sábado, 26 de janeiro de 2013

VIVE AGORA O OLIMPO QUE SONHASTE!!! Aos amigos que por aqui deixaste, quero convidá-los para te levarem à morada simples do pó da terra: será Domingo, dia 27 de janeiro, ás 4 horas da tarde, saindo da Capela Mortuária do Santíssimo Sacramento.

José Gumercindo Rebelo é arquiteto, artista plástico e poeta santareno.
ERIBERTO SIQUEIRA DOS SANTOS - Originário da Nação Pauxi (04/06/1947), aconchegou-se aos Tupaiu e aqui fez sua história: garoto do Bairro da Aldeia fez da Rua 24 de Outubro sua primeira estrada para chegar, ao lado de seus irmãos, ao Ginásio Dom Amando e de lá ao Clube Paroquial Imaculada Conceição, no Cristo Rei, onde juntos fomos atores na Peça JOANA D'ARC ENTRE AS CHAMAS; ainda jovem abraçou o Rádio, a comunicar, como ideal de vida; e ombreados a outros amigos, contemporâneos de Dom Amando (Edvaldo Campos, Paulão Rabelo, Apolonildo Brito, José Machado, Renato Dantas, Vicente Fonseca,....na casa do seu Isoca e Pracinha) a promover o 1º FESTIVAL DA CANÇÃO DO BAIXO AMAZONAS, com direito a UIRAPURU DE OURO. Isso é do meu tempo, o resto a comunidade já se apropriou: advogado, cerimonialista, radialista, escritor, poeta, membro da Academia de Letras e Artes de Santarém. Hoje nosso grande IMORTAL DA ALAS que, com muita sabedoria, presidiu-a honrando a Cadeira Nº7, patrocinada pelo iliustre Deputado CLÉO BERNARDO DE MACAMBIRA BRAGA. O ciclo do homem na Terra permitiu-lhe quase 66 anos, não fosse a Miastenia Gravis entregar-lhe o óbito prematuro ante a longevidade cientificada pela estatística nacional aos brasileiros. Vai em Paz irmão. Cumpriste o teu papel. Outros jovens, de semelhante ideal, saberão aquilatar seu tempo em prol da cultura e das artes, inovar sem descaracterizar e valorizar o chão que palmilhaste cuidadosamente. VIVE AGORA O OLIMPO QUE SONHASTE!!! Aos amigos que por aqui deixaste, quero convidá-los para te levarem à morada simples do pó da terra: será Domingo, dia 27 de janeiro, ás 4 horas da tarde, saindo da Capela Mortuária do Santíssimo Sacramento.

Estudo sobre reações negativas na rede só ouviu usuários alemães. Em outros países, a cultura é diferente

Cora Rónai é jornalista especializada em Tecnologia da Informação, editora do caderno Informática, etc… do jornal O Globo.
Pesquisadores da Universidade Humboldt e da Universidade Técnica de Darmastadt, na Alemanha, fizeram um estudo com 600 pessoas e chegaram à conclusão de que o Facebook provoca sérios ressentimentos em cerca de um terço dos usuários. O que causaria toda essa amargura seriam sobretudo fotos de férias e a comparação com o nível de socialização dos amigos, ou seja, a contabilização de "likes" e de parabéns pelo aniversário, por exemplo; mas foram observadas muitas reações negativas em usuários na faixa dos 30 anos em relação à vida familiar dos outros.
Inveja, teu nome é Facebook.
Será mesmo? Segundo matéria publicada aqui no jornal, e amplamente divulgada na rede social, "os pesquisadores disseram que os entrevistados eram alemães, mas esperavam que os resultados fossem os mesmos internacionalmente, já que a inveja é um sentimento universal"
É aqui que eu me permito discordar dos doutores. A inveja é universal, com certeza, mas obedece às manhas e manias da cultura local. Não acredito que aqui no Brasil, onde temos feriados e conseguimos nos distrair mesmo durante a semana, férias causem tanta inveja. Por outro lado, ninguém na Alemanha deve ter inveja (ou seria raiva?) da aposentadoria de certos funcionários públicos privilegiados, ou das mordomias dos parlamentares.
Também não acredito que a vida familiar dos outros possa estressar de tal forma os usuários latinos, em geral, e os brasileiros, em particular, que freqüentemente têm até mais vida familiar do que gostariam de ter, mesmo quando moram sozinhos.
Os alemães, diz ainda a pesquisa, têm inveja das fotos dos carros postadas pelos amigos. Ora, onde se enquadram nisso os nova-iorquinos ou parisienses, por exemplo, que em sua vasta maioria usam transportes públicos?
Segundo o estudo, as piores reações partem de usuários que entram na rede passivamente, sem interagir com ninguém: "O acompanhamento passivo provoca emoções amargas, com os usuários invejando principalmente a felicidade dos outros, o modo como passam as férias e como socializam".
Não sei quais são as percentagens de usuários passivos de Facebook na Alemanha e no resto do mundo, mas arrisco o palpite de que, no Brasil, os índices devem ser diferentes. Nós adoramos redes sociais. Fomos os maiores usuários do Orkut e já estamos em segundo lugar no Facebook. Segundo o site socialbakers.com, 82,32% dos brasileiros que têm acesso à internet participam do Facebook, contra apenas 37,56% dos alemães: será, então, que o resultado de uma pesquisa feita na Alemanha pode mesmo se aplicar à nossa sociedade?
Sei que a inveja é uma constante. Seres humanos são seres humanos em qualquer ponto do planeta. Ainda assim, volto a insistir no peso dos fatores culturais. O que causa inveja num país, ou mesmo num bairro, não é o que causa inveja em outro. Além disso, cada cultura tem a sua própria maneira de se comportar na internet. Acho precipitado concluir que a humanidade inteira sofra do mesmo mal ao se conectar ao Facebook.
Pessoalmente, não gosto do Facebook, nem como empresa, nem como interface. Mas ando meio cansada de ver "estudos" e "pesquisas" que só atribuem qualidades negativas à internet. O mundo não é perfeito, o ser humano é a imperfeição em pessoa; já trazíamos todos os nossos defeitos conosco muito antes de a rede ser inventada.

PARÁ REGISTRA GRAVIDEZ RARA

MARANHENSE DEU À LUZ NA SANTA CASA, APÓS GESTAÇÃO NO ABDÔMEN. CASO OCORRE EM 1% DAS MÃES DO MUNDO.
Um caso de gravidez raríssimo foi registrado na Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. Elizete Pavão, 26 anos, deu entrada no hospital com 28 semanas de gestação por apresentar problemas de pressão alta e ficou internada até o tempo normal da gravidez, 37 semanas. Mas, na hora do parto, verificou-se que o bebê não estava no útero, e sim no ovário - ele havia se desenvolvido no abdômen. Quase três meses após o parto, mãe e filho mantiveram o quadro de saúde estável e o hospital divulgou o caso. As informações são do G1 Pará.
Elias Gabriel nasceu com 1,7 quilos, medindo 44,5 centímetros, sem deformação alguma. O médico ginecologista que foi acionado para o parto, Romulo Muller, conta que este é o primeiro caso de gestação no ovário que ele conhece no Pará. "A gravidez ectópica [fora do útero] acontece em 1% de todas as gestações do mundo e, dentro deste 1% das ectópicas, a possibilidade de nascer no ovário é de 1%", explica. "O risco de mortalidade materna é 90 vezes maior que uma gestação normal e o risco do bebê falecer é de 95%", afirma o médico, que acrescenta o risco de haver alguma deformação na criança. A admiração é maior porque o ovário possui muitos vasos sanguíneos, que poderiam ter rompido e provocado uma hemorragia letal.
Nas gestações normais, o espermatozoide entra pelo útero e percorre a tuba uterina até encontrar o óvulo. Após fecundado, faz o caminho inverso, retornando para útero, local adequado para a gravidez se desenvolver. No caso de Elizete, há duas possibilidades do que pode ter acontecido: a primeira, que a fecundação ocorreu normalmente na trompa e depois migrou para o ovário, em vez do útero; a segunda, que o espermatozoide penetrou no próprio ovário e ali se desenvolveu. Romulo explica que há vários tipos de gravidez ectópica, em que o bebê pode se desenvolver no intestino, nas trompas, mas, na maioria dos casos, a criança não se desenvolve ou a mãe morre. Continue lendo...

