sábado, 5 de janeiro de 2013

População do Japão não para de cair; vendem-se mais fraldas para adultos que para crianças no país

Alexandre Vidal Porto é mestre em direito pela Universidade de Harvard e diplomata de carreira e mora em Tóquio - Japão. 

NO JAPÃO, a cada 31 segundos, nasce uma pessoa. A cada 26, morre outra. Ou seja, tem mais gente morrendo que nascendo.
Desde 2007, a população japonesa não para de diminuir. Segundo o governo, de 2011 a 2012, o país perdeu o número recorde de 212 mil pessoas. Nesse ritmo, até 2060, os japoneses, hoje 128 milhões, estariam reduzidos a 86 milhões apenas.
Em 2012, nasceram 18 mil crianças a menos que em 2011. Essa tendência está diretamente vinculada à baixa taxa de fertilidade das japonesas. Hoje, a média de filhos por mulher é de 1,39. Para que a população se mantivesse estável, seria necessário que ela alcançasse 2,1.
A redução do número de filhos é explicada, ao menos parcialmente, por razões econômicas. A conjuntura de recessão desencoraja a constituição de novas famílias. As pessoas se casam menos e mais tarde. A manutenção de um filho é cara: em 2009, os cinco primeiros anos de educação infantil custavam cerca de US$ 73 mil, 2,5 vezes mais que nos Estados Unidos, por exemplo.
Além disso, ter filhos dificulta o avanço profissional das mulheres. Como trabalhar 15 horas por dia - coisa comum no Japão- quando se tem criança pequena em casa? Diante desse dilema, número cada vez maior de mulheres tem priorizado a carreira profissional e decidido não ter filhos.
Com a redução no número de nascimentos e uma das expectativas de vida mais elevadas do planeta, o Japão se transformou no país desenvolvido com a mais alta proporção de idosos. No mercado japonês, vendem-se mais fraldas descartáveis para adultos que para crianças. Hoje, 24% da população total é de idosos. Em 2060, os idosos serão 40%.
Essa tendência é uma bomba-relógio populacional. A cada cem segundos, o Japão tem uma criança a menos. Segundo Hiroshi Yoshida, professor de economia da Universidade de Tohoku, a prevalecer esse quadro, em maio de 3011, não haverá mais crianças no país.
O envelhecimento da população imporá sobrecarga crescente ao sistema previdenciário. Também terá impacto sobre o nível da produtividade e o ritmo do crescimento. Agora, mesmo que a taxa de fertilidade subisse, tomaria mais de uma geração para que a diferença pudesse ser economicamente verificada.
A incorporação de imigrantes poderia ajudar a compensar o deficit demográfico, mas essa hipótese parece não ser considerada pelas autoridades japonesas. O governo está ciente da questão e estabeleceu um ministério específico para o tema. Algumas políticas têm sido implementadas, mas os resultados têm ficado aquém das expectativas.
Contudo, a despeito do que faça o governo, é fundamental que a comunidade empresarial reconheça e assuma seu quinhão de responsabilidade. É importante para toda a nação que a cultura corporativa e o ambiente laboral incorporem regras de proteção ao convívio familiar e protejam o avanço profissional das trabalhadoras com filhos. A contribuição que as mulheres japonesas podem dar ao sistema produtivo de seu país, mais do que valiosa, é necessária. Não deve ser desprezada.

NO REINO UNIDO, DOENTE DE GOTA (ÁCIDO ÚRICO), FEZ TRANSPLANTE DE MÃO E PASSA BEM


MÉDICOS FAZEM PRIMEIRO TRANSPLANTE DE MÃO NO REINO UNIDO
TERRA 
Um homem de 51 anos foi a primeira pessoa a receber um transplante de mão no Reino Unido, após uma operação realizada por médicos do hospital de Leeds (norte da Inglaterra), informam nesta sexta-feira veículos britânicos. Mark Cahill, que trabalhava em um pub de West Yorkshire, teve a mão direita paralizada pelos efeitos da gota, doença causada por uma acumulação de cristais de ácido úrico nas articulações.
A intervenção cirúrgica, realizada no dia 27 de dezembro no hospital Leeds Geral Infirmary, durou oito horas e foi muito delicada, já que os cirurgiões precisaram conectar nervos do braço de Cahill a sua nova mão. Os médicos informaram que ainda é cedo para saber quanto movimento o órgão terá, mas Cahill consegue movimentar levemente os dedos, embora ainda não tenha tato.
"Neste momento me sinto bem, sem muita dor", disse o homem à imprensa britânica. O professor Simon Kay, cirurgião plástico do hospital de Leeds, disse hoje que esse foi um "grande desafio" para a equipe médica e admitiu que ainda é cedo para saber o sucesso da intervenção, embora "tudo indique que deu certo e o paciente faça progressos".
A equipe de especialistas esteve em contato com médicos franceses de Lyon, que fizeram o primeiro transplante de mão em 1998. (Correio do Estado)

