sábado, 12 de janeiro de 2013

ANIVERSÁRIO NO PARAZINHO DEVE AMENIZAR A IMUNDICE DO VER-O-PESO

LAVADO COM SABÃO E CHUVA, COMPLEXO SEDIA FESTA PELOS 397 ANOS DE BELÉM
Hoje completam-se 397 anos do dia em que os portugueses iniciaram a cidade que, posteriormente, viria a ser conhecida como Belém do Pará ou apenas Belém. Uma metrópole encravada no meio da Amazônia, que precisa superar grandes obstáculos em saúde, saneamento e mobilidade para se tornar mais uma das capitais brasileiras a entrar na casa dos 400 anos. Em meio aos festejos de aniversário, com shows, celebrações e serviços, a cidade renova a espera pela valorização da elementar grandeza. Ainda ontem, a lavagem do mercado do Ver-o-Peso foi o início da preparação para as festas da cidade das mangueiras. Hoje a programação de aniversário se espalha pelos cantos mais famosos da capital e, dia e noite, deve adentrar o final de semana. O bolo de 20 metros, com sabores regionais, começa o sábado em alusão a mais um "inverno" da capital paraense.
A chuva da tarde de ontem, em Belém, foi o enxágue final da lavagem do complexo do Ver-o-Peso, preparando o mercado para a comemoração do aniversário da capital, hoje. A conhecida essência do sabonete Phebo superou o cheiro de peixe, natural do mercado, se espalhando, da praça do Relógio ao limite do complexo, já na Estação das Docas. Serviços de raspagem, limpeza e a lavagem foram realizados por 60 agentes de serviços públicos da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Como em todos os anos, os feirantes se preparam para a passagem dos jatos d’água, mas não deixaram de criticar: a limpeza do "Veropa" deveria ser feita, pelo menos, uma vez por semana, não esporadicamente.
O cheiro do sabonete provinha da "baba" de sabão, fornecida pela empresa que produz o Phebo. Em contêineres, ela era misturada à água e despejada sobre o piso dos vários setores do mercado. Foram utilizados dois hidrojatos e, ainda, um caminhão-pipa. Por volta das 14h, o jato começou a espalhar o sabão, esfregado pelos trabalhadores. "Nossa função é retirar entulhos, desobstruir as valas e varrer canto por canto do mercado", explicou Mauro Palheta, que faz parte da fiscalização de limpeza da Sesan. Bem no meio da lavagem, uma "lambada" de chuva ajudou no serviço. A chuva arrefeceu e, então, restou a garoa complementando o trabalho anual. Continue lendo...
A água e o sabão correram por todos os pontos: da "pedra" do Ver-o-Peso, onde comercializa-se o pescado na madrugada, passando pelos setores de frutas, ervas, camarões, artesanato, praça de alimentação, ferragens, roupas e, então, aos bares, mais acima. Bem ao lado do Solar da Beira, a erveira Nilvânia Alves, 40, aguardava a escovação sentada num banquinho de madeira. Depois de ter retirado os produtos do piso, ela comemorava a limpeza, mas exigia mais, assim como as outras colegas do setor. "A lavagem é fundamental porque na madrugada tudo fica sujo. A gente mesmo tem que lavar", reclamou Nilvânia, apoiada por outras erveiras. Para ela, "a limpeza não pode ser uma vez ao ano". "Tem que ser, pelo menos, uma vez por semana, para deixar o Ver-o-Peso limpo para os clientes e turistas". A operação se estendeu até o final da tarde de ontem.
Semma vai distribuir 500 mudas de planta
O complexo do Ver-o-Peso será uma festa só. Depois de cortar o bolo e dar "parabéns" à cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também vai distribuir 500 mudas de plantas ornamentais. Às 8h, o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) concederá coletiva de imprensa para avaliar os primeiros dias da gestão e, ainda, anunciar os projetos para 2013. No Ver-o-Peso, serão prestados serviços de emissão de documentos e atendimento à saúde. Na Igreja da Sé, às 8h30, acontece missa em ação de graças ao aniversário da cidade. Ao lado, no Forte do Presépio, personalidades com destaque em Belém recebem, às 10h30, a Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco.
