sexta-feira, 5 de julho de 2013

OAB PARÁ LANÇA A CAMPANHA "ELEIÇÕES LIMPAS" EM BELÉM

OAB LANÇA CAMPANHA NO PARÁ EM DEFESA DA REFORMA POLÍTICA NO PAÍS
A seccional paraense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) lançou oficialmente, no Pará, a campanha "Eleições limpas", com um ato público realizado na manhã de ontem, em Belém, na frente do Fórum Cível, e que contou com a participação de várias entidades sindicais e de classe.
O anteprojeto de lei de reforma política democrática e popular defendido pela OAB destaca três temas principais, um deles é o financiamento de campanha. A entidade propõe que a contribuição de empresas seja vedada, como forma de combater a corrupção eleitoral, e que o cidadão possa contribuir na campanha com até R$ 700,00.
O anteprojeto também propõe o voto transparente, com listas em dois turnos - no primeiro o eleitor vota no partido e na lista de candidatos apresentada por cada legenda; depois cada sigla terá um determinado número de vagas e apresentará uma nova lista, com o dobro de candidatos, para que o eleitor decida quem assume -, e a liberdade de expressão na internet.
Vice-presidente nacional da Ordem e atual presidente em exercício, Cláudio Lamachia esteve no evento. "Foi um momento memorável. Não foi um ato de cúpula, foi feito na rua e envolveu outras entidades. A OAB tem uma responsabilidade de buscar ver o que está traduzido nas ruas", declarou. Continue lendo...
Nos últimos quatro dias foram coletadas mais de 70 mil assinaturas a favor do projeto no País. "Esse foi o primeiro lançamento da campanha feito através de um ato público. É importante ressaltar que este projeto não nasceu no âmbito da OAB. Ele envolve mais de 70 entidades e busca uma reforma política necessária, de iniciativa popular", ressaltou Lamachia.
No ato público, houve coleta de assinatura. A população foi orientada a acessar o site http://www.oabpa.org.br/ e no link http://eleicoeslimpas.org.br/ para conhecer a proposta e colocar sua assinatura.
Segundo o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, em todas as salas da ordem existentes nos fóruns do Pará será possível utilizar um terminal para colocar a assinatura via internet; também pode-se deixar em meio físico. "Precisamos colher essas assinaturas o mais rápido possível para apresentar o projeto no Congresso", destacou Vasconcelos. Para que o projeto de iniciativa popular possa ser apresentado, é preciso 1,5 milhão de assinaturas. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...