sábado, 16 de fevereiro de 2013

Onde o Oeste do Pará influencia na disputa do Governo do Estado? Você sabe? Pois saiba que somos nós que decidimos quem vence para governar o Estado, por isso nós conseguimos colocar nos últimos dois governos os vices nas chapas vencedoras, é simples a razão.

Nelson Vinencci é músico e compositor da Amazônia e escreve regularmente no Espalha Brasa.
Uma notinha publicada na coluna do Repórter 70, na edição de sexta 15 de fevereiro do jornal O Liberal, me chamou a atenção para o lari-lari político que já está a todo vapor com seus nuances que freneticamente ensaiam um velho ritmo para 2014.
A nota afirma que os aliados do Governo Jatene estão pressionando o Governador para barrar imediatamente, todos os peemedebistas e simpatizantes que ocupam cargos no Estado, pois para eles, estão a serviço de seu líder maior, o Senador Jader Barbalho.
Isso só deixa claro para nós, a vinda de Helder Barbalho para governador do estado, que certamente deve disputar com o Jatene, natural candidato a reeleição. Por isso, aliados se adiantam para expulsar o PMDB antes que seja tarde demais.
Assim me adianto aqui para dizer a você leitor, que Simão Jatene PSDB deve disputar com Helder Barbalho PMDB, e dependendo do acórdão (decisão final) do Mensalão, que o STF deve publicar, ninguém sabe quando, o Paulo Rocha PT deve vir também.
Então para nossa compreensão, o Jatene só venceu a Ana Júlia, porque se abraçou com o Jader, pois a possibilidade de um governador vencer sem o apoio do PMDB no Pará, é quase zero, devido o título de fiel da balança que o eleitor paraense deu a Jader.
Mas tem uma coisa; o PMDB também não vence, sem o apoio do PT ou do PSDB e outros - tem disso também. O que se desenha, se Helder vier de fato, é uma nova história política no Pará - a tentativa do PMDB, de voltar ao comando do Estado.
Revendo a história, foi em 1990 que Jader conquistou seu segundo mandato de governador do Pará, e em 1994 antes de terminar o mandato, se desincompatibilizou para que o vice Carlos Santos, assumisse e então Jader foi eleito senador. O resto a gente já sabe...
Em 2014, caso Helder Barbalho se eleja governador do Pará, completam exatos 20 anos que o PMDB não conseguiu mais chegar perto do comando do Pará. 8 anos do Almir, + 4 do Jatene = 12, + 4 da Ana Júlia = 16 e mais 4 agora do Jatene, fecha a conta dos 20 anos.
Onde o Oeste do Pará influencia na disputa do Governo do Estado? Você sabe? Pois saiba que somos nós que decidimos quem vence para governar o Estado, por isso nós conseguimos colocar nos últimos dois governos os vices nas chapas vencedoras, é simples a razão.
A disputa para o Governo do Pará, é primeiro decidida no Parazinho, região metropolitana de Belém, pois a campanha por lá é feita de carro, sai mais barata e os votos de lá devido a igualdade de condições na disputa são rachados, com pequena vantagem para quem está bem na disputa.
Assim a decisão fica para a nossa região, que demora para se decidir, devido a distância, a campanha caríssima, pois requer avião, barcos com boa estrutura e muito dinheiro. Então os candidatos do Parazinho, correm e puxam para seus vices filhos do Oeste do Pará.
Leva vantagem quem tem um vice da região oeste, pois o povo vê aí razão para votar no candidato do Parazinho, e lhe revelo agora que o vice de Helder Barbalho, cobiçado por Jader é o deputado Lira Maia DEM, por ser um líder na região.
O Governador Simão Jatene, também quer o Lira Maia, só que por enquanto, o que ele exige para topar a parada, assusta o Governador, e no fundo Maia sabe que ele vale muito nessa disputa que começa a se definir, por isso se valoriza como pode.
Tudo isso que estou escrevendo está embaralhando a cabeça do novo prefeito de Santarém Alexandre Von, que fica entre a cruz e a espada, pois para ele seria ideal que Maia fechasse com o Jatene que é do seu partido e não com o Jader, caso isso não ocorra muita coisa muda aqui em Santarém.
Por enquanto é apenas um ensaio do que pode ocorrer em 2014... pode apostar!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...