VIVER EM SÃO PAULO ESTÁ MUITO PERIGOSO


ASSASSINATOS NA CIDADE DE SÃO PAULO AUMENTAM 40% EM 2012
Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Em 2012, a capital paulista teve um aumento de 39,8% no número pessoas assassinadas. Segundo balanço divulgado na noite de hoje (25) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), foram 1.495 vítimas de homicídio em todo o ano passado contra 1.069 durante 2011.
Ao longo do ano passado a cidade de São Paulo viveu uma onda de violência marcada pelo assassinato de policias e chacinas nas periferias. Foram diversos ataques de homens encapuzados que disparavam contra pessoas em bares ou nas ruas. Os crimes com grande número de mortes são notados nas estatísticas que apontam para 1.368 casos de assassinato em 2012, enquanto o número de vítimas é 9% maior. Em 2011, com 1.019 casos de homicídio, a diferença era 5%.
Ontem (24), seis policias militares foram presos por envolvimento na chacina que resultou na morte de sete pessoas em um bar da zona sul, no último dia 4. De acordo com a SSP, mais policiais podem ter participado do crime que continua sob apuração. Segundo investigação das corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil, o grupo de policiais organizou o ataque provavelmente como represália pela divulgação de um vídeo onde PMs executavam um homem rendido. A veiculação das imagens em emissoras de televisão levou à prisão dos envolvidos.
Apesar da chacina ser semelhante a várias outra ocorridas ao longo do ano na capital, o secretário de Estado de Segurança Pública, Fernando Grella, evitou relacionar esses crimes à ação de grupos de extermínio com a participação de policiais. “Nós temos a preocupação e a responsabilidade de nos empenharmos e nos dedicarmos em esclarecermos todos os casos. Todas as linhas de investigação devem ser perseguidas”, disse, ressaltando em seguida que não podia fazer generalizações.
Em uma audiência pública realizada horas antes do anúncio da prisão dos envolvidos na chacina, moradores da região do Capão Redondo, zona sul da capital, cobraram providências do Poder Público para as chacinas e a atuação de grupos de extermínio na periferia da cidade. (Edição: Fábio Massalli)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

JENNIFER LOPES DESFILA SEM CALCINHA NOS EUA


SEM CALCINHA? JENNIFER LOPEZ USA TRANSPARÊNCIA E LEVANTA DÚVIDA
Do EGO, no Rio
Cantora desfilou com um vestido ousado na première de filme em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Sem calcinha? Nesta quinta-feira, 24, Jennifer Lopez usou transparência e levantou a dúvida se estaria ou não usando a peça íntima. A cantora desfilou com um vestido ousado no tapete vermelho da première do filme “Parker”, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ela e Jason Statham estão no elenco do filme dirigido por Taylor Hackford. (Ego Rio)

MORRE ERIBERTO SANTOS, POETA, ESCRITOR E RADIALISTA SANTARENO

POETA SANTARENO PARTE RUMO AO INFINTO
Eriberto Santos, um grande homem das artes, imortal da Academia Santarena de Letras e Artes, nos deixou repentinamente. A família confirmou seu falecimento nesta sexta-feira (25), mas não deu maiores detalhes sobre a causa. Eriberto era radialista, escritor e poeta, casado com Delmaci Pereira. Nossos profundos sentimentos de pesar, por esta partida inesperada, que Deus conforte seus familiares, e que receba de braços abertos, no paraíso, este irmão santareno de verdade. 

PREFEITO TEM QUE DEVOLVER R$ 342 MIL SURRUPIADOS DA SAÚDE

EX-PREFEITO TERÁ QUE DEVOLVER R$ 342 MIL
O ex-prefeito de Moju, no nordeste do Estado, João Martins Cardoso Filho, mais conhecido como Parola, e o ex-secretário de Saúde do município, Manoel Raimundo Pantoja Araújo, foram condenados pela Justiça Federal a devolver R$ 342.513,98 aos cofres públicos por falta de comprovação de despesas decorrentes de repasses de recursos do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, durante a gestão deles em 2004.
O juiz federal da 6ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Pará, Ruy Dias de Souza Filho, que assinou a sentença respondendo pela 2ª Vara, julgou “procedente em parte” o pedido do Ministério Público Federal (MPF) que fez a denúncia com base em fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), que instaurou Inquérito Civil Público, e do Serviço de Auditoria do Sistema Único de Saúde no Pará que atestou “a ausência de documentação comprobatória das despesas”, segundo o juiz.
Apesar do MPF ter pedido a devolução integral dos recursos recebidos pela prefeitura de Moju que somavam R$ 367.296,00, o juiz Ruy Dias considerou como não comprovadas despesas referentes somente a R$ 342.513,98, aceitando como comprovante de despesas as folhas de pagamento assinadas por Agentes Comunitários de Saúde e por outros profissionais de saúde do Programa Saúde Família apresentada pelos réus. “Quanto aos demais, consoante consignado pelo parquet, o aproveitamento de tais documentos como evidência de realização de despesas demandaria reforço probatório, inexistente neste feito”, escreveu o juiz na sentença assinada no dia 18 de dezembro passado.
Parola e Manoel Raimundo arguiram incompetência da Justiça Federal para julgar o caso e apresentaram planilhas com despesas no total de R$ 359.340,06 que seriam referentes a gastos com despesas de pessoal e pagamento de tributos. Mas o juiz considerou que “não se pode atribuir valor comprobatório a tais demonstrativos, notadamente porque as ordens de pagamento que os acompanham não contém rubrica das autoridades responsáveis pela sua expedição, certificação e fiscalização”. Ele também citou jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que considerou competente a Justiça Federal para julgar um caso de improbidade administrativa.
OUTROS PROCESSOS Continue lendo...

AVIÃO DA TIO TÁXI AÉREO CAI E EXPLODE EM MANAUS


NOTA OFICIAL DA TIO TÁXI AÉREO
A empresa Tio Táxi Aéreo vem a público informar que irá apurar juntamente com o Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes) as causas do acidente envolvendo a aeronave Embraer 810, de prefixo PTEUP, de sua propriedade, a qual, durante um pouso de emergência, na tarde desta quinta-feira (24/01), no conjunto Parque das Laranjeiras, Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, atingiu, acidentalmente, uma área ocupada por veículos estacionados. A aeronave vinha do município de São Paulo de Olivença, fez um pouso rápido em Tefé para abastecer e seguiu para Manaus, onde, durante tentativa de pouso no Aeródromo de Flores - Aeroclube - (avenida Professor Nilton Lins), precisou arremeter. O motivo ainda não foi informado pelo piloto, Iran Rolim, o qual estava acompanhado do co-piloto Gui Pacheco, com três e dois anos de experiência, respectivamente. Ambos estavam devidamente habilitados para a atividade. Eles e outros dois passageiros que estavam na aeronave passam bem e tiveram leves escoriações durante o acidente. A direção da empresa informa, ainda, que a manutenção da aeronave estava em dia e que a mesma possui seguro, que cobre, inclusive, danos em solo. A Tio Táxi Aéreo reforça seu comprometimento com a população de Manaus e está à disposição para prestar qualquer informação necessária acerca do ocorrido. (Portal do Holanda)
Veja o vídeo do local do acidente

Enfim, foi hoje, há 25 anos. Mas hoje é apenas mais um dia.

