumas denúncias feitas pelos Tembé sobre as condições precárias da educação no polo do Alto Rio Guamá. Entre as principais reclamações estão a falta de professores, de merenda escolar e material didático. Além dos problemas estruturais das escolas que atendem aos indígenas.
A morosidade dos processos burocráticos da Seduc foi alvo de queixas por parte de muitas lideranças na reunião. "O indígena não é bem orientado sobre os processos exigidos pelos órgãos, então fica nessa. A gente faz um ofício e entrega para alguém, mas não era essa pessoa a receber, então você fala com outra, que te explica o procedimento de outra forma e no fim das contas, nada acontece e o tempo vai passando", reclamou Piná Tembé.
A situação da estrutura física das escolas também foi levantada pelas lideranças. Algumas delas estão tão comprometidas, que o teto ameaça cair sobre os estudantes. Duas escolas tiveram as obras abandonadas pelas empresas vencedoras das licitações e outras cinco ainda aguardam os trâmites do processo licitatório, que prevê a construção de 17 escolas em todo o Pará. Em relação às obras paralisadas, a Seduc informou que estas aconteceram sem motivo aparente e se comprometeu a encaminhar toda a documentação pertinente, para análise do MPF, tendo em vista que, segundo as informações de integrantes da Coordenação de Educação Indigena (Ceind), tais obras contam com recursos públicos federais, provenientes de convênio com o FNDE. Sobre as outras escolas, a Seduc se comprometeu a dar encaminhamento rápido às obras. Continue lendo...

CUIDADO BRASIL - PAÍSES RICOS DE OLHO NA AMAZÔNIA BOLIVIANA


ÁREA NA AMAZÔNIA BOLIVIANA ENTRA NA LISTA DE PRIORIDADES INTERNACIONAIS
Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil
Brasília – Llanos de Moxos, na Amazônia boliviana, considerada a maior área úmida do mundo, foi incluída na lista de áreas prioritárias pela comunidade internacional que recomenda medidas de conservação da área. A decisão foi anunciada pelo grupo de mais de 150 países signatários da Convenção sobre Áreas Úmidas de Importância Internacional, assinada em 1971, no Irã.
Com essa espécie de “tombamento da região”, que ocupa quase 7 milhões de hectares, os países pretendem afastar ameaças que poderiam impactar outros territórios, como desvio de fluxos de água em função de construções de estradas ou da pecuária extensiva e plantações de soja, por exemplo.
Especialistas defendem que áreas como Llanos de Moxos são capazes de evitar inundações, manter vazões mínimas nos rios durante a estação seca e regular o ciclo hidrológico da região. Líder da Iniciativa Amazônia Viva da Rede WWF, Claudio Maretti, engrossa o coro do grupo que garante que a conservação das áreas asseguram o bom funcionamento de todo o bioma amazônico, que abrange nove países.
“São áreas úmidas da Amazônia, como minipantanais, e essas águas escoam para o Brasil também. A sanidade desses cursos da água e dos serviços ecológicos que oferecem, como o retardo de cheias, beneficia as áreas brasileiras em termos de produtividade pesqueira e estabilidade de ecossistemas e até da produção hidrelétrica”, explicou Maretti.
Outra bandeira levantada pelos que defendem a implantação de políticas de uso sustentável nessas áreas é a de que, com a articulação de medidas de conservação com atividades econômicas, as unidades são capazes de regular, inclusive, o clima. “Funciona como uma espécie de ar-condicionado, resfriando o clima pela umidade que faz circular, gerando chuvas no centro-sul da América do Sul, como na região do bioma Cerrado, São Paulo e mesmo de outros países como o Paraguai”, disse. Continue lendo...

MÁSCARA DE JOAQUIM BARBOSA É SUCESSO ABSOLUTO NO CARNAVAL

PRESIDENTE DO STF É O GRANDE HOMENAGEADO NO CARNAVAL DESTE ANO
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, é o líder, disparado, na preferência por máscaras fabricadas para o carnaval deste ano por uma tradicional fábrica localizada em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Fundada em 1958 pelo artista plástico e professor de escultura da Universidade de Barcelona, Armando Valles, a Condal produz em média 300 mil máscaras e 300 mil fantasias por ano.
Segundo informou nesta terça (5) à Agência Brasil a viúva de Valles, Olga Gibert Huch, que comanda a empresa, foram produzidas 25 mil máscaras de Joaquim Barbosa. O número só é inferior ao de máscaras do terrorista Osama Bin Laden, com mais de 40 mil unidades confeccionadas de setembro de 2001, quando ocorreu o atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, Estados Unidos, até o carnaval do ano seguinte.
Neste ano, além de Joaquim Barbosa, há pedidos de máscaras da presidenta Dilma (5 mil unidades) para todo o Brasil. O ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, também motivou um número significativo de pedidos. Olga destacou que a procura costuma aumentar quando é ano de eleição ou quando ocorre algo especial. Foi o caso do atentado terrorista nos Estados Unidos, em setembro de 2001. Continue lendo...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Sou cativo da liberdade de expressão. Sei como foi duro reconquistá-la e tenho especial orgulho de ter contribuído para isso.

O Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) é presidente do Senado Federal.

O Brasil está no meio do caminho entre os países em desenvolvimento e as grandes potências. O Congresso Nacional tem responsabilidades nesse processo. Além de olharmos para os aprimoramentos administrativos internos, devemos trabalhar como facilitadores dos investimentos no Brasil.
Durante a eleição para a presidência do Senado, apresentamos quatro prioridades para o Congresso Nacional. A primeira delas, de ordem interna, prevê o aprofundamento da austeridade. Vamos cortar gastos, fundindo ou extinguindo órgãos da instituição. Esse planejamento terá metas, prazos e parâmetros que possam ser acompanhados e cobrados pela sociedade.
De outro lado, vamos elaborar uma agenda prioritária, reunindo projetos que representem desburocratização, regulamentações e proposições que facilitem o ambiente de investimentos, o chamado Brasil mais fácil. O Congresso Nacional também buscará com trabalhadores, empresários e a sociedade civil as sugestões que visem eliminar todos os gargalos existentes no país.
Outra iniciativa, aproximando o Senado da sociedade, cria -sem custos, apenas com remanejamentos internos- uma secretaria de transparência. Ela irá coordenar as ações para atender as demandas da Lei de Acesso à Informação. Assim como aconteceu na acessibilidade, seremos, em breve, uma referência nesse campo: a instituição mais transparente do país.
Outro passo relevante é a defesa do nosso modelo democrático, a fim de impedir a ameaça à liberdade de expressão, como vem ocorrendo em alguns países. O chamado inverno andino não ultrapassará nossas fronteiras.
A imprensa livre é pedra angular da democracia e a tentativa de controle a qualquer pretexto é inadmissível. A liberdade de expressão é um dos nossos direitos mais preciosos. Temos que nos inspirar, sim, nas brisas de uma primavera democrática e criar uma barreira contra os calafrios provocados pelo inverno andino. Vamos criar uma trincheira sólida, se preciso legal, a fim de barrar a passagem desses ares gélidos e soturnos.
Em governos democráticos, não deve haver nenhuma pretensão de se imiscuir no conteúdo dos jornais, nem nas atividades dos jornalistas. Por isso, uma imprensa livre precisa ter a proteção do Estado.
Do ponto de vista conceitual, a liberdade de manifestação do pensamento, além de direito natural do homem, é premissa elementar às demais liberdades: política, econômica, de associação e de credo religioso. Não por outra razão, as nações livres não mexem nesse alicerce, mestre de todas as liberdades.
A invenção da imprensa tem uma contribuição insubstituível para a democracia. Ela está na gênese da multiplicação do conhecimento e, consequentemente, da própria democracia. Gutenberg, ao inventar a imprensa, derrubou o monopólio obscurantista da informação e a popularizou nos jornais. Informação e conhecimento sempre foram sinônimos de poder e capacidade de libertação, e aqueles que os têm exercem grande influência em seu meio.
Ao retirar-se o controle da informação das mãos da elite de outrora e da Igreja -distribuindo-a pela sociedade-, a humanidade evoluiu admiravelmente e as pessoas passaram a conquistar autonomia para decidir seus rumos e os destinos da comunidade onde viviam.
Sou cativo da liberdade de expressão. Sei como foi duro reconquistá-la e tenho especial orgulho de ter contribuído para isso, como deputado federal constituinte, em 1988, inserindo na nossa Carta Magna a liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

ASSALTO EM URUARÁ: OS REFÉNS FORAM TODOS LIBERTADOS -OS ASSALTANTES ESTÃO FUGINDO EM DIREÇÃO A SANTARÉM

Foto Valdecir Mecca - Blog Uruará em Foco
POLÍCIA OUVE REFÉNS DE ASSALTO A BANCO EM URUARÁ
Todos os reféns que haviam sido levados pelos bandidos que invadiram a agência do Banco do Brasil, em Uruará, na manhã desta terça-feira (5), já foram liberados.
Os 12 funcionários foram libertadas aos poucos ao longo do trajeto de fuga, em um ramal que dá acesso ao município de Santarém.
As vítimas foram levadas para a delegacia local e serão ouvidas pela delegada Selma Sarquis, titular da delegacia.
As buscas aos bandidos continuam. Policiais civis do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) e da Superintendência Regional do Xingu, sob comando do delegado Cristiano Marcelo do Nascimento, também estão em Uruará para auxiliar nas investigações sobre o assalto à agência do Banco do Brasil ocorrido na manhã desta terça-feira.
As equipes se deslocaram das cidades de Altamira e Santarém. (DOL, com informações da Polícia Civil)