PREFEITURAS E MAIS PREFEITURAS, SAQUEADAS NO PARAZINHO

EX-PREFEITOS SOMEM COM DOCUMENTOS. MOJU E CAMETÁ VIRAM CASOS DE POLÍCIA. 
No primeiro dia de trabalho, alguns prefeitos eleitos tiveram surpresas nada agradáveis. Frota sucateada, prédios públicos sem estruturas, dívidas e falta de documentos foram algumas das situações mais embaraçosas. Em Moju, no dia 2 de janeiro, os primeiros papéis que atual prefeito Deodoro Pantoja da Rocha, conhecido como Ie-ié, do PSDB, recebeu de seus secretários, foram boletins de ocorrências. Ao chegaram para trabalhar, os titulares dos órgãos municipais não encontraram documentos, computados e, em alguns casos, nem mesmo móveis nos prédios públicos e, por isso, foram orientados pelo atual gestor da cidade e procurarem a delegacia. Segundo o tucano, o problema atingiu pelo menos 90% das secretarias. Na sede do Poder Executivo do Município, a situação também é delicada. Documentos foram extraviados e computados destruídos, alguns foram encontrados sem o HD ou com os dados deletados. "Nem a bandeira do Brasil, do Pará ou de Moju deixaram", disse.
A frota também estava sucateada, faltando pneus, sem gasolina ou com peças retiradas. Atualmente, Ie-ié afirma que nenhum carro da prefeitura está funcionando. "Está tudo na garagem, lacrado", diz o prefeito, que tem usado seu veículo pessoal como meio de transporte. Das 12 ambulâncias, apenas duas estão funcionando e em situação precária. O prefeito revela, por exemplo, que assim que assumiu precisou fretar um carro para transportar um paciente do município.
No setor de pessoal não ficou nenhum registro. A atual administração tem buscado informações com os funcionários efetivos. "O que eu tenho percebido é que alguns funcionários, como uma forma de se precaver, salvaram algumas informações em pen-drive, prevendo que tudo fosse ser deletado. Eles chegam para a gente e nos passaram. É assim que a gente tem contornado a situação", explica.
Não houve processo de transição no município porque, de acordo com o Ie-ié, o antigo prefeito, Iran Lima, do PMDB, não aceitou receber sua equipe e não passou qualquer informação. Agora, com esses problemas todos e os caixas da prefeitura zerados, o tucano tem pedido para seus secretários elaborarem um relatório sobre o que está faltando nos órgãos. Além disso, alguns contratos de trabalho foram cancelados, menos em áreas essenciais, como a de saúde. "Eu estou fazendo isso para ver a real necessidade e, na medida que começar a entrar dinheiro, ver o que pode ser feito prioritariamente. Vou me desdobrar aqui como for possível", afirmou.
Memória administrativa é levada embora
Em Cametá, Irácio Nunes (PT) e sua equipe também tomaram um susto assim que entraram no prédio da Prefeitura, no dia 2 de janeiro, para darem início aos trabalhos. Vários papéis rasgados estavam espalhados pelos corredores e salas, os arquivos estavam vazios e o HDs tinham sido trocados, ou seja, os computadores não tinham nenhum tipo de informação. No forro foram encontrados documentos queimados, aparentemente notas internas de pagamentos. "Não houve transição e, quando chegamos, encontramos a Prefeitura desse jeito", declarou Irácio.
Ele afirma que não houve transição porque o antigo gestor, José Waldoli Filgueira Valente (PSD) não recebeu a comissão que o prefeito eleito tinha montado para tratar do assunto. "Não temos nenhum documento de contrato. Absolutamente nada", afirma. Segundo Irácio, peritos do Centro de Perícias Renato Chaves estiveram no local verificando a situação e recolhendo alguns materiais, inclusive os papéis encontrados queimados no forro, para a elaboração do laudo. Mas assessoria de imprensa do órgão em Belém informou que não tem registro dessa ação em Cametá.
Os papéis encontrados no chão, afirma Irácio, eram documentos públicos e estavam todos rasgados. O prefeito se diz preocupado, uma vez que precisa dos arquivos contábeis, jurídicos, relação de funcionários e outros dados, que não foram deixados. "Estamos conseguindo a relação de funcionários só agora, com uma pessoa que mexia com a folha de pagamento na gestão passada", revela. Além disso, ele alega que mais de R$ 40 milhões em dívidas com o INSS foram deixados pela gestão passada.
DESTRUIÇÃO ATINGE FINANÇAS E JURÍDICO
Nos órgãos municipais de Cametá o problema é o mesmo. As máquinas da Secretaria de Obras, por exemplo, estão paradas. Uma ambulância também não está funcionando na área de saúde. Várias secretarias também encontraram computadores destruídos. Nas áreas de Finanças e Jurídica, não restou nenhum documento. Irácio montou uma equipe jurídica para fazer um levantamento da situação. "Estamos montando todo o processo e vamos encaminhar para as autoridades competentes", afirmou o prefeito, que já prestou ocorrência na delegacia municipal. Os ex-prefeitos de Moju, Iran Lima, e Cametá, Waldoli Valente, não foram encontrados pela reportagem. O presidente da Câmara Municipal de Cametá prometeu apurar as denúncias de sumiço de documentos. (Amazônia – ORM)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