Ruy Castro nasceu em Caratinga - MG, em 26 de fevereiro de 1948. É jornalista, escritor, reconhecido pela produção de biografias, escreve regularmente na Folha de São Paulo.
RIO DE JANEIRO - Foi num dia 25 de janeiro, como hoje. Enquanto Alice tirava o carro, abri a geladeira e, tremendo muito, servi-me de quatro copos de vodca -pura, gelada, do freezer. Copos, não doses. Cheios, cada qual tomado de um gole, e que, como sempre, desceram como água. O tremor nas mãos não traía nervosismo. Tremia porque acabara de acordar e estava sem beber havia horas. Ainda não descobrira como beber dormindo.
Acordado, bebia um mínimo de dois litros de vodca por dia, só em casa -o consumo na rua era difícil de calcular. Uma vez por semana, a empregada botava os cadáveres para fora, à espera do garrafeiro. Os vizinhos deviam achar que os moradores daquela casa bebiam muito. Se soubessem que um único morador engolia aquilo tudo, não acreditariam.
Dali a pouco, estávamos na rodovia Raposo Tavares, rumo a Cotia, a 31 km de São Paulo, onde eu então morava. Sabia que, no lugar para onde Alice me levava -uma clínica para dependentes químicos-, não haveria bebida. Os quatro copos teriam de bastar até o fim do dia. Mas, e o dia seguinte? E os 30 dias seguintes? Não tinha ideia, nem me preocupava. Afinal, não vivia dizendo que "bebia porque gostava" e "seria capaz de parar quando quisesse"?
Os primeiros cinco dias foram de horror -o organismo reagindo ao corte súbito do suprimento com tremores pelo corpo inteiro, agitação, insônia, diarreia, taquicardia, suores, possibilidade de delírio. Nas palestras, as vozes dos terapeutas soavam muito longe e o que eles diziam, um mistério. Os colegas de internação, fantasmas sem rosto. Mas, aos poucos, o horror passou e, em menos de duas semanas, foi sendo substituído por uma sensação quase insuportável de lucidez, vigor físico e vontade de viver -como nunca antes. Até hoje.
Enfim, foi hoje, há 25 anos. Mas hoje é apenas mais um dia.

CONCURSADOS DO ESTADO VOLTAM QUESTIONAR NOMEAÇÕES

APROVADOS EM CONCURSOS EXIGEM NOMEAÇÃO 
Concursados aprovados em 2011 e 2012 para cargos na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) protestaram, na manhã de ontem, à frente da sede da secretaria, na rodovia Artur Bernardes, para exigir a convocação e posse de aprovados em dois concursos. A Associação dos Concursados do Estado do Pará (Asconpa) informou que pelo menos 3,5 mil pessoas passaram e mais da metade espera para assumir seus cargos.
"Nós viemos aqui para tentar uma audiência com o secretário Joaquim Ramos, porque tivemos a informação que eles estavam recebendo currículos para fazer a contratação de temporários. Ao entrarmos na secretaria, encontramos uma fila imensa de candidatos para o preenchimento das vagas. Então, se há falta de pessoal, que a Sesma convoque e dê posse aos concursados", frisou o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida.
A enfermeira Flávia Miranda, aprovada no 31º lugar do concurso de 2011, quando foram ofertadas 117 vagas para esse cargo, revelou indignação com a fila de candidatos para trabalhar temporariamente na Sesma.
No prédio da Sesma, os manifestantes foram recebidos pelo Diretor Geral do órgão, Roberto Nunes, que prometeu articular uma audiência com o secretário Joaquim Ramos hoje.
Representantes da Asconpa também estavam com uma audiência marcada na manhã de ontem com o procurador do Trabalho Sandoval Alves da Silva, para tratar sobre a contratação de temporários, mas a audiência foi transferida para o dia 18 de fevereiro.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informou que, atualmente, está apenas admitindo, dentro de suas necessidades e capacidades, os profissionais aprovados no processo seletivo e concursos realizados pela Sesma. (Amazônia – ORM)

ONU VAI INVESTIGAR MATANÇA POR DRONES NO ORIENTE MÉDIO


ONU INVESTIGARÁ MORTES CAUSADAS POR AVIÕES NÃO TRIPULADOS
Da BBC Brasil
Brasília - As Nações Unidas vão investigar o uso de aviões não tripulados, chamados drones, em ações antiterroristas. O anúncio ocorre em meio ao crescimento contínuo do número de civis inocentes mortos nos ataques.
O inquérito investigará pelo menos 25 ataques com o uso de drones no Paquistão, no Iêmen, na Somália e em territórios palestinos.
O encarregado da investigação será o especialista em antiterrorismo e direitos humanos das Nações Unidas, Ben Emmerson. A maioria dos ataques com drones é de responsabilidade dos Estados Unidos, mas Israel e a Grã-Bretanha também os usam. (BBC)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Uma espécie de quadrilátero do suicídio, onde a cidade concorda que centenas de pessoas, incluindo mulheres grávidas e crianças, vão se matando aos poucos, dia após dia.

Rogério Gentile é jornalista e secretário de redação do jornal a Folha de São Paulo. 

SÃO PAULO - Após muita expectativa, revelou-se um tanto quanto tímido o tal programa de internações à força na cracolândia promovido por Alckmin. Temendo ser tachado de "higienista", o governo paulista tem se restringido aos casos em que familiares pedem providências. Os que não têm essa sorte, de modo geral, continuam largados na rua.
A cracolândia é, há anos, um dos lugares mais angustiantes de São Paulo. Uma espécie de quadrilátero do suicídio, onde a cidade concorda que centenas de pessoas, incluindo mulheres grávidas e crianças, vão se matando aos poucos, dia após dia.
ONGs e afins alegam que os usuários do crack têm o direito de recusar atendimento. Dizem que só devem ser internados aqueles que assim desejarem. Mas será mesmo que os 'noias' que perambulam pela cracolândia como 'zumbis' têm condição de cuidar da própria vida? A dependência à droga não se tornou mais forte do que o medo de morrer?
Outro argumento muito comum contra a internação à força é o da baixa eficiência terapêutica. Pode até ser verdade. Mas ainda assim é melhor tentar salvar os dependentes, internando-os com indicação médica, do que simplesmente deixá-los perecer na rua, como ocorre hoje.
O enfrentamento do problema perdeu força em 2012, quando Alckmin e Kassab iniciaram uma ação atabalhoada na cracolândia. A PM foi acionada para prender traficantes, mas acabou jogando bombas de efeito moral em dependentes; assistentes sociais foram mandados para a região, mas nem mesmo o centro de tratamento da prefeitura estava pronto para receber os doentes. O resultado foi o fracasso da operação.
Naquela ocasião, sobrou atitude, mas faltou planejamento para as autoridades, mais preocupadas com o calendário eleitoral. Agora, o problema parece ser o inverso. Com cerca de 700 leitos de retaguarda, o que parece faltar é determinação para enfrentar o discurso politicamente correto dos "românticos do crack".

