quinta-feira, 2 de maio de 2013

Leia a Coluna da Vera Magalhães, está ótima

Vera Magalhães, 39, é repórter especial da Folha em São Paulo. É jornalista de política desde 1993. Foi repórter da coluna Painel em Brasília e editora do caderno "Poder".
Tensão pré-eleitoral -  Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Paulinho da Força (PDT-SP) bateram boca ontem no showmício do Dia do Trabalho. Antes de subir ao palanque, o ministro questionou a proposta de reajuste salarial trimestral do pedetista: "Isso é inconsequente. Indexação é um erro". Paulinho atacou: "O responsável pela inflação é o governo, não sou eu". Fernando Haddad (PT), que estava próximo, tentou contemporizar: "Paulinho, você não pode ser intransigente". 
Onde pega -  O que contrariou as centrais sindicais foi o fato de Carvalho ter chamado o presidente da CUT, Vagner Freitas, ao Planalto na véspera para apresentar a proposta de mesa de negociações permanente sobre a pauta trabalhista. "A CUT não fala pelas centrais", disse Paulinho. Assim não Informadas de que o fim do fator previdenciário e a jornada de 40 horas não estarão em discussão na rodada de conversas proposta pelo governo, outras centrais ensaiam boicote à mesa, prevista para o dia 14. 
Repeteco  - Aécio Neves acusa Dilma Rousseff de se aproximar dos sindicatos apenas em ano eleitoral. "Ela procurou as centrais na campanha, mas hoje está distante da agenda do trabalhador." 
Fauna - Após Gilberto Carvalho ter dito que a presidente age como uma "leoa" para deter a inflação, um tucano ironizou: "A briga é boa. O adversário é um dragão". 
Recolhido - Depois de cancelar a ida ao ato da Força, Eduardo Campos (PSB) também desistiu de comparecer hoje ao jantar de boas-vindas da Expozebu, em Uberaba (MG), promovido pelo deputado Marcos Montes (PSD). 
Lotação - No jantar, Campos iria se encontrar com Aécio. E Dilma confirmou presença na abertura oficial do evento, amanhã. De novo o governador de Pernambuco alegou agenda no sertão para sair da cena nacional. 
Calhamaço - Os advogados de José Genoino (PT-SP) apresentarão hoje no STF embargos de declaração com 290 páginas apontando omissões e contradições no julgamento do mensalão.
Tem mais - No documento, a defesa do petista pede ainda a reabertura do prazo de contestação para que seja complementado o recurso. 
Muita calma... A comissão criada por Henrique Alves (PMDB-RN) para rever a PEC que tira poder de investigação do Ministério Público revoltou deputados governistas e da oposição. Eles alegam que Alves acertou a estratégia com o Executivo, sem o aval de parlamentares. 
... nessa hora - Rodrigo Maia (DEM-RJ) acusa Alves de retirar poderes da Casa ao delegar a missão a grupo "externo". A comissão terá congressistas, promotores, policiais e um emissário do governo. "O texto é ruim, mas foi aprovado em comissão. Poderíamos mudá-lo", diz. 
Petit comité Na conversa com Michel Temer, na segunda, Alves, Aloizio Mercadante (Educação) e Cândido Vaccarezza (PT-SP) discutiram, além de palanques para 2014, problemas na articulação política do governo. 
Em todas - Mercadante também despachou anteontem com Dilma, no Alvorada, sobre política e cenários estaduais. Participaram José Eduardo Cardozo (Justiça) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento e Indústria). 
Digestivo Prestes a assumir o comando do PSDB-SP, Duarte Nogueira se reúne hoje com o secretário José Aníbal (Energia), um dos apoiadores do atual presidente, Pedro Tobias, que desistiu de disputar novo mandato após pressão de Geraldo Alckmin. 
com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI 
tiroteio - "Como capitão do time dos mensaleiros, Dirceu confunde os papéis. A seleção do Supremo jamais será escalada por ele."
DO SENADOR ÁLVARO DIAS (PSDB-PR), sobre o pedido do ex-ministro da Casa Civil para afastamento de Joaquim Barbosa da relatoria do mensalão. 
contraponto - Duro de engolir - Durante a festa do Dia do Trabalho, ontem, em São Paulo, a tônica dos discursos era crítica ao governo de Dilma Rousseff. Em dado momento, foi dada a palavra ao ministro Manoel Dias (Trabalho). O pedetista, então, começou a abordar os feitos da presidente.
--É preciso que reconheçamos os avanços-- disse, antes de engasgar, fazendo uma pausa forçada em sua fala.
Um assessor ofereceu copo d'água ao ministro, que continuou seu pronunciamento enaltecendo o governo.
--Deus castiga quando a fala não condiz com as ações-- gritou, rindo, um dos sindicalistas no palco.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...