SEQUESTRO EM SANTARÉM: FILHO DE ROGÉRIO CUNHA, EMPRESÁRIO FORTE DO RAMO DE MEDICAMENTOS FOI SEQUESTRADO

FILHO DE EMPRESÁRIO DO RAMO DE MEDICAMENTOS FOI SOLTO APÓS PAGAMENTO DE RESGATE 
Iago Cunha de 22 anos, dirigia um pálio prata de placa JWB 3692, carro que pertence a sua irmã, logo na saída de sua residência na Av Rui Barbosa, entre 15:00 e 16:00 horas desta quinta (3), quando foi abordado e levado por homens fortemente armados que o sequestraram.
Os sequestradores agiram de maneira profissional, pois muito pouca informação vazou para a imprensa, as poucas notícias levantadas extras oficiais, dão conta de que Iago foi levado para uma casa que serviu de cativeiro, no conjunto da Cohab em Santarém.
Os sequestradores negociaram o tempo todo com o celular de Iago. A família acionou a polícia e durante toda a noite de ontem, ocorreram as negociações, sempre no sentido de preservar a vida do jovem, pois os sequestradores pediam inicialmente R$ 2 milhões, para libertar a vítima.
Informações extras oficiais, que chegaram até nós é de que foi colocado para os sequestradores que haveria dificuldade em sacar a elevada quantia de R$ 2 milhões naquele momento, devido os bancos estarem fechados e os cofres são programados para saques elevados, assim poderia demorar muito e chamar muita atenção da imprensa.
Apos insistirem e perceberem que não seria possível o pagamento da quantia exigida os sequestradores resolveram então aceitar a quantia de R$ 500 mil que estava disponível com o empresário Rogério Cunha, pai de Iago, o jovem sequestrado.
A primeira tentativa de pagamento falhou, mas depois houve de fato o acerto entre o pai de Iago e os sequestradores que libertaram o jovem, em uma rua deserta que pode ter sido perto da universidade FIT, Iago pegou um táxi e foi para sua casa, onde seus familiares o esperavam apreensivos.
A polícia agora tenta desvendar todo o crime e colocar as mãos nos sequestradores, pois ainda podem estar em Santarém, delegados da divisão de sequestro de Belém já estão na cidade para comandarem as investigações, mais informações a qualquer momento.

INFRAERO: NOVO SUPERINTENDENTE REGIONAL TOMA POSSE NESTA SEXTA (4)


NOVO SUPERINTENDENTE REGIONAL DEVE ATENTAR PARA A INFRAESTRUTURA
"Orgulho de estar à frente de uma regional da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), de onde saí como gerente regional de operações". Este foi o resumo do novo superintendente da Regional da Infraero, que abrange os estados do Pará, Amapá e Maranhão, Abibe Ferreira Júnior, de 50 anos. Ele tomará posse, hoje, no Aeroporto Internacional de Belém. Depois de passar por Brasília e Rio de Janeiro, ele volta à terra natal com muitos planos para os aeroportos dos três estados, com a sinalização de R$ 80,3 milhões que deverão ser investidos até o final deste ano.
O Estado do Pará, por ter o maior aeroporto internacional da região, o de Val-de-Cans, ficará com um aporte maior do recurso, liberado pelo governo federal. O montante deverá aumentar o fluxo operacional, a demanda de empresas aéreas, possibilitar novos vôos internacionais e promover o crescimento da demanda de passageiros, estimada, atualmente, em três milhões ao ano.
Desde o final do ano passado, a Infraero tem aplicado recursos para melhoria do serviço no aeroporto da capital paraense. O mais recente foi a liberação de R$ 5,5 milhões com o objetivo de compra de caminhões de combate a incêndio, assim como novo sistema de vigilância. "Nós vamos atentar um pouco mais para a parte de infraestrutura de operação de pátios e pistas, com sistema de sinalizações modernas, para melhorar o tráfego das aeronaves. Enfim, vamos procurar a melhor forma de atender bem o público aqui no aeroporto", disse. Abibe deixa claro que os três estados serão beneficiados com projetos, que deverão incrementar o crescimento da demanda operacional.
No entanto, apesar da presidente Dilma, recentemente, ter apontado um plano para a criação de vários aeroportos no País, incluindo a região Norte, Abibe disse que aguarda "ainda uma definição por parte da Secretaria da Aviação Civil, para ver como se define essa situação".
Parceria - Desde o ano passado, a Infraero tem traçado uma parceira com o governo do Estado no sentido de incrementar o turismo no território paraense. Como exemplo, cita a situação do aeroporto de Tucuruí, atualmente, administrado pela prefeitura local. Mas, se houver a pretensão da administração municipal, transferir essa responsabilidade à Infraero, "faremos o possível para melhorar a sua infraestrutura."
Na opinião dele, o maior desafio no Pará é fazer com que haja uma atração maior para a aviação internacional, uma ação da Infraero integrada com o governo do Estado, para que seja possível conseguir linhas aéreas com saídas diretas de Belém com destinos a outros países, como os do continente europeu e norte-americanos, sem precisar que os usuários façam escalas ou sofram com atrasos em outros aeroportos. (Amazônia – ORM)