TSE BARRA VIÚVA, PREFEITA ELEITA, POR REPRESENTAR O TERCEIRO MANDATO CONSECUTIVO VEDADO POR LEI


TSE: PREFEITA ELEITA NÃO PODE TOMAR POSSE POR SER VIÚVA DE EX-PREFEITO
Reeleita ao cargo de prefeita do município de Pombal (PB), Yasnaia Pollyanna Werton Dutra entrou com ação no Supremo Tribunal Federal, pedindo sua recondução ao cargo. Viúva do ex-prefeito Jairo Feitosa, morto em 2007, a um ano do fim do mandato na prefeitura de Pombal, Yasnaia foi eleita pela primeira vez em 2008. Para a Justiça Eleitoral da Paraíba e o Tribunal Superior Eleitoral, a reeleição representa o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar, o que significaria a segunda reeleição de Yasnaia, infringindo a Constituição Federal. A defesa da candidata alegou que o argumento é inválido, pois o vice-presidente assumiu a prefeitura até o fim do mandato do falecido. Na ação ajuizada no STF, argumenta que a decisão do TSE, que manteve a impugnação de sua candidatura, violou a Constituição. Inicialmente, o ministro Dias Toffoli reformou a decisão do Tribunal paraibano, admitindo a candidatura. Mas, posteriormente, o plenário do TSE reformou essa decisão e manteve a da Justiça Eleitoral paraibana. Assim que o recesso judiciário terminar, a prefeita eleita pretende interpor Recurso Extraordinário ao STF, para que ela possa continuar exercendo o mandato para o qual foi eleita. (Blog do Claudio Humberto)

CARA DE ANJO CORAÇÃO DO SATANÁS - JIMMY MANDOU MATAR O PAI, A TIA, A PRIMA E DE QUEBRA O CACHORRO DA FAMÍLIA

"QUERO PAGAR PELOS ERROS QUE COMETI!", REVELA MENTOR DE TRIPLO HOMICÍDIO, EM ENTREVISTA A JORNAL
O publicitário Jimmy Robert Queiroz de Brito falou com exclusividade a uma equipe de reportagem do jornal A Crítica, que acompanhou a sua transferência para a cadeia pública
MÔNICA PRESTES – A CRÍTICA
Na madrugada desta quinta-feira (24), o jornal A Crítica fez uma entrevista exclusiva com o publicitário Jimmy Robert Queiroz de Brito, 30, identificado pela polícia como o mentor do triplo homicídio ocorrido na última terça-feira (22), em Manaus. O pai de Jimmy, Roberval Roberto de Brito, a tia Maria Gracilene, a prima Gabriela Belota e o cachorro da família, foram mortos por estrangulamento dentro de suas casas, localizadas em bairros distintos da cidade.
“Quero pagar pelos erros que cometi!”, revelou Jimmy Robert à equipe de reportagem que acompanhou a sua transferência e de seus dois comparsas para a cadeia pública desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus. O conteúdo completo da entrevista será publicado na edição do jornal que vai às bancas amanhã, sexta-feira.
Crueldade
Os assassinatos do empresário Roberval Roberto de Brito, 63; Maria Gracilene Roberto Belota, 59, e da acadêmica de Odontologia, Gabriela Belota, 26, foram arquitetados pelo publicitário, conforme as investigações policiais. O motivo seria uma herança no valor de R$ 200 mil, da qual Jimmy pretendia se apossar.
A forma como o triplo homicídio foi executado – as vítimas foram estranguladas, além de sofrerem cortes no pescoço -, bem como o envolvimento de um membro da família nos crimes, chocou a opinião pública. (A Crítica)

PROCURADOR DO MP DO CEARÁ QUER DE VOLTA, CACHÊ GORDO DE IVETE SANGALO DE R$ 650 MIL

PROCURADOR QUER DE VOLTA CACHÊ DE IVETE POR SHOW NO CE
NELSON BARROS NETO - DE SALVADOR - Folha Online
O Ministério Público de Contas do Ceará informou que vai pedir o ressarcimento aos cofres públicos do cachê de R$ 650 mil pago pelo governo do Estado à cantora Ivete Sangalo por um show na inauguração de um hospital estadual em Sobral.
O show foi realizado na sexta-feira, na cidade que é berço político do governador Cid Gomes (PSB) e de seu irmão Ciro. O pagamento do cachê foi registrado ontem na contabilidade do Estado.
Segundo a instituição, mesmo em casos de dispensa de licitação, o poder público deve apresentar ao menos três orçamentos, mas o governo só anexou dois.
O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gleydson Alexandre, diz que apresentará o pedido no dia 5, na volta do recesso do Tribunal de Contas do Estado.
Em análise inicial, o TCE não apontou irregularidade no caso. Se essa avaliação for mantida, Alexandre disse que cobrará a devolução dos R$ 650 mil na Justiça.
O Ministério Público listou seis shows de Ivete Sangalo contratados por prefeituras em 2012, entre elas a do Rio de Janeiro, por valores entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.
OUTRO LADO
O governador Cid Gomes informou ontem, por meio da assessoria de comunicação, que não poderia se pronunciar porque não foi notificado sobre o tema.
Na semana passada, Cid afirmara que continuaria a promover esses eventos "doa a quem doer" e que o "povo precisa de diversão". Ivete Sangalo não se pronunciou. (Folha On Line)

A bandeira da sustentabilidade, que ela empunha e que é o centro do discurso do movimento, é simpático, mas insuficiente para servir de mote à criação de uma nova legenda.

Ricardo Galuppo é Publisher do jornal Brasil Econômico – Twitter: @ricardogaluppo.
No Brasil é assim. Sempre que um político perde espaço no partido que o abriga, cai na tentação de criar uma nova agremiação. E algumas vezes acaba criando mesmo. E o resultado pode até ser positivo para o político que liderou a iniciativa.
Mas para o eleitor e para o sistema partidário, de um modo geral, é uma lástima. Os novos partidos em nada contribuem para dar clareza ao debate político ou para encaminhar as votações das reformas de que o país necessita.
Assim, o efeito prático do surgimento de novas siglas quase sempre se reduz a mais uma boca para morder um naco do fundo partidário - dinheiro público destinado a cobrir as despesas básicas das agremiações - e mais um para dividir o tempo no horário eleitoral gratuito.
Se o partido obtém algum sucesso, e consegue eleger uma bancada expressiva, eventualmente, pleitear um ministério ou uma secretaria estadual em troca da promessa de apoio nas votações parlamentares de interesse do Executivo.
É nesse momento - o das alianças que aproximam os novos partidos das legendas das quais se desgarraram - que as novas agremiações revelam toda sua falta de compromisso com as ideias que justificaram sua existência.
Isso é dito, naturalmente, a propósito do Movimento por uma Nova Política, que pode resultar na criação de um novo partido, encabeçado pela ex-senadora Marina Silva, do Acre.  Continue lendo...

O PARÁ É UMA VERGONHA NACIONAL - SEM GOVERNO, O TRABALHO ESCRAVO IMPERA

Trabalho escravo no sul do Pará - foto para divulgação

PARÁ LIDERA AÇÕES DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO
O Pará foi identificado com o maior número de trabalhadores em condições análogas às de escravidão, em 2012 com 530 casos atendidos pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego. A equipe percorreu 51 municípios paraenses e alcançou 2.283 trabalhadores para averiguações. Nesse grupo, além dos mais de 500 resgatados, 348 pessoas tiveram contratos formalizados com a visita do Ministério, que encontrou apenas 480 trabalhadores com seguro desemprego. Proprietários e empresários pagaram, no total, R$ 1.089.626,69 em indenizações e o Grupo Especial ainda emitiu mais 837 autos de infração. Os dados são do último relatório apresentado pela Secretaria de Inspeção do MTE no dia 15 de janeiro
Marabá foi a cidade com o maior número de trabalhadores resgatados: 150 no total; Tailândia, no nordeste do Estado, registrou 52 casos, dos 56 averiguados. Nesse município, todos os trabalhadores ganharam contratos de trabalho e os responsáveis pelos locais pagaram R$ 173 mil em indenizações. No Pará foram realizadas 22 operações. A pecuária foi o setor onde mais houve resgates, seguida por atividades ligadas ao plantio.
Em todo o Brasil, o Grupo Especial resgatou 2.560 trabalhadores em 2012 durante 135 operações com mais de R$ 8,6 milhões em pagamentos de indenizações aos trabalhadores. O Grupo Móvel vem atuando nos últimos 15 anos, em conjunto com a Polícia Federal (PF) e Ministério Público do Trabalho (MPT). As equipes apuraram denúncias, resgatam os trabalhadores e aplicam multas aos empregadores ilegais. (Amazônia – ORM)