Bolo - A previsão de chegada do bolo ao mercado do Ver-o-Peso era para as 4h de hoje. O quitute em comemoração ao aniversário da capital paraense foi produzido e transportado por mãos que conhecem bem da arte confeiteira. A empresária Lindalva Pereira utilizou 140 receitas para confeccionar 420 tabuleiros da massa que encorparia o bolo. Depois de passar pela batedeira industrial, ingrediente por ingrediente, o bolo de 20 metros só ficou pronto no mercado do Ver-o-Peso, onde foi montado e confeitado. "Faço esse bolo há mais de 20 anos", garante Lindalva. A prioridade é para a produção regional, tanto que os sabores são frutas amazônicas, como bacuri e castanha-do-pará, e até os ovos produzidos no Estado são os preferidos. O produto, que custou R$ 8 mil somente para a empresária, foi confeccionado com doações do Sindicato da Indústria da Panificação do Pará (Sindipan). O sindicato diz que esse foi o presente do setor ao belenense, já que todos os dias 1/3 da população vai a uma padaria.
Trânsito - A avenida Boulevard Castilhos França e as ruas no entorno do Complexo Feliz Lusitânia estarão fechadas ao trânsito de veículos hoje. O fechamento dos trechos acontecerá em virtude das comemorações pelo aniversário de Belém. As vias serão reabertas a partir das 14h.
A Companhia de Transportes de Belém (Ctbel) orienta que a população evite a passagem de veículos nas proximidades dos trechos interditados. Para quem costuma seguir pela Boulevard Castilhos França, a avenida Presidente Vargas é o caminho alternativo. Ao todo, 56 agentes irão atuar, exclusivamente, durante a programação do aniversário.
AGENDA DO ANIVERSÁRIO DE BELÉM
"BELÉM 397 ANOS"
Hoje, a TV Liberal em parceria com o Sesi promove apresentação ao ar livre na praça Batista Campos, a partir das 19 horas. O evento conta com a participação de Fruta Quente Elétrico, Grupo Folclórico Frutos do Pará e Bateria Show do Rancho Não Posso me Amofinar, fechando a programação do Projeto Belém Cidade Luz da Amazônia.
IGREJA DE SANTO ALEXANDRE
Hoje, às 9h30, haverá um culto ecumênico na Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, que contará com a participação do Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz, regido pelo maestro Vanildo Monteiro. O culto integrará ao acervo do Museu de Arte Sacra três imagens barrocas do século XVIII, duas imagens de Nossa Senhora da Conceição e uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.
FORTE DO PRESÉPIO
Hoje, às 10h30, haverá o tradicional disparo dos canhões.
ESTAÇÃO DAS DOCAS
Hoje, a partir das 18 horas, na Estação das Docas, as tradições folclóricas da cidade ganham destaque com as apresentações dos grupos Boi Veludinho e Balé Folclórico da Amazônia (BFAM), na orla do Armazém 3.
THEATRO DA PAZ
No Theatro da Paz, a partir das 20 horas, haverá apresentação da cantora Liah Soares, ex-participante do "The Voice Brasil". Ingressos serão distribuídos hoje, a partir das 9 horas, na bilheteria do teatro. Mais informações: 4009-8750.
CENTUR
Hoje, Festival Ver-o-Peso da Nossa Música, na Praça do Artista da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. O evento contará com shows de Lia Sophia, Arraial do Pavulagem, Dona Onete, Mestre Solano, Big Band Vale Música e Grupo de Percussão Vale Música. A programação tem início às 19h. Entrada franca. Mais informações: 8134-7719.
PASSEIO TURÍSTICO
O Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Universidade Federal do Pará (GGeotur/UFPA) oferece a chance de um roteiro Geo-Turístico em comemoração ao aniversário de Belém no encontro "A pé pelas ruas do bairro da Cidade Velha em Belém do Pará", hoje, a partir de 8h, com início no Forte do Presépio, no bairro Cidade Velha. Mais informações: Blog - geoturisticosroteiros.blogspot.com.
CORRIDA
No dia 27 deste mês, será realizada a "Corrida de Belém", com percurso de dez quilômetros. Mais informações: 3216-1135.
"Amar-te Belém"
No sábado, dia 12, a partir das 18 horas, a Praça Santuário estará aberta ao público para apresentação do projeto "Amar-te Belém", promovido pelo Instituto de Artes do Pará em parceria com a Prefeitura de Belém. A programação cultural que acontece em Belém, Icoaraci e Mosqueiro. Entrada franca. Mais informações: 4006-2920.
FONTE: Organizadores dos eventos (Amazônoa – ORM)

1 comentários:

Anônimo disse...

VAI TOMAR NO CU SEU FILHO DA PUTA.. NÃO GOSTA DO PARÁ ENTÃO VAI-TE EMBORA.. AINDA NÃO SE CONFORMOU QUE NÃO VÃO DIVIDIR PORRA NENHUMA??

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...