sábado, 9 de março de 2013

CRM-PA RECLAMA DA FALTA DE ESTRUTURA PARA MÉDICOS NO ESTADO

Fátima Couceiro - presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (CRM-Pa)
PRESIDENTE DO CONSELHO DE MEDICINA NO PARÁ DIZ QUE PROFISSIONAL SOZINHO NÃO RESOLVE AS MAZELAS DA SAÚDE
Foi encerrado ontem, no Hotel Radisson Maiorana, em Belém, o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina. O evento reuniu na capital paraense representantes dos 27 conselhos regionais e do Conselho Federal de Medicina (CFM) entre os dias 6 e 8 de março. Nos três dias de evento foram discutidos assuntos como a descriminalização do aborto, revalidação do diploma e outros temas relacionados ao exercício da profissão.
Os representantes dos conselhos falaram sobre os problemas que comprometem a qualidade do atendimento prestado pelos profissionais à população. De acordo com a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (CRM-Pa), Fátima Couceiro, um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais é o caos na saúde pública no País. "Belém vive uma situação complicada na saúde assim como o restante das cidades brasileiras. O médico fica numa situação complicada porque é ele quem está ponta, fazendo o atendimento. A responsabilidade vai ser sempre dele", destacou a presidente, lembrando que em muitos casos os médicos não têm muito a fazer por conta da falta de estrutura das unidades de saúde em que atuam. "É muito simplista achar que só o médico vai resolver o problema da saúde. Só ele não resolve. É preciso ter recursos, medicamentos, uma equipe", avaliou.
Nos casos em que o atendimento ao paciente não pode ser feito de forma adequada por falta de recursos necessários nas unidades, o CRM-Pa tem orientado a categoria a prestar o atendimento da maneira que for possível e fazer os registros em prontuário. As anotações podem resguardar o médico em caso de necessidade de defesa. Só no ano passado, o CRM-Pa recebeu 262 denúncias que têm motivos variados, desde o mau relacionamento médico-paciente ao erro médico. Continue lendo...
Os conselheiros avaliaram também o processo de formação dos profissionais e estuda a criação de uma nova especialidade: Urgência e Emergência. "A tendência é que o CFM aprove a criação. O aluno faria uma especialização em Urgência e Emergência para que esteja mais preparado para lidar com as situações dessas unidades", declarou o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre.
A descriminalização do aborto foi outro tema discutido no encontro. Representantes do Ministério Público e até um teólogo foram convidados para o debate. O objetivo era chegar a um consenso para que o CFM se posicione sobre o assunto, o que acabou não acontecendo. "É um assunto que ainda divide muito os conselheiros. Alguns são a favor, mas outros são contra. O Conselho (Federal de Medicina) ainda não tem uma opinião formada", declarou Vinagre. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...