BRASILEIROS VÃO QUEBRAR O BRASIL, GASTANDO ADOIDADO NO EXTERIOR

GASTOS DE BRASILEIROS NO EXTERIOR CHEGAM A US$ 22,2 BILHÕES EM 2012
Stênio Ribeiro - Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os brasileiros gastaram US$ 1,426 bilhão a mais com viagens ao exterior, no mês de dezembro, do que os estrangeiros deixaram no país. Foi um aumento de US$ 275 milhões (2,41%) em relação ao mesmo mês de 2011. As despesas no ano com viagens internacionais somaram US$ 22,2 bilhões enquanto os estrangeiros deixaram US$ 6,4 bilhões no país – o que resultou no déficit de US$ 15,588 bilhões nas contas das viagens internacionais.
Os números foram apresentados nesta quarta (23) pelo chefe do Departamento Econômico (Depec) do Banco Central (BC), Túlio Maciel. Segundo ele, 2012 registrou um novo recorde de gastos com viagens internacionais, estimulado, principalmente, pela valorização do real em relação ao dólar, em boa parte do ano passado.
Além de viagens, os serviços externos registraram saídas líquidas de US$ 41,075 bilhões em 2012. Custaram, portanto, US$ 3,143 bilhões a mais (8,28%) que no ano anterior, uma vez que as despesas totais de brasileiros lá fora somaram US$ 80,939 bilhões, enquanto as receitas obtidas com gastos de estrangeiros no país ficaram em US$ 39,864 bilhões.
As principais despesas, de US$ 18,804 bilhões, foram com aluguel de equipamentos, que aumentaram 12,23% na comparação com 2011, seguidas das despesas com viagens. Depois, vieram os gastos com transportes, no valor de US$ 8,769 bilhões (+5,2%); US$ 3,850 bilhões com computação e informações, no mesmo patamar do ano anterior; US$ 3,156 bilhões com royalties e licenças (+16,45%); US$ 1,446  bilhão com serviços governamentais (+3,95%); US$ 994 milhões com seguros (-17,98%); US$ 709 milhões com serviços financeiros (-17,36%); e US$ 10,759 bilhões na rubrica “outros serviços”, com acréscimo de 7,01% em relação ao ano anterior.
De acordo com o chefe do Depec, as remessas líquidas de renda para o exterior somaram US$ 6,543 bilhões no último mês de 2012, com leve aumento de 1,7% em relação a dezembro de 2011. Com esse desempenho, as remessas acumuladas no ano ficaram em US$ 35,448 bilhões, ou 25,1% abaixo das remessas de US$ 47,319 bilhões em 2011. Foram US$ 24,112  bilhões em lucros e dividendos, com redução de 36,8% em relação a 2011, e US$ 11,847 bilhões com pagamento de juros, que diminuíram 17,79% na comparação anual. (Edição: Lílian Beraldo)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

DESEMBARGADOR LIBERA EMPREENDIMENTO BURITI E DERRUBA O ABRAÇO DOS ECOS CHATOS NO JUÁ

DERROTA DOS ECOS CHATOS – BURITI VOLTA A CENA
Depois da barulheira dos ecos chatos santarenos, que empurraram o maior empreendimento imobiliário planejado da história de Santarém, para a lenta e cara ciranda da justiça, onde tudo se resolve a base de liminar, a empresa consegue retornar com as obras do loteamento na Rodovia Fernando Guilhon, graças a decisão de Leonardo Tavares, desembargador do TJ Pará, a empresa volta a ser liberada para continuar suas operações de vendas e construção do loteamento Cidade Jardim em Santarém.
SECRETARIA DA 1ª CÂMARA CÍVEL ISOLADA COMARCA DA SANTARÉM / PA AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 20133001445-2 AGRAVANTE: SISA SALVAÇÃO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. AGRAVADO: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ RELATOR: DES. LEONARDO DE NORONHA TAVARES RELATÓRIO O EXMO. SR. DESEMBARGADOR LEONARDO DE NORONHA TAVARES: (RELATOR): SISA SALVAÇÃO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. interpôs o presente AGRAVO DE INSTRUMENTO com pedido de efeito suspensivo, contra decisão proferida pelo MM. Juízo da 8ª Vara Cível da Comarca de Santarém, que deferiu medida liminar nos Autos da Ação Civil Pública ajuizada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ determinando que o Agravante cesse qualquer atividade no loteamento Cidade Jardim, localizado naquele Município. Leia mais aqui►

RONALDO FENÔMENO É MÃO DE VACA COM A MULHERADA - LEVA UM NÃO DA EX-MULHER

EX NÃO ACEITA RONALDO DE VOLTA E DJ PEGA RESTO
Bem que o Fenômeno tentou voltar com a sua ex, Bia Antony, mãe de suas duas filhas. Foram juntos até a Suíça, mas a bela aguentou demais e não suportou vê-lo passando os dias em que ela estava digerindo emocionalmente a separação com a DJ Paula Morais, prima da atriz Cléo Pires. Era para ser só um caso.
Ronaldo foi encontrar a ex e as filhas na Europa, mas não adiantou. Bia foi esperta e está munida de bons advogados porque sabe que o Fenômeno não é de soltar dinheiro. Milene Domingues que o diga!!!!! Antony é bem nascida e gosta de luuuuuuuuuuuuuuuuxo. Jamais trabalharia de qualquer coisa para sustentar as filhas e a si mesma, principalmente sabendo do patrimônio de Ronaldo.
E agora sobrou para Paula, mas que ela saiba, são só migalhas, afinal Ronaldo gosta de ser livre. Se ela realmente conseguir engolir qualquer coisa, pode se dar bem. Se dar bem, digo, no olhar dessas moças que não ligam para chifres desde que o cartão de crédito seja ilimitado.
Mas Paula que continue se bancando, pois ele não é de bancar mulher meeesmo. Bia só conseguiu tudo porque é muito esperta: já tem cobertura de luxo em São Paulo, casa em Ibiza - entre outras coisas... Mas ela é um caso à parte.
Lembram quando ele tentou diminuir a pensão do filho Ronald, que teve com Milene Domingues? Feio demais, até a mãe do Fenômeno ficou indignada na época! (Agência de Notícia Jornal Floripa)

MINISTRO JAPONÊS DIZ QUE OS 'VELHOS' DEVEM MORRER, POIS CUSTA CARO PARA O GOVERNO MANTÊ-LOS VIVOS


MINISTRO JAPONÊS DIZ QUE IDOSOS DEVEM 'SE APRESSAR E MORRER' PARA POUPAR GASTOS DO GOVERNO COM SAÚDE
Taro Aso disse que recusaria qualquer tratamento médico para prolongar sua vida em caso de doença terminal
Agência Folha
O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, 72, disse nesta terça (22) que os idosos devem ser autorizados a “se apressar e morrer” para aliviar a pressão sobre o Estado, responsável pelo pagamento das despesas médicas.
"Deus me livre de ser forçado a viver se quisesse morrer. Eu acordaria me sentindo cada vez mais pior sabendo que (o tratamento) foi todo pago pelo governo - disse ele, durante uma reunião do Conselho Nacional de Reformas da Segurança Social. - O problema não será resolvido, a não ser que você deixe que eles se apressem e morram".
Quase um quarto dos 128 milhões de japoneses tem mais de 60 anos. A proporção deve aumentar para 40% nos próximos 50 anos. O aumento nos custos sociais, especialmente para os idosos, está por trás de uma decisão -tomada no ano passado- que aumenta em 10% os impostos sobre as vendas nos próximos três anos.
O ministro disse também que pretende recusar os “cuidados no fim da vida”. “Eu não preciso desse tipo de atendimento”.
Segundo a mídia local, Aso disse ainda que deixou recomendações à sua família para que negue prolongar sua vida por meio de tratamentos médicos. Mais tarde, Aso falou sobre seus comentários e disse que sua linguagem havia sido “inapropriada” para um evento público e que ele estava falando apenas sobre sua preferência pessoal.
De acordo com um relatório divulgado nesta semana, 40% das famílias que recebem assistência social tem algum membro maior de 65 anos. O governo japonês planeja reduzir gastos com assistência no próximo orçamento, que deve entrar em vigor em abril. Os detalhes sobre os cortes devem ser divulgados nos próximos dias. (Agência Folha)

