segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ALUNO DE BELÉM VAI TER COMIDA ESPECIAL - BEM DIFERENTE DE SANTARÉM QUE É NA BASE DO MAPARÁ REMOSO

ESCOLAS TERÃO ALIMENTAÇÃO ESPECIAL PARA PORTADORES DE DIABETES
Diferente do prefeito de Santarém que serviu mapará para crianças causando diarreia - Em Belém aluno terá comida especial.  
A partir de 2014 os alunos da rede municipal de ensino deverão identificar, já no ato da matrícula, sobre a necessidade de alimentação especial para controle e prevenção do diabetes mellitos. A determinação atende a lei nº 8892, de 2 de dezembro de 2011, que estabelece que alunos da rede municipal de ensino de Belém portadores da doença, tenham uma dieta diferenciada.
De acordo com a nutricionista da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), Carmem Brandão, o controle será feito por meio das fichas de matrícula dos alunos, que terão um campo de informação específico às necessidades de alimentação especial. Desde o início do ano letivo de 2012, a fundação já realiza atendimento aos alunos portadores de diabetes com alimentação diferenciada por meio de laudo e receituário médico que são encaminhados à equipe de nutrição.
"Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém quando em excesso pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físico-táticos em efetuar as tarefas desejadas", explicou.
Os alunos portadores da doença seguem uma dieta com base na restrição de alimentos ricos em carboidrato. Sua alimentação recebe ênfase na inclusão de frutas, por conta dos quantitativos de fibras e restrição do açúcar simples. "O cardápio dos portadores de Diabetes mellitus é adaptado às exigências médicas, portanto as batidas de frutas consumidas, bem como os mingaus, os sucos, entre outros, não são adoçados com açúcar simples e sim com adoçantes. A sopa de legumes é outro exemplo, pois não contém massa. O leite usado na dieta é do tipo desnatado", afirmou Carmem Brandão.
Além de alimentação especial ao aluno portador de diabetes, a Fmae fornece também alimentação diferenciada ao aluno que possui hipersensibilidade alimentar à lactose e ao glúten, entre outros. (Amazônia – ORM)

1 comentários:

Anônimo disse...

Zezo, o cara da merenda de Belem foi importado de Paragominas. O Zenaldo pediu o nome ao Prefeito Adnan campeao da Merenda Escolar. O Von é do partido do Adnan, pode pedir conselhos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...