sexta-feira, 19 de julho de 2013

ARTESANATO DO BOI NO ISLAMISMO MANAUARA

Francisco Souza emprestou todo o seu talento para criar as colunas da primeira mesquita de Manaus, no Centro – foto: Hudson Fonseca
ARQUITETURA ISLÂMICA TEM MÃOS DA ARTE DE PARINTINS
Conhecidos pela criatividade, artistas de Parintins deixaram sua marca para tornar realidade em Manaus a milenar arte islâmica que chama a atenção por quem passa pela rua Ramos Ferreira, no Centro, onde está a primeira mesquita da capital amazonense.
Herdeira de uma civilização milenar que desenvolveu a arquitetura desde os seus primórdios há 14 séculos, a comunidade muçulmana do Amazonas buscou a técnica parintinense, que dá vida a um dos maiores festivais folclóricos do mundo, para construir suas colunas com curvas no topo de formato oriental na área central da cidade.
Com experiência de 14 anos de festival, Francisco Lúcio Pinto de Souza, 38, afirma que precisou pesquisar bastante antes de criar as cinco colunas que “dão as boas vindas” para quem visita a mesquita. “Verifiquei em livros e em quadros islâmicos e gostei da modernidade da arquitetura muçulmana. Agradeço a confiança que me deram para fazer a obra”, enfatiza.
Segundo o artista, ele levou quatro dias para finalizar cada coluna, que é feita de ferro, cimento e concreto, além da criatividade parintinense. “Foi prazeroso fazer esse trabalho, pois já dominava a técnica da ferragem. Na parte superior, usei tela e lycra para dar o formato de bola com curvas”, conta.
O trabalho bem feito acabou atraindo admiradores, em especial, por parte dos profissionais de arquitetura. “Vários arquitetos já apareceram para buscar informações”, frisa o artista.
Para o diretor do Centro Islâmico do Amazonas, Walid Saleh, o “toque” parintinense contribuiu para destacar a arquitetura muçulmana na região. “Ficamos surpresos com a criatividade dele quando debatemos o assunto e mostramos que queríamos fazer uma obra com curvas para alguém que só conhecia da arquitetura ocidental. Foi um orgulho para nós que um legítimo artista de Parintins deixasse sua contribuição na construção da mesquita”, salienta.
Perfil
Francisco Souza começou a trabalhar no festival de Parintins em 1997, no Boi Caprichoso, onde atuou na parte de robótica, dando vida aos movimentos das alegorias. No boi azul, ele ficou até 2005, quando mudou para o “contrário” Garantido, permanecendo na agremiação até 2011, período em que mudou em definitivo com a família para trabalhar em Manaus. “Meu principal trabalho foi ter dado vida ao ‘Bicho Folharal’, de onde saía a cunhã-poranga”, fala, em referência da alegoria que trata de uma figura cheia de folhas do folclore da região, apresentada no festival de 2003. (Em Tempo)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...