A principal razão da não classificação da seleção brasileira sub-20 foi o péssimo futebol coletivo

Eduardo Gonçalves de Andrade, apelidado de (Tostão) é ex-jogador, campeão mundial na Copa de 1970, médico e escritor crítico literato.
Aprendi com alguns mestres na medicina que, se um exame, para definir um diagnóstico, tem 50% de falso positivo (50% das pessoas com exame positivo não terão a doença) ou 50% de falso negativo (50% com exame negativo terão a doença), esse exame não serve para nada.
Lembrei disso porque Arnaldo Tirone, então presidente do Palmeiras, declarou, na semana passada, que Riquelme tinha 50% de chance de jogar no clube. É o mesmo que dizer que há 50% de chance de chover.
Seedorf, acostumado a jogar para grandes plateias, não consegue entender, mesmo muito bem informado sobre o futebol brasileiro, o número tão pequeno de pessoas no estádio. Ele também não compreende por que o mesmo clássico tem mais rivalidade no Estadual que no Brasileirão, se esta competição é mais importante.
Houve novidades, mas nenhuma grande surpresa na convocação de Felipão. Com exceção de Neymar e Thiago Silva (contundido), há vários bons jogadores, no mesmo nível, em todas as outras posições. Cada técnico tem sua preferência. Entre Kaká e Ronaldinho, Felipão escolheu Ronaldinho.
A seleção tem agora um típico centroavante (Fred ou Luis Fabiano). Felipão vai escalar apenas Paulinho e Ramires no meio-campo ou vai colocar mais um na marcação (Hernanes ou Arouca)? Neste caso, não haveria lugar para Oscar,
Lucas e Hulk. O ataque teria Ronaldinho, na ligação, mais Neymar e um centroavante. Felipão admitiu ainda que poderá usar, como opção, David Luiz de terceiro volante ou de terceiro zagueiro. Continue lendo...

MPF MIRA TRINTA FACULDADES IRREGULARES


SEGUNDO O ÓRGÃO, NO PARÁ, CERCA DE 10 MIL PESSOAS FORAM PREJUDICADAS POR CONTA DE IRREGULARIDADES
Pelo menos 10 mil pessoas foram prejudicadas em 2012, por causa de instituições de ensino que atuam irregularmente no Estado do Pará oferecendo vários cursos de nível superior. Até o momento, o Ministério Público Federal (MPF) abriu processo contra 30 faculdades, dentre elas, seis foram fechadas por ordem judicial, sete receberam recomendação para que sejam suspensas as atividades, outras estão em processo de fechamentos e ainda tem as que se comprometeram a não ofertar mais os cursos.
O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Alan Mansur, afirma que desde o início do ano passado o órgão federal investiga as instituições e a constatação foi que 30 delas estavam em funcionamento sem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).
A maior preocupação do MPF era as faculdades ofertarem cursos na área de saúde, como Enfermagem e Educação Física. "Isso preocupa muito, porque a má formação de uma pessoa em um curso da área da saúde gera prejuízo significativo à sociedade. Mas, elas ofertavam vagas também para cursos de outras áreas, como Administração e Ciências Contábeis e Teologia", enfatiza.
Diante da situação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as secretarias de educação de todos os municípios paraenses foram alertadas pelo MPF a não fecharem convênios com instituições suspeitas de irregularidades. Isso porque os municípios costumam firmar parcerias com essas faculdades, tanto para qualificar seus servidores, quanto para prédios escolares servirem de local para que as aulas sejam ministradas.
Nos dois últimos anos, o MPF computou dez instituições de ensino no Pará fechadas ou que se comprometeram a não oferecer cursos de nível superior porque não estão credenciadas no Ministério da Educação (MEC).
Alunos - Alan Mansur explica que as instituições não credenciadas pelo MEC iludem seus alunos ofertando cursos de graduação, com a promessa de validação do curso e emissão de diplomas de nível superior sob a aprovação do MEC.
Por esse motivo, ele apela às pessoas interessadas a obter um diploma de nível superior a verificar no site do MPE (www.pgr.mpf.gov.br/) ou pelo endereço eletrônico do MEC (emec.mec.gov.br) se as instituições que pretendem estudar estão regularizadas pelo Ministério. A pessoa que estiver com dúvida sobre a legalidade do funcionamento de alguma faculdade pode recorrer também ao 0800-616161 do MEC.
FACULDADES FECHADAS EM 2012
Faculdade de Educação de Ensino Superior (Faespa) Belém
Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete) Ananindeua
Faculdade Universal (Facuni) Altamira
Instituto de Educação e Serviço Social do Brasil (Iessp) Capanema
Instituto de Ensino Superior do Pará (Iespa) Belém
Faculdade de Teologia do Pará (Fatep) Abaetetuba (Amazônia – ORM)

QUANDO O DIABO NÃO VEM, MANDA O IRMÃO DELE - MARCOS VALÉRIO CONDENADO DE NOVO


MARCOS VALÉRIO É CONDENADO A QUATRO ANOS DE PRISÃO POR SONEGAÇÃO DE IMPOSTO
Débora Zampier - Repórter da Agência Brasil
Brasília – Condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, o publicitário Marcos Valério recebeu nova pena de quatro anos de prisão e 120 dias-multa pelo crime de sonegação de impostos. A decisão é da Justiça Federal em Minas Gerais e ainda pode ser recorrida.
Segundo a denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF-MG), Marcos Valério e sua esposa, Renilda Santiago, omitiram informações sobre o Imposto de Renda e prestaram declarações falsas à Receita Federal em 2001 e 2002. Os dados foram retificados em 2005, ano em que a denúncia do mensalão veio à tona, mas as contas permaneceram com problemas.
Em decisão do dia 15 de janeiro, divulgada apenas hoje, a juíza da 4ª Vara Federal de Belo Horizonte, Camila Franco e Silva Velano, afirmou que o casal não conseguiu comprovar a origem de vultuosas quantias movimentadas em mais de oito contas bancárias, além de ter prestado informações falsas para induzir a Receita em erro.
A juíza absolveu a mulher de Valério alegando que o publicitário era o principal administrador das contas bancárias e o responsável pelas declarações à Receita Federal. O MPF ainda analisa se irá recorrer da absolvição de Renilda Santiago.
Segundo o Ministério Público, a responsabilidade administrativa pelo episódio da sonegação fiscal foi configurada e a cobrança do dinheiro está sendo realizada pela Procuradoria da Fazenda Nacional. (Edição: Fábio Massalli)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PAIS DE ALUNOS DO DIAMANTINO DERAM COM OS BURROS N'ÁGUA

ALEXANDRE VON MANDA FECHAR ESCOLA GLOBINHO DEIXANDO CENTENAS DE CRIANÇAS SEM TER PARA ONDE IR
A escola Municipal Globinho que fica no bairro do Diamantino, onde centenas de alunos do ensino básico estudavam, amanheceu nesta manhã de terça (22) com uma das piores notícias para pais e alunos daquele bairro, nossos irmãos tão necessitados, agora clamam por justiça social. 
O prefeito Alexandre Von mandou fechar a Escola Globinho, e entregar o prédio que era alugado e pago pela prefeitura de Santarém no governo Maria do Carmo PT. Sem nenhuma justificativa plausível a Secretária de Educação mandou um recado para a diretora do Globinho ordenando que encerrasse as atividades na escola e ponto final.
Nesta manhã centenas de pais e alunos fizeram um grande protesto, alegando que a Escola era um exemplo de qualidade e que não vão permitir que o novo prefeito, cometa uma barbaridade dessas, foram pedir espaço no maior programa de audiência do rádio santareno, na Guarany FM, o Rádio Interativo do Jorge Carlos.
O blog levantou com moradores do local, maiores detalhes e soubemos por mães de alunos, que o atual prefeito havia prometido melhorar a escola e jamais acabar, como de fato está acontecendo - Alexandre Von PSDB, nos disse uma moradora indignada: "nôs enganou, prometeu uma coisa na campanha e agora está fazendo outra totalmente diferente da promessa que fez... um mentiroso!", desabafou neste fim de tarde uma moradora que não vamos divulgar o nome por questão de responsabilidade.
O mais incrível é que o Von foi bem votado no bairro do Diamantino, que reclamava muito do governo petista, mas parece que agora a realidade é totalmente diferente dos sonhos daquele povo carente. Por enquanto o Governo Von não se manifestou na imprensa a respeito do caso.