FATALIDADE OU IRONIA DO DESTINO? JÉSSICA DESISTIU DE IR A KISS NO DIA DA TRAGÉDIA, MAS MORREU EM ACIDENTE TRÁGICO


GAROTA QUE DESISTIU DE IR À BOATE KISS MORRE EM ACIDENTE NO PR
Uma estudante que havia desistido de ir à Boate Kiss, em Santa Maria (RS), na noite de 26 de janeiro - e se salvado do incêndio que matou mais de 230 pessoas - morreu no último sábado, em um acidente na rodovia PR-182, em Toledo (PR), 540 quilômetros a oeste de Curitiba. Jéssica de Lima Röhl, 21 anos, cursava Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e era uma das organizadoras da festa de universitários que acabou em tragédia. Ela viajava com o namorado Adriano Stephanel; quando o carro onde eles estavam colidiu com um caminhão, matando os dois, segundo o Jornal Correio do Povo de Porto Alegre.
Jéssica fazia parte da comissão organizadora da festa Aglomerados, mas desistiu de ir à boate na última hora. O namorado da estudante pediu que ela não fosse sozinha depois que uma amiga também resolveu não ir à casa noturna. Os dois foram sepultados em Silveira Martins (RS), a 30 quilômetros de Santa Maria. (Terra)

LEÃO DO PARAZINHO PASSOU UM SUFOCO NAS GARRAS DO LEÃO DO TAPAJÓS


LEÃO DO TAPAJÓS FEZ BONITO EM BELÉM 
Jogo válido pela 6ª rodada do Parazão 2013 2ª Fase, o São Francisco de Santarém, conhecido como Leão do Tapajós, foi na casa do Clube do Remo em Belém, também conhecido como Leão do Parazinho, jogo que decidia sua classificação para o quadrangular decisivo do 1° turno do campeonato paraense 2013. 
O jogo começou tenso, pois o Leão do Parazinho está invicto no campeonato e mandava no jogo, mas o Leão do Tapajós rosnava e logo começou a mostrar sua força, foi que aos 32' minutos da etapa inicial, Rodrigo Guerra fez 1 a 0 para o time da capital. 
O Leão do Tapajós não se abateu, incrivelmente logo aos 35' minutos empatou a partida  com Boquinha, que para alegria dos azulinos do Tapajós, deixou tudo igual 1 a 1, era o duelo dos leões em plena capital do Parazinho, terminava o primeiro tempo. 
Começava a etapa final, e o jogo volta em alta pressão, o São Francisco, nosso Leão do Tapajós, demonstrava visivelmente estar melhor em campo que o Clube do Remo, leão do Parazinho, mas falhou e aos 12' da etapa final Fábio Paulista desempata 2 a 1 para o Remo. 
O Leão do Tapajós foi para cima e dominou o jogo, e para mostrar que estava melhor que o Leão do Parazinho, logo aos 19' minutos Levy de falta deixou tudo igual de novo 2 a 2 – bateu um desespero no Clube do Remo, mas o São Francisco segurou o jogo e não virou por sorte do Leão do Parazinho, pois o Leão do Tapajós o sufocava. 
Assim terminou o clássico dos leões, empatado, esse resultado garantiu a classificação do Leão do Tapajós para o quadrangular decisivo deste 1° turno do Parazão 2013, a renda foi de R$ 73.589,00, o público pagante de 5.820, entraram de graça 2.263, dando um total de 8.083 pessoas no Estádio Olímpico O Mangueirão. 
Veja como está a tabela hoje do Parazão 2013▼
Parazão 2013 - 1º Turno

POS
TIMES
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
AP
Remo-PA
16
6
5
1
0
12
6
6
88.9
Paysandu-PA
13
6
4
1
1
16
9
7
72.2
São Francisco-PA
11
6
3
2
1
13
9
4
61.1
Paragominas-PA
8
6
2
2
2
10
10
0
44.4
Sta Cruz de Cuiarana-PA
7
6
2
1
3
5
6
-1
38.9
Águia-PA
6
6
1
3
2
5
9
-4
33.3
Cametá-PA
4
6
1
1
4
3
6
-3
22.2
Tuna Luso-PA
1
6
0
1
5
1
10
-9
5.6
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...