domingo, 5 de maio de 2013

NA COLÔMBIA JUAN MANOEL QUER TROCAR VOTOS POR ARMAS COM OS LESOS DAS FARC


PRESIDENTE DA COLÔMBIA PEDE QUE AS FARC TROQUEM “AS BALAS POR VOTOS”
Leandra Felipe - Correspondente Agência Brasil/EBC
Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fez um apelo às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para que o grupo troque “as balas por votos”, referindo-se à possibilidade de que os guerrilheiros do grupo possam participar da vida política do país, uma vez que seja selado um acordo de paz entre as partes.
As Farc e o governo do país encerraram esta semana a oitava rodada de negociações de paz em Havana, Cuba. Os negociadores  estão discutindo o tema agrário, o primeiro da agenda de cinco pontos, previamente acertada para discussão. A participação política do grupo, que provoca bastante descontentamento entre os opositores do processo de paz, é um dos assuntos que serão debatidos.
"Que [as Farc] escutem lá em Cuba: aqui estamos oferecendo que troquem as balas por votos, e que mudem rápido, porque vamos continuar com esta pressão em todo o território nacional", disse Santos, em uma reunião na cidade de Apartadó, departamento (estado) de Antioquia, Noroeste do país.
A "pressão" mencionada pelo presidente diz respeito às operações militares comandadas pelo Exército colombiano contra a guerrilha. Nesta negociação de paz não houve cessar fogo bilateral, apesar de as Farc terem solicitado a suspensão das atividades militares e oferecido uma trégua entre novembro do ano passado e janeiro deste ano.
"Não haverá trégua até que cheguemos a alguns acordos. Se chegarmos a algum acordo, aí sim, poderemos falar deste tema", ponderou o presidente.
As Farc também se pronunciaram hoje em Havana, ao terminar a rodada da mesa de negociações, dizendo que cabe à guerrilha defender "de corpo e alma a solução política do conflito armado". Segundo o chefe negociador das Farc em Havana, Iván Márquez, "estamos cheios de otimismo e determinação". (Edição: Davi Oliveira)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...