EX-MULHER DE CORONEL DA PM DO AMAZONAS, É MORTA JUNTO COM A FILHA, O IRMÃO E O CACHORRO DA FAMÍLIA EM MANAUS

FUNCIONÁRIA DA SUFRAMA E FILHA SÃO ASSASSINADAS
A funcionária da Suframa Gracilene Belota, de 59 anos, e sua filha Gabriela Belota, foram assassinadas na madrugada de hoje no apartamento onde moravam em Manaus, no Condomínio Parque Solimões.
Os dois corpos foram encontrados pela empregada. Gracilene, coordenadora de relações internacionais da Suframa, foi assassinada na cozinha, e Gabriela em cima da cama. Outro membro familia, Roberval Roberto Brito, irmão de Gracilene que morava no São Jorge, também foi assassinado.
Gabriela foi primeiro sufocada com um saco plástico na cabeça em seguida estrangulada e furada com uma faca, segundo informações da Polícia. O corpo de Gracilene apresentava perfurações e sinais de estrangulamento. O cachorro de estimação da família, conhecido na internet como Rick, foi estrangulado e morto.
A Polícia suspeita que o criminoso é conhecido da família, pois a porta do apartamento não apresentava sinais de arrombamento. Imagens de câmeras de segurança do condomínio foram confiscadas para avaliação.Graciele é ex-mulher do coronel Belota, da Polícia  Militar. Mais informações em instantes. (Blog do Holanda)

HOJE LEONEL BRIZOLA COMPLETARIA 89 ANOS

ANIVERSÁRIO DE LEONEL BRIZOLA

Leonel de Moura Brizola faria 89 anos hoje dia (22) de janeiro. Veja o vídeo e conheça um pouco mais da luta e determinação do grande defensor do povo brasileiro. Homenagem do Blog do Espalha Brasa a todos os brizolistas. (Se não abrir clique em cima e assista no YouTube.)

VIAGRA É O BICHO - QUEIMA GORDURA E ACABA COM A FLACIDEZ DA PELE, ALÉM DE...

Shigeo Tokuda, aos 75 anos, faz sucesso no Japão como astro de filmes pornográficos. 

VIAGRA DIMINUI FLACIDEZ E QUEIMA GORDURAS, DIZ JORNAL
Diário Digital
Além de ajudar no desempenho sexual, o Viagra pode ter outro efeito benéfico nos homens: combate a flacidez e queima gorduras, segundo uma investigação citada pelo jornal Daily Mail.
Investigadores descobriram que o medicamento utilizado para  o tratamento da disfunção eréctil (nos homens) converte células de gordura indesejável, e queima calorias em vez de armazená-las na cintura.
De acordo com  Alexandre Pfeifer, que liderou um estudo publicado no Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology, o Viagra reduz o risco de doenças ligadas à obesidade.
Pfeifer e sua equipa analisaram o efeito do remédio em células de gordura de ratos, que se mostraram resistentes à obesidade mesmo quando alimentados com uma dieta rica em gordura. No ensaio que durou sete dias, o medicamento da Pfizer impediu que as células de “gordura branca” aumentassem.
Ainda assim, os efeitos do Viagra só podem ser comprovados com estudos adicionais, ressalva a fonte. "Estamos em fase de pesquisa básica, e todos os estudos foram realizados exclusivamente em ratos", acrescentou Pfeifer. (diariodigital.sapo.pt)

CARESTIA: NA CAPITAL DO PARAZINHO, TA TUDO PELA HORA DA MORTE

CUSTA CARO VIVER NA CAPITAL DO PARAZINHO
A colaboração de 17.841 internautas já aponta. Mais do que em capitais como Salvador, Vitória e a vizinha Manaus, viver em Belém custa caro. Baseado exclusivamente em informações enviadas por colaboradores de 1.808 cidades, o site ‘Custo de Vida’ aponta um cenário não muito satisfatório para quem precisa se manter na capital paraense que, a partir de informações enviadas pelo site de 20 de janeiro de 2012 a 9 de janeiro deste ano, aparece como a quinta capital com maior custo de vida do país.
Abaixo apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, Belém teve uma média de 5.4 (quanto maior o custo de vida, maior é a pontuação que a cidade recebe, podendo chegar a 10) com base em custos com bar e restaurante, supermercado, transporte, utilidades, esporte, lazer e cultura, moradia, educação e hotelaria e motelaria. Idealizador do site, o programador Lucas Franco explica que as informações contidas nele são baseadas exclusivamente no que as pessoas informam. “Os usuários entram e consultam a cidade que desejam obter informações. Caso ele queira contribuir, ele preenche um formulário simples informando o preço de alguns itens de consumo e serviço e, pronto, sua colaboração já está no banco de dados do site”.
Com a ausência de um sistema específico de checagem dos dados, o programador aponta que é retirada uma média das informações repassadas, ignorando valores extremos para cima e para baixo. Com 600 colaborações mensais, ele, que também tem o costume de consultar o site antes de algumas viagens, afirma que a ideia sempre foi a de que os próprios moradores da cidade analisada pudessem disponibilizar os preços, de forma que a informação partisse de quem vive, diariamente, a realidade daquela região. “Sempre rolava discussão com amigos se vale a pena aceitar uma vaga de emprego e mudar para outra cidade. Se uma diferença de salário seria suficiente pra cobrir as despesas”, adianta. “Não encontrei esta informação de forma clara em nenhum lugar. Pensei que poderia existir um local onde os próprios moradores das cidades pudessem informar os valores de produtos e serviços para que outras pessoas soubessem. Aí nas férias de trabalho desenvolvi o site”.
Mesmo que alguns dados ainda dependam de atualização – o valor da passagem de ônibus urbano ainda consta como R$2 e não como os atuais R$2,20 -, o alto custo de vida de Belém apresentado pelo portal não está longe da realidade apontada pelos índices de inflação registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
BELÉM NO TOPO? Continue lendo...

De 1984 a 2000, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), surgiram 1.405 prefeituras. Hoje são, ao todo, 5.568, um universo disforme que pesa mais no bolso do contribuinte do que o atende em serviços.


