segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ATIVISTA GÊNIO DA INTERNET, É ENCONTRADO MORTO NOS EUA

ATIVISTA DE INTERNET AARON SWARTZ SE SUICIDA AOS 26 ANOS
Aaron Swartz, cuja morte ocorreu por asfixia, havia ajudado a criar o formato RSS 1.0 aos 14 anos
O ativista de Internet e prodígio da computação Aaron Swartz, que ajudou a criar a versão inicial do sistema de processamento de dados online RSS e enfrentava acusações federais em um controverso processo por fraude nos Estados Unidos, cometeu suicídio aos 26 anos, anunciaram autoridades no sábado.
A polícia encontrou o corpo de Swartz em seu apartamento em Brooklyn, Nova York, na sexta-feira, de acordo com uma porta-voz da divisão legista do município, que classificou o óbito como morte por asfixia.
Swartz é visto como um dos criadores das especificações do formato RSS 1.0 de Web, no qual ele trabalhou aos 14 anos, de acordo com texto postado em um blog no sábado por seu amigo, o escritor de ficção científica Cory Doctorow.
O RSS, ou Rich Site Summary, é um formato para permitir o acesso de usuários a conteúdo de sites que mudam constantemente, como páginas noticiosas e blogs.
Swartz se tornou um ícone da Web ao ajudar a tornar pública uma montanha de informações virtuais, entre as quais um total estimado em 19 milhões de páginas de documentos judiciais federais norte-americanos, num sistema de arquivo de processos.
"Informação é poder. E, como todo poder, há quem queira mantê-lo só para seu uso", escreveu Swartz em um "manifesto" online datado de 2008. (Exame)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...