sexta-feira, 25 de outubro de 2013

TUDO DE MENTIRINHA: CÂMERAS DO JATENE NÃO FILMAM DE NOITE, SÓ DE DIA QUANDO O LADRÃO ESTÁ RONCANDO NA REDE DELE

NICOLAU DIZ QUE SISTEMA DE MONITORAMENTO EM SANTARÉM É UMA FRAUDE
Vereador Nicolau do Povo denuncia "maquiagem" no sistema de monitoramento implantado pelo Estado

Dois meses depois de iniciada a implantação de câmeras de monitoramento em várias esquinas e ruas de Santarém, o vereador Nicolau do Povo (PP) durante a sessão na Câmara de Municipal, na manhã de quarta-feira, 23, demonstrou indignação com aquilo que chamou de “MAQUIAGEM” por parte do governador do estado, Simão Jatene (PSDB).
A bola da vez são as câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade e que soaram como grande investimento do governo Simão Jatene em Santarém. Porém, a realidade é lastimável.
Nicolau do Povo disse que foi cobrado por comerciantes do centro da cidade, para que fosse ao prédio do Núcleo Integrado de Operações (NIOP) e solicitar imagens da área central de Santarém, no intuito de que a Polícia identifique os vândalos que andam destelhando lojas para realizarem furtos no período noturno. “Fui até o NIOP e pedi que averiguassem as filmagens e identificassem os bandidos”, disse o Vereador. 
Para sua surpresa, Nicolau revela que as câmeras de segurança não conseguiram capturar as imagens dos estabelecimentos, com a justificativa de que os aparelhos não possuem infravermelho, portanto, não conseguem alcançar locais com baixa luminosidade. Continue lendo...
“Se as câmeras não servem para população, que retirem todas! Não adianta espalhar ilusão. Já estamos cansados dessa propaganda sem resultado. Uma Câmera que fica a 20 metros do estabelecimento que foi roubado por vândalos na madrugada, não consegue capturar as imagens? Isso é uma vergonha! A propaganda é que o raio de alcance das imagens chega a 1 km, pura ilusão, basta!”, desabafou o Vereador, inconformado com a ineficiência do sistema de monitoramento inaugurado em setembro pelo vice-governador Helenilson Pontes, em Santarém.
O Vereador ressalta que vai continuar acompanhando essa situação, pois está em jogo o alto investimento com dinheiro público, “com a população não se brinca, tem que ter o retorno”, disse Nicolau do Povo.
INSEGURANÇA NA CIDADE: Também o vereador Nicolau do Povo (PP) se pronunciou a respeito da onda de arrombamentos que está acontecendo no período da noite no centro da cidade. Segundo o Vereador, os arrombamentos estão acontecendo com freqüência, onde bandidos adentram em estabelecimentos comerciais pelo telhado e deixam rastros de prejuízos para os empresários da cidade.
Nicolau falou que foi procurado por diversas vezes por empresários do centro comercial que pediram para que ele pudesse falar na Câmara sobre o assunto. O Vereador conta que a situação de roubos tem aumentado nas ultimas semanas, lojas estão sendo sucateadas pelos bandidos que roubam praticamente a todo o momento. Nicolau do Povo disse que o centro da cidade fica vulnerável na parte da noite, apesar de algumas lojas contarem com a presença de vigilantes, mas a astúcia dos bandidos ainda é maior.
Marnilza: “Fiscalização Melhorou”
Marnilza: “Fiscalização Melhorou”
MONITORAMENTO: Em relação a infrações de trânsito, a comandante do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar (PTran), capitã Marnilza Moita, diz que a função das câmeras de monitoramente é de identificar possíveis causadores de acidente de trânsito. Ele explica que os condutores normalmente em seus relatos distorcem a verdade, na questão de avanços de sinalização, de preferencial ou ultrapassagem em locais não permitidos, porém, com o monitoramento de câmeras o PTran pode identificar o causador e responsabilizá-lo.
“Na orla da cidade no período da madrugada houve casos de ‘racha’ e de condutores dirigindo motocicletas de forma perigosa, assim como as questões de crime de trânsito que estão sendo identificados. Agora, com as câmeras a Polícia Militar pode ser acionada para identificar a placa do veículo e tomar as providências legais”, avisa.
Mesmo quando o motorista não é pego em flagrante, segundo capitã Marnilza, caso aconteça uma infração e se for identificado como um crime de trânsito, como direção perigosa ou “pega” propriamente dito, o veículo será monitorado e o proprietário responsabilizado.
“A Polícia Militar pode fazer o acompanhamento para fazer a prisão do acusado. Nos últimos meses tivemos um decréscimo significativo em relação aos acidentes de trânsito. Apesar de que nas últimas semanas foram registrados alguns óbitos em decorrência de acidente de trânsito, mas no geral a estatística apontou diminuição em relação ao ano passado”, garante.
EFEITO IMPACTO: EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO SERÃO FISCALIZADAS: Diversas denúncias dá má prestação de serviços por parte de empresas do transporte coletivo urbano em Santarém levaram a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) a estabelecer através da Portaria 033/2013, critérios para recadastramento dos permissionários no Município.
Esses critérios incluem vistoria nos coletivos e apresentação de documentação tanto do veículo quanto dos motoristas. Hoje, estão cadastradas na SMT, 11 empresas que exploram o serviço de transporte coletivo no Município e 142 veículos em circulação.
O artigo 3º da Portaria estabelece regras rígidas, determinando inclusive a suspensão da licença de tráfego aos coletivos que não cumprirem com as determinações.
A equipe de vistoriadores estará de plantão até o dia 04 de novembro das 14h30 às 16h, com escalonamento de atendimento a uma empresa por dia. Esta é a segunda vistoria realizada no ano de 2013.
A SMT adotou o procedimento de vistoriar os coletivos duas vezes ao ano, para acompanhar de perto os que não estejam em condições de circulação. Antes, a vistoria era anual.
QUEIXAS: Carros com a estrutura precária, demora no tempo de espera nas paradas e abuso no atendimento as pessoas. Essas são as principais queixas de quem utiliza o serviço de transporte coletivo em Santarém. Além destes transtornos os atrasos e mudanças no itinerário das linhas revoltam os usuários.
O estudante Rubenito Furtado conta que às vezes tem que esperar cerca de 1 hora para pegar o ônibus e quase sempre chega atrasado ao cursinho.
Hoje, 11 empresas são cadastradas no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Santarém. Circulam na cidade cerca de 142 ônibus, alguns veículos sem condições nenhuma para trafegar.
RECLAMAÇÃO: Pagando caro para andar num transporte caindo aos pedaços e na maioria das vezes sem conforto e ainda por cima demora muito e quando vem, está lotado. Esses são os motivos que todo usuário diz na ponta da língua. A passagem de ônibus em Santarém é muito alta, principalmente quando ocorrem mudanças no cenário político municipal. Hoje, os trabalhadores pagam R$ 1,90 pelo uso do transporte coletivo urbano. (Fonte: RG 15/O Impacto)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...