Editorial O Globo
A FALÁCIA DA MULTIPLICAÇÃO DE MUNICÍPIOS
O GLOBO - 22/01
Assim que se instalou a indústria de criação de municípios, impulsionada por interesses políticos paroquiais, ficou claro que a pulverização de prefeituras não melhoraria a administração pública.
Impulsionada pela Constituição de 1988, esta indústria chegou ao auge com a possibilidade de as assembleias legislativas poderem aprovar a realização de plebiscitos para a emancipação de distritos e povoados. Como as Casas legislativas estaduais estão muito próximas da influência de caciques políticos locais, foi uma farra, principalmente até 1996, quando emenda constitucional passou a subordinar a lei complementar federal a criação de municípios.
De 1984 a 2000, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), surgiram 1.405 prefeituras. Hoje são, ao todo, 5.568, um universo disforme que pesa mais no bolso do contribuinte do que o atende em serviços.
O que era visível há tempos agora passa a ser contabilizado, com a criação, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, do índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), composto por informações dos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. O Ipea, do governo federal, também trabalha numa metodologia para acompanhar os municípios.
Com base no IFDM, foram analisadas 58 prefeituras criadas entre 2001 e 2010. E ficou comprovado que é uma falácia o discurso de que a emancipação leva ao desenvolvimento. Muitas vezes ocorre o inverso — eles retrocedem, como demonstra reportagem do GLOBO.
O diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Rogerio Boueri, diz que isso se explica pelo fato de as novas prefeituras criarem despesas antes inexistentes. Afinal, passam a contar, por exemplo, com uma estrutura de funcionários públicos no Executivo e Legislativo. E como não costumam explorar a principal fonte de receita tributária municipal, o IPTU, viram eternas dependentes do Fundo de Participação, alimentado por repasses federais e estaduais. A grande maioria das 5.568 cidades não sobrevive com recursos próprios. Hoje, esta dependência é sério obstáculo à redução da carga tributária total, para a economia ganhar competitividade.
As 58 prefeituras estudadas criaram 31 mil empregos públicos — o total da folha de servidores de Curitiba —, receberam, nos últimos cinco anos, R$ 1,3 bilhão do Fundo de Participação, mas não melhoraram a vida de suas populações em itens fundamentais: saneamento, coleta de lixo, água encanada. Há também números preocupantes em Educação e problemas em Saúde.
Deveria ser levada a sério a proposta de reversão de emancipações sem qualquer perspectiva de sobreviverem como municípios autônomos. Haverá menos gastos públicos, impostos menos pesados e melhores serviços à população. Mas, para isso, a baixa política, que se beneficia do empreguismo e do tráfego de dinheiro federal e estadual, terá de ser vencida.

PACTO MIRA O ANALFABETISMO


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PARÁ TENTA SUPRIR DEFICIÊNCIAS NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi lançado ontem no Pará. A primeira etapa de formação continuada dos professores ocorreu no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), durante todo o dia, e contou com a participação de 250 educadores e técnicos de educação de Belém e de 14 municípios, incluindo, alfabetizadores das ilhas.
No total, 18 mil professores compõem a rede de educação estadual e municipal no Estado e são responsáveis pela 1ª, 2ª e 3ª series do ensino fundamental, foco de atuação do pacto. Cerca de 400 mil crianças das séries iniciais serão atingidas pela ação no Pará.
O pacto é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, Estadual e municípios na tentativa de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, quando normalmente se conclui o 3º ano do ensino fundamental. A ação é composta por um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo a diretora de Ensino Fundamental e Infantil da Secretária de Estado de Educação (Seduc), Ana Claúdia Hage, a iniciativa surgiu após uma pesquisa divulgada pelo IBGE que revelou a taxa de analfabetismo no Brasil.
O estudo referente ao período entre 2000 e 2010 aponta que a taxa de analfabetismo no Brasil entre crianças de até os 8 anos caiu 28,2%, com variações entre os estados da federação, alcançando uma taxa de alfabetização média de 84,8%. Por outro lado, o mesmo estudo apresentou variações regionais importantes, chegando à taxa de 27,3% na região Norte e 25,4% no Nordeste. "Essa pesquisa mostrou que cerca de 30% das crianças nessa faixa etária não sabiam ler e escrever", explica.
Hage também afirma que a formação ocorrerá em dois anos com a parceria da Universidade Federal do Pará e será dividida em diferentes eixos de atuação. O primeiro é o da formação continuada, que em 2013 oferece estudos voltados ao letramento. Em 2014, os educadores passarão por formação específica em matemática. O segundo eixo será o material pedagógico para promover a aprendizagem nas escolas; em seguida haverá o diagnóstico para determinar o resultado do trabalho após dois anos, além do eixo relacionado à própria gestão e controle social que pretende mobilizar também a sociedade sobre o pacto.
O treinamento também será promovido em outros sete municípios paraenses até o mês de fevereiro. As cidades escolhidas são Altamira, Breves, Castanhal, Capanema, Marabá, Redenção e Santarém. (Amazônia – ORM)

JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA QUE INCRA INVESTIGUE FRAUDES DENUNCIADAS EM ASSENTAMENTO

JUÍZA COBRA APURAÇÃO 
A Justiça Federal determinou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) instaure procedimento administrativo para investigar denúncias feitas ao Ministério Público Federal (MPF) por assentados do projeto agroextrativista Ilha de Santana, em Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó.
A decisão da juíza federal Hind Ghassan Kayath foi publicada no Diário Oficial da Justiça da última quarta-feira (16). As informações foram divulgadas pelo Ministério Público Federal do Pará.
Os denunciantes afirmam que existem irregularidades na aplicação de créditos de instalação destinados à construção de casas, compra de insumos para a produção agrícola e outros investimentos.
De acordo com documentos enviados ao MPF, além da não construção das casas contratadas no projeto, a eleição dos representantes do assentamento foi realizada por uma assembleia fantasma. Vários assentados negam terem participado da assembleia, dizendo serem falsas as suas assinaturas colocadas nas atas.
A decisão judicial determina que o Incra faça vistoria no local exato onde as casas deveriam ter sido construídas. O Instituto deve apresentar um relatório com as informações dos valores finais de todos os recursos liberados ao assentamento, com a finalidade de cada um dos repasses, mencionando quantas e quais casas foram edificadas.
O Incra também foi obrigado a suspender os repasses e as autorizações para utilização dos recursos destinados ao projeto agroextrativista Ilha de Santana até que sejam realizadas novas eleições da comissão dos assentados, no prazo máximo de 90 dias a contar da publicação da decisão. A eleição deverá contar com a fiscalização obrigatória de um servidor da autarquia.
O Instituto também deverá instaurar sindicância administrativa para verificar a existência de falta funcional de seus servidores diante da omissão na fiscalização dos recursos repassados, e, se for o caso, de abertura de procedimento administrativo disciplinar.
Atua no processo, pelo MPF, o procurador regional da República José Augusto Torres Potiguar. (Amazônia – ORM)

BRASIL TEM PROBLEMAS GRAVES DE TOLERÂNCIA RELIGIOSA, AINDA DESCONHECIDOS DA MAIORIA DA POPULAÇÃO

DENÚNCIA DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CRESCE MAIS DE 600% EM 2012
Alex Rodrigues - Repórter Agência Brasil
Brasília – A quantidade de denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República cresceu mais de sete vezes em 2012, quando comparada com a estatística de 2011. Embora signifique um aumento de 626%, a própria secretaria destaca que o salto de 15 para 109 casos registrados no período não representa a real dimensão do problema.
O resultado foi divulgado a pedido da Agência Brasil, devido ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nesta segunda (21).
Os dados do Disque 100 para a intolerância religiosa podem estar subestimados, de um lado, porque o serviço telefônico gratuito da secretaria não possui um módulo específico para receber esse tipo de queixa, de forma que nem todos casos chegam ao conhecimento do Poder Público.
Além disso, a maior parte das denúncias é apresentada às polícias ou órgãos estaduais de proteção dos direitos humanos e não há nenhuma instituição responsável por contabilizar os dados nacionais.
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) também não possui dados específicos sobre violações ao direito de livre crença religiosa, mas seu ouvidor, Carlos Alberto de Souza e Silva Junior, compartilha da impressão de que o problema tem crescido nos últimos anos.
Segundo o ouvidor, o número de denúncias de atos violentos contra povos tradicionais – módulo que envolve todo o tipo de violação aos direitos de comunidades ciganas, quilombolas, indígenas e os professantes das religiões e cultos de matriz africana relatadas à Seppir - também cresceu entre 2011 e 2012.
“Apesar dos avanços das políticas sociais e raciais, é perceptível uma reação intolerante, preconceituosa, discriminatória e racista e eu já percebo um certo recrudescimento de alguns direitos”, declarou o ouvidor da Seppir à Agência Brasil, citando, como exemplo, o aumento do número de denúncias envolvendo crimes raciais na internet.
Segundo a associação Safer Net, em 2012, a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (CND) recebeu 494 denúncias de intolerância religiosa praticadas em perfis hospedados no Facebook. Continue lendo...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...