domingo, 9 de junho de 2013

MONOMOTOR CAI EM ANAJÁS

AERONAVE SE PREPARAVA PARA DECOLAR QUANDO SOFREU PANE NO MOTOR E CAIU NA CIDADE. TRÊS SOBREVIVERAM.
Um avião monomotor modelo PT-NIK, da empresa de táxi aéreo Heiss, fez um pouso forçado em uma área de mata fechada, próxima à travessa do Flamengo, no município de Anajás, localizado no Arquipélago de Marajó. As vítimas, que tiveram vários ferimentos pelo corpo, foram identificadas pela equipe médica que fez os primeiros atendimento como sendo o piloto, Ailton José de Sá; co-piloto, José Nilton de Oliveira; e Raimundo Pinheiro, o passageiro responsável pelo frete da aeronave.
Segundo as testemunhas do acidente, registrado na tarde de ontem, por volta das 16h, o avião tinha acabado de levantar voo para Belém, quando foi identificada uma pane mecânica no motor, que teria provocado a queda da aeronave que ficou com a parte da frente destruída. "O avião desceu com muita força e nós vimos que os passageiros tinham sofrido alguns ferimentos, mas estavam vivos. Como foi em uma área um pouco mais afastada das casas, ninguém mais se machucou", informou Edileuza Santos, moradora da cidade, que acompanhou a situação.
As vítimas foram levadas ao Hospital Municipal de Anajás para receberem os primeiros atendimentos emergenciais. Raimundo foi o primeiro passageiro identificado, depois foi a vez do piloto, que mesmo aparentando estar atordoado, por conta do baque na cabeça, disse aos médicos que o motor do avião tinha parado de funcionar, ocasionando o acidente. Continue lendo...
De acordo com o médico José Brasil, que fez os primeiros atendimentos, as três vítimas do acidente estavam conscientes logo após a queda, apesar das escoriações. "O piloto, que se apresentou apenas como Nilton, tem o caso mais grave, com suspeita de traumatismo craniano. Já o co-piloto está com fratura nas duas pernas. O que passa melhor é Raimundo, que sofreu apenas ferimentos leves", explicou o médico.
Com o tumulto na cidade, os responsáveis pela empresa de táxi aéreo que estavam no local não deram mais informações sobre o problema no motor, mas disponibilizaram às vítimas uma aeronave para fazer a transferência dos feridos a Belém. A expectativa é que hoje uma equipe do Serviço regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) embarque para Anajás, onde vai fazer as primeiras investigações sobre as causas do acidente.

O táxi aéreo que fez o transporte das três vítimas chegou a capital por volta das 19h15 e, após aterrissar em um hangar particular, na área da Infraero, duas ambulâncias - do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Urgência de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - estavam à espera para conduzir os feridos um hospital particular da capital. Não foi permitido imagens das vítimas mno momento do desembarque em Belém. A reportagem tentou contato com a empresa Heiss para se pronunciar sobre o acidente, mas, apesar das várias tentativas por telefone, a empresa não se pronunciou sobre o acidente. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...