JUSTIÇA OBRIGA INEP A ENTREGAR PARA ALUNO PROVA DO ENEM CORRIGIDA

JUSTIÇA DETERMINA QUE INEP DISPONIBILIZE REDAÇÕES DO ENEM
Aline Leal - Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Justiça Federal no Ceará determinou nesta quinta (3) que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilize para os alunos que fizeram o Enem 2012 as provas de redação corrigidas e acompanhadas das justificativas da pontuação. O Ministério Público Federal no Ceará e em Alagoas entraram com ação em caráter de urgência para garantir que a redação do Enem 2012 e o espelho da correção pudessem ser acessados pelos estudantes.
A previsão do Inep era disponibilizar a prova a partir do dia 6 de fevereiro, quase um mês depois do encerramento das inscrições no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O sistema usa a nota do Enem como critério para dar acesso às universidades.
Para o procurador da República Marcial Duarte Coêlho, a divulgação em fevereiro traria prejuízo aos estudantes, já que o período de inscrição Sisu vai de 7 a 11 de janeiro. Ele pede que o Inep adie o prazo de abertura do Sisu, para que os alunos possam ter acesso às suas redações e os critérios que determinaram suas notas antes do início das inscrições.
As ações na Justiça foram provocadas por um documento assinado por oito mil estudantes de todo Brasil, com a queixa de que as notas atribuídas não obedeceram aos critérios de correção expostos no edital. O Ministério da Educação informou que vai recorrer da decisão da Justiça Federal no Ceará. (Edição: Beto Coura)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

SECRETÁRIO EM APUROS: SEM DINHEIRO, TEM QUE FAZER OBRAS EMERGENCIAIS NO COLOSSO DO TAPAJÓS

SECRETÁRIO DO VON NÃO SABE SE TERÁ DINHEIRO PARA TRABALHAR
No fim desta manhã de quinta (3) foi mostrado em reportagem do jornal do meio dia, da Globo Local, o encontro do Secretário de Juventude e Esporte e Lazer do Governo Von, Erasmo Maia, com os dirigentes do São Francisco, o único representante dos santarenos no campeonato paraense de 2013, nas dependências do Estádio Colosso do Tapajós.
Erasmo Maia ao ouvir a reivindicações dos dirigentes do Leão Tapajônico, sobre melhorias de infraestrutura a serem feitas no estádio, disse que não tem dotação orçamentária e que o estádio ainda está sob a responsabilidade da Secretaria de Educação do antigo governo, pois era ossada da Coordenadora de Esporte e Lazer Rita Peloso.
Erasmo, completamente desprovido de informações sobre a necessidade de correr com as obras, pois o Campeonato paraense começa no sábado dia (12) de janeiro, daqui a exatamente 10 dias e o estádio precisa de manutenção, pois estava parado em decorrência das obras de expansão que seriam feitas pelo Governo Jatene, mas que até agora ninguém viu nada.
O Colosso do Tapajós vai ter que estar pronto e arrumado para que o São Francisco enfrente o Paragominas no domingo dia 20 de janeiro ás 17:00h, jogo pela terceira rodada do Parazão 2013. O que ficou claro, para quem viu a reportagem, é que o novo Secretário estava totalmente alheio a essas informações e precisa correr para que tudo esteja pronto para atender a torcida azulina que deve lotar o Colosso do Tapajós no dia do jogo.
Esta é a primeira tarefa para que possamos avaliar a capacidade do novo Secretário de demonstrar que ele é melhor que a turma do PT, pois Erasmo era o maior critico do PT quando usava a tribuna da Câmara, não poupava rótulos de incompetência ao partido qual fazia oposição, mas agora que o papel inverteu, vamos aguardar para ver se ele tinha razão. 

IMPÉRIO DO TAPAJÓS DESCE A AVENIDA ESTE ANO, HOMENAGEANDO A BURITI EMPREENDIMENTOS

IMPÉRIO DO TAPAJÓS VAI HOMENAGEAR BURITI
Nesta quinta (3) Antônio Lemos Campinas, o popular ‘Campinas’, uma lenda viva do Carnaval Santareno, nos confirmou que o Império do Tapajós, tradicional bloco de enredo santareno, deve descer a avenida este ano homenageando a Buriti empreendimentos.
Campinas nos disse que, sem dúvida, a empresa que mais se destacou em 2012 em Santarém, trazendo desenvolvimento, ao investir mais de R$ 20 milhões em extensão urbana organizada e necessária para a cidade foi a Buriti, por isso o Império vai homenageá-la neste carnaval 2013.
Um esboço do que seria o tema já está sendo discutido pelos carnavalescos do Bloco e Campinas adiantou para nós, um que seria a primeira ideia, mas que pode ainda mudar: “Sonho e progresso, Buriti é um sucesso!”. E concluiu dizendo que o Império entra na disputa para vencer.

REI COMPRA PALÁCIO NA BAHIA

ROBERTO CARLOS COMPRA COBERTURA DE R$ 15 MILHÕES EM SALVADOR, SEGUNDO JORNAL CARIOCA
Política Livre
O cantor Roberto Carlos desembolsou R$ 15 milhões para a compra de uma cobertura de pouco mais de 600 metros quadrados de frente para o mar, no bairro da Barra, em Salvador. A previsão é que a construtora entregue o imóvel em 2014. O espaço tem cinco suítes, todas com varandas, uma outra suíte master, espaço gourmet, piscina com borda infinita, deck molhado, solarium (área de lazer) e sete vagas, além de um depósito na garagem. (As informações são do jornal Extra).

Na opinião de Weiwei, a democracia chegará à China na década de 2020.

Demétrio Magnoli é doutor em Geografia Humana, Autor e co-autor de diversas obras, também é colunista de diversos periódicos, como a Revista Época, Estadão e a Folha de S. Paulo. 
Na chamada de um post recente, intitulado “As mentiras de Yoani Sánchez em 2012”, Yohandry anunciou o propósito de “narrar as falácias desta mulher, uma traiçoeira criação midiática”, com a finalidade de esclarecer “meus colegas de todo o mundo”, “alertando quem ainda possa estar confuso”. Yohandry Fontana provavelmente não existe. O nome de guerra serve como assinatura de um blog oficial, que surgiu como reação ao de Yoani para reproduzir as sentenças de propaganda e os insultos políticos fabricados pelo regime castrista. O curioso, quase onírico, é que Cuba é um país virtualmente sem internet: o blogueiro inventado pelo poder escreve para “colegas” internautas “de todo o mundo”, mas não para os cubanos comuns residentes na ilha. O totalitarismo dos Castro subsiste num espaço-tempo anterior às redes sociais. O cenário é radicalmente diverso na China, onde um regime totalitário tenta provar que pode sobreviver à revolução da informação.
Quando visitou o país, o criador do Facebook, Marck Zuckerberg, foi saudado pelo banner viral “Bem-vindo à China, fundador do website Erro 404”, difundido pelos blogueiros chineses. Fruto da eficácia negativa do Grande Firewall da China (GFC), a mensagem “Erro 404” alerta que o servidor não encontrou o endereço solicitado, repete-se em escala descomunal nas telas de computadores e celulares do país. O Escudo Dourado, nome oficial do GFC, encomendado pelo Ministério da Segurança Pública, começou a operar em 2003. As ambições do projeto ultrapassam largamente a simples censura: trata-se de avançar rumo à implantação de uma gigantesca base de dados analítica de textos e imagens publicados pelos usuários da rede virtual com tecnologias que abrangem reconhecimento facial e de voz. Continue lendo...

ORIXIMINAENSE ASSUME O COMANDO DO LEGISLATIVO DO PARÁ


SUPLENTES TOMAM POSSE HOJE NA AL
Suplentes dos deputados estaduais que se elegeram prefeitos municipais tomarão posse hoje pela manhã na Assembleia Legislativa (AL). O presidente em exercício da casa, deputado Júnior Ferrari (PSD) dará posse a Augusto Pantoja (PPS), ex-vereador de Belém, que assumirá a vaga deixada pelo agora prefeito de Marabá, João Salame.
Haroldo Martins (PTB), que já assumiu o mandato, será efetivado na vaga de Sidney Rosa, que permanecerá na equipe de governo de Simão Jatene (PSDB).
Os ex-deputados Ítalo Mácola e Tetê Santos, ambos do PSDB, assumirão as vagas deixadas pelo prefeito de Ananindeua e Santarém, Manoel Pioneiro e Alexandre Von, respectivamente. Tetê deixa a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) e Mácola a Secretaria Legislativa da própria AL.
Júnior Ferrari é vice-presidente e responde pela casa, após a saída de Pioneiro. Sua assessoria informa que a cerimônia de posse dos deputados será realizada às 9h30, no auditório João Batista.
A nova composição da AL após a posse dos quatro novos deputados estaduais deverá permanecer sem alteração. Dois deles são do partido governista e Haroldo Martins já integra a base aliada na casa.
Já o partido de Augusto Pantoja, que fazia oposição ao prefeito Duciomar Costa (PTB) na Câmara Municipal de Belém (CMB), é aliado do PSDB no governo. (Diário do Pará)

GENOINO DEVE ASSUMIR MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL


GENOINO ENTREGA À MESA DIRETORA DA CÂMARA DOCUMENTAÇÃO PARA ASSUMIR CARGO DE DEPUTADO FEDERAL
Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil
Brasília – O suplente de deputado federal José Genoino entregou nesta quarta (2) à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a documentação necessária para assumir a vaga aberta na Casa com a saída de Carlinhos Almeida (PT-SP). Almeida se elegeu prefeito de São José dos Campos e tomou posse ontem (1º).
A posse está prevista para amanhã, às 15h, em cerimônia coletiva reunindo 34 suplentes. O ex-presidente do PT não quis falar sobre como será a sua atuação como parlamentar federal. “Eu ainda não sou deputado. Eu só vou falar com a imprensa amanhã”.
José Genoino foi réu na Ação Penal 470, o processo do mensalão, e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de seis anos de prisão, em regime semiaberto. Com a posse, ele integrará uma lista de deputados condenados no processo do mensalão: João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PT-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). (Edição: Aécio Amado)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MODELO CEARENSE MORRE TRAGICAMENTE NA CHINA


MODELO BRASILEIRA É ENCONTRADA MORTA NA CHINA
Morreu nessa segunda-feira (31), após cair da janela do 14º andar do apartamento onde morava na China, a modelo cearense Camila Bezerra. A modelo estava na China a trabalho havia 6 meses.
Segundo informações repassadas a família da modelo, a jovem teria se suicidado, porém seus familiares e amigos não acreditam nessa hipótese , várias versões sobre a morte de Camila já foram cogitadas, uma delas seria que a jovem e suas amigas teriam saído para comemorar o Réveillon e que a modelo teria ingerido muita bebiba alcólica, cogita-se também uma briga com o namorado.
O corpo de Camila teria sido encontrado por uma amiga. Sobre o esclarecimento sobre o caso, a Embaixada Brasileira ainda não se pronunciou. Familiares de Camila pedem ajuda para fazer o translado do corpo para o Brasil. (Blog do Alemão)

CONSIDERADO TRAIDOR, VEREADOR DO PP ESTÁ SOB AMEAÇA DE PERDER O MANDATO

AO CONTRARIAR AS ORDENS DO PARTIDO VEREADOR NICOLAU DO POVO PP PODE PERDER O MANDATO

A eleição da Câmara se deu sob forte influência do deputado federal Lira Maia DEM, que se viu rejeitado pelo prefeito Alexandre Von PSDB, quem ele praticamente elegeu, mas deixou de lhe presentear a Secretaria desejada por Maia, que era a pasta da Educação para sua irmã Maria José, atual vice prefeita de Von.
Nos bastidores, informações dão conta de que Lira Maia pediu explicações de Von, sobre o fato de ele não ter escolhido sua irmã, para ser a Secretária de Educação, então Von lhe disse que já havia dado a vice prefeitura e que estava tudo acertado.
Maia, político experiente, para mostrar força ao novo prefeito, indicou imediatamente seu sobrinho Henderson Pinto DEM, para a presidência da Câmara, com a clara intenção de medir força com o Prefeito e comandar o Legislativo que deve fiscalizar Von.
Von percebendo que medir força com Lira Maia, seria derrota certa, abriu o executivo para o deputado, convocou outro sobrinho de Maia, o vereador Erasmo Maia para a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, para puxar para a Câmara o 1° suplente Paulo Gasolina, que pressionava o deputado por ter investido alto na campanha.
De outro lado, aliados do prefeito, desprestigiados no novo Governo Von, revoltados, formaram um blocão de oposição a Von, encabeçado pelo PSD, onde Maurício Corrêa era o candidato dos rebeldes ao novo prefeito, então se juntaram PMDB, PSC, PRTB, PT e PP.
Maurício Corrêa PSD e Henderson Pinto DEM então foram para a disputa que começou ainda no ano passado, e se definiria na segunda (31). De início era dada como certa a vitória dos rebeldes a Alexandre Von. Maurício deveria vencer por 12 a 9.
Já no dia 1°, mudou tudo – Lira Maia DEM, silenciosamente, mexeu nas pedras na calada da noite, o deputado Antônio Rocha PMDB entrou na jogada e exigiu que Junior Tapajós e Ronan Junior, não votasse no Maurício, sob pena de perderem o mandato, então pularam para o Henderson Pinto candidato do Lira Maia.
Entra o deputado Nélio Aguiar PMN e chama Nicolau do Povo PP e o convence de apoiar o candidato do DEM, Henderson Pinto, que crescia na disputa e quase já fechava a maioria dos votos articulado sem muita força por Lira Maia, comandante maior do Cipoal.
Foi que Gerlande Castro e Silvio Neto, parceiros de partido de Maurício Corrêa PSD, foram junto na levada do Lira Maia, e votaram em Henderson Pinto DEM, mudando a história da votação entregando o poder Legislativo nas mãos de Lira Maia DEM. Resultado final, 12 a 9 para o vereador cipoalense.
A turma do PP se revoltou com Nicolau e pressionou o presidente para que o partido se reunir na intenção de tomar providências em relação a posição de Nicolau do Povo, que votou contra a indicação do partido, querem lhe tirar o mandato e ameaçam entrar na justiça ainda esta semana. 

É uma recomendação dirigida a todos os profissionais jurídicos: magistrados, promotores e advogados. Precisam todos escrever e falar menos, para dizerem mais.

Fábio Ulhoa Coelho é Professor Titular da Faculdade de Direito da PUCSP, Mestre, Doutor e Livre-Docente é membro da Société de Législation Comparée, de Paris, e advogado.

Há em nossa Justiça excesso de argumentos desimportantes, de linguagem redundante e com adjetivos demais e de mesuras desmedidas -e isso é recente
Não poderia ter sido mais feliz a receita para o aperfeiçoamento da Justiça brasileira formulada pelo ministro Joaquim Barbosa, em seu objetivo, conciso e comedido discurso de posse na presidência do Supremo Tribunal Federal. Para o novo presidente da Corte Suprema, precisamos de uma Justiça "sem firulas, sem floreios e sem rapapés".
Firulas são argumentos artificialmente complexos, usados como expediente diversionista, para impedir ou retardar a apreciação da essência das questões em julgamento (o mérito da causa). Apegos a detalhes formais sem importância é um exemplo de firula.
Floreios são exageros no uso da linguagem, oral ou escrita. Expediente empregado em geral no disfarce da falta de conteúdo do discurso, preenche-o de redundâncias, hipérboles e adjetivações.
E rapapés são mesuras desmedidas que mal escondem um servilismo anacrônico. Todos devemos nos tratar com respeito e cordialidade, dentro e fora dos ambientes judiciários, mas sempre com o virtuoso comedimento.
Firulas, floreios e rapapés são perniciosos porque redundam em inevitável desperdício de tempo, energia e recursos. Combater esses vícios de linguagem, por isso, tem todo o sentido no contexto do aprimoramento da Justiça.
O oposto da firula é a objetividade; o contrário dos floreios é a concisão; a negação dos rapapés é o comedimento. A salutar receita do ministro Barbosa recomenda discursos objetivos, concisos e comedidos. São discursos que, aliás, costumam primar pela elegância.
É uma recomendação dirigida a todos os profissionais jurídicos: magistrados, promotores e advogados. Precisam todos escrever e falar menos, para dizerem mais.
Arrazoados jurídicos e decisões longas são relativamente recentes.
Nas primeiras décadas do século passado, elas ainda eram escritas à mão. Isso por si só já estabelecia um limite (por assim dizer, físico) aos arroubos. Os pareceres de Clóvis Beviláqua, o autor do anteprojeto do Código Civil de 1916, tinham cerca de cinco ou seis laudas.
Depois, veio a máquina de escrever. Embora tenha tornado a confecção de textos menos cansativa, ela também impunha limites físicos à extensão. No tempo do manuscrito e da datilografia, o tamanho do texto era sempre proporcional ao tempo gasto na produção do papel.
O computador rompeu decididamente este limite. Com o "recorta e cola" dos programas informatizados de redação, produzem-se textos de extraordinárias dimensões em alguns poucos segundos.
Os profissionais do direito não têm conseguido resistir à tentação de fabricar alentados escritos abusando dos recursos da informática. Clientes incautos ainda são impressionáveis e ficam orgulhosos com a robustez das peças de seu advogado.
Claro, há questões de grande complexidade, que exigem dos profissionais do direito maiores digressões e fundamentações, gerando inevitavelmente textos mais extensos. Tamanho exagerado nem sempre, assim, é sinônimo de firula, floreio ou rapapé. Mas é um bom indicativo destes vícios, porque os casos realmente difíceis correspondem à minoria e são facilmente reconhecidos pelos profissionais da área. Não se justifica grande gasto de papel e tinta na significativa maioria dos processos em curso.
Pois bem. Se a receita do ministro Barbosa melhora a Justiça, então a questão passa a ser a identificação de medidas de incentivo ao discurso objetivo, conciso e comedido. A renovação da linguagem jurídica necessita de vigorosos estímulos.
Alegar que estimular maior objetividade fere o direito de acesso ao Judiciário ou à ampla defesa é firula. Lamentar que a concisão importa perda de certo tempero literário das peças processuais é floreio. Objurgar que o comedimento agride a tradição é rapapé.
Se a exortação do ministro Barbosa desencadear, como se espera, a renovação da linguagem jurídica, a sua posse na presidência do Supremo Tribunal Federal se tornará ainda mais histórica.

OAB EMPOSSOU PRESIDENTES NO PRIMEIRO DIA DO ANO DE 2013

OAB-PA EMPOSSA NOVOS PRESIDENTES
Em Santarém Ubirajara Bentes e o vice Ítalo Melo, tomaram posse do cargo de presidente da OAB Santarém, na manhã desta terça feira 1° de janeiro de 2013, em cerimônia tradicional na sede da OAB Sub-Secção Santarém, os dois cumprem mandatos até dezembro de 2015.  
Em Belém, no mesmo dia, às 17 horas, Jarbas Vasconcelos e o vice-presidente, Alberto Campos assumiram a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), presentes na posse, os presidentes das seções da Ordem no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
Foram também empossados 54 conselheiros, os membros do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e das comissões temáticas como a dos Direitos da Criança, do Sistema Prisional e do Direito Empresarial.

SANTARÉM TEM NOVO PREFEITO, ALEXANDRE VON PSDB, EMPOSSADO NO 1° DIA DE 2013

ELEITO, O PRESIDENTE DA CÂMARA DEU POSSE AO NOVO PREFEITO DE SANTARÉM
Santarém ganha no primeiro dia de 2013, novos representantes políticos, que deverão governar a cidade por quatro anos. Em votação na Câmara Municipal, Henderson Pinto DEM, foi eleito presidente com 12 votos contra 9 do concorrente Maurício Correa PSD.
Presidente de fato e de direito Henderson deu posse ao novo prefeito Alexandre Von PSDB que recebeu a faixa da ex-prefeita Maria do Carmo PT. Discursou na Câmara de acordo com o regimento e depois foi para a Prefeitura dar posse ao seu novo secretariado.
Para cumprir acertos políticos e compromissos de campanha com aliados, Von puxa da Câmara para a prefeitura, o vereador Valdir Matias Júnior PV, para a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, abrindo vaga para o vereador Marcílo Cabral PMN, compromisso político com o deputado Nélio Aguiar PMN.
Ainda cumprindo dívidas de campanha com deputado Lira Maia do DEM, Von trouxe do Legislativo para o Executivo, o vereador Erasmo Maia DEM, para a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, abrindo vaga para o 1° suplente do DEM, o ex-vereador de Itaituba PA, Paulo Gasolina, compromisso assumido de Lira Maia em colocá-lo no Legislativo.
O GOVERNO VON FICOU ASSIM: 
Chefe de Gabinete: Jaci Barros - Eng. Agrônomo.
SECRETÁRIOS: 
Finanças - Regina Sousa - contadora e bancária;
Mobilidade e Trânsito - Heloísa Almeida - engenheira civil; 
Meio Ambiente - Podalyro Neto - engenheiro agrônomo;
Educação - Irene Escher - Pedagoga e Dra. em Psicologia da Educação; 
Secretária adjunta de Educação - Marilza Serique  - professora;
Trabalho e Assistência Social - Zuila Von - 1ª Dama do Município,
Secretária adjunta da Semtras - Ivone Aguiar - Assistente social;
Infraestrutura - Edilson Pimentel de Sousa  - Eng. Civil;
Secretário Adjunto – Mário Maués - Arquiteto;
Agricultura e Incentivo à Produção Familiar - Rosivaldo Colares  - Eng. Agrícola;
Secretário adjunto - João Clóvis Lisboa  - Eng. Agrônomo;
Cultura - Nato Aguiar  - Professor licenciado em Letras e Música;
Turismo - Irene Belo  - Licenciada em Letras e Mestra em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional. Atual presidente do Conselho Municipal de Turismo;
Saúde - Valdenira Cunha - Médica pediatra;
Secretária adjunta - Lívia Correa - intensivista e clínica geral;
Administração – Ana Macedo - Em caráter interino;
Planejamento e Desenvolvimento – Valdir Matias Jr - Economista;
Juventude, Esporte e Lazer – Erasmo Maia - Advogado. 
COORDENADORIA: 
Coordenador municipal de Integração e Desenvolvimento Regional e de Apoio à Criação do Estado do Tapajós - Prof. Dr. Edivaldo Bernardo  - presidente do Instituto Pró-Criação do Estado do Tapajós;
Defesa Civil - Darlisson Maia  - Economista;
Comunicação - Osvaldo de Andrade - Radialista;
Coordenadoria de Habitação e Desenvolvimento Urbano -Dilson Quaresma (arquiteto);
Saneamento Básico - Hugo Aquino - Engenheiro civil;
Incentivo à Produção Familiar - Otávio Macêdo - Eng. Agrônomo.
JURÍDICO: 
Procurador geral do Município - Tito Viana - Advogado;
Procurador fiscal - José Maria Lima - Advogado;
Secretaria de Controle Geral - Socorro Magalhães - Contadora.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...