segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

DOS 57 CONCORRENDO PARA JUIZ SUBSTITUTO DO TJ-PA, SÓ 4 SÃO PARAENSES


TJ DO PARÁ APLICA PROVA ORAL AOS CLASSIFICADOS NO CONCURSO PARA JUIZ SUBSTITUTO 
O Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) aplicou, ontem, a última etapa eliminatória do concurso para juiz substituto do Poder Judiciário do Estado. Dos 2.900 candidatos inscritos para a fase inicial do certame, apenas 57 foram classificados para a prova oral, realizada sábado e domingo. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), que organiza o concurso, deve divulgar o resultado da prova oral no dia 14 de janeiro. O resultado final do concurso só será divulgado no dia 20 de janeiro.
Dos 59 candidatos classificados para a prova hora neste final de semana, dois não compareceram porque já obtiveram aprovação no concurso para juiz realizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Entre os 57 candidatos que fizeram a prova oral, quatro são paraenses. Os paraenses eram maioria na fase inicial do concurso, mas poucos avançaram nas etapas seguintes do certame. "Aqui no Pará não há muitos cursos preparatórios para esse tipo de concurso. Só aparecem cursos rápidos de três meses, mas após a publicação do edital. Esse pessoal que vem de fora está se preparando há muito tempo", avaliou o desembargador Ronaldo Vale, presidente da comissão do concurso.
Os candidatos que chegaram até a última etapa eliminatória do concurso passaram antes pelas provas objetiva, discursiva e de sentença, exames psicotécnico e de sanidade física e mental e inscrição definitiva (que exige do candidato pelo menos 3 anos de atividade jurídica). Todas as etapas realizadas até ontem foram eliminatórias. Já na prova objetiva, primeira etapa do certame, 2.590 candidatos foram eliminados. Dos 310 aprovados para a avaliação discursiva, apenas 65 seguiram para a próxima fase.
Para a prova oral, realizada no sábado e no domingo, os candidatos foram divididos em três grupos. A primeira turma foi avaliada na tarde de sábado. Os outros dois grupos fizeram a prova domingo pela manhã e à tarde. Os temas das perguntas que seriam feitas na avaliação foram definidos por sorteio ainda na sexta-feira, 4. Os candidatos responderam a questões feitas por uma banca formada por quatro juízes de direito do Cespe. Cada um teve 15 minutos para fazer a prova. O teste oral foi a última etapa do certame. Os 57 candidatos avaliados ontem disputam 42 vagas. A última etapa do concurso não será eliminatória.
Os aprovados na prova deste final de semana serão classificados de acordo com a avaliação de títulos, o que deve acontecer até o dia 20 de janeiro. A posse dos novos juízes está prevista para acontecer no dia 30 de janeiro. Antes de serem designados para as comarcas do interior do Estado, eles ainda passarão por um curso de adequação com duração de três meses na Escola da Magistratura do Pará. (Amazônia